Ivo Amaral nasceu em Lajedo, Bartolomeu Quidute em Flores, no Sertão; Luiz Carlos era natural de Calçado, Izaías Régis de Terezinha e Silvino Duarte veio da Paraíba.
Claro, todos ocuparam o honroso cargo de prefeito porque chegaram à Suíça Pernambucana ainda crianças ou muitos jovens, se tornando garanhuenses de coração.
Muitos moradores da cidade, porém, ansiavam pela eleição de um legítimo filho da terra. Um político nascido entre as sete colinas, com uma vivência completa do município.
Em 2020, os eleitores locais elegeram Sivaldo Albino para prefeito e Pedro Veloso vice-prefeito. Os dois filhos de Garanhuns.
No governo, Sivaldo montou uma equipe privilegiando os "garanhuenses da gema", o que certamente contribuiu para o êxito de sua gestão.
Podemos afirmar, sem nenhum receio, que o governo de Sivaldo Albino tem "a cara de Garanhuns".
Quem é o secretário de Comunicação da Prefeitura?
Ronaldo César se criou pelos lados da Vila do Quartel, onde seus pais moraram toda a vida. Residiu durantes anos na Cohab II e atualmente reside no Viana e Moura.
É difícil ser mais garanhuense...
O Secretário de Planejamento, Alexandre Marinho, além de ser garanhuense, de família tradicional da cidade, conhece os governos do município como nenhum outro.
Por conta do seu talento e de sua habilidade no trato com as pessoas, Alexandre começou bem jovem, na gestão de Bartolomeu Quidute, foi secretário também de Silvino, Luiz Carlos e exerce um papel importante na atual administração.
Gedécio Barros, Secretário de Governo, foi vereador, candidato a vice-prefeito, é de uma família de empreendedores de Garanhuns. Conhece bem a cidade e a zona rural, transita bem em todas as faixas, quem não o conhece talvez nem saiba onde fica a Avenida Sátiro Ivo.
O Procurador Jurídico do Município é Paulo Couto. Advogado de muito conhecimento, poderia estar podre de rico na capital, mas nunca quis deixar sua Garanhuns.
Mora na cidade, numa casa padrão classe média e desde jovem trabalha na área jurídica, servindo com desenvoltura à administração e a população do município.
Na educação temos a professora Wilza Vitorino, servidora efetiva do município, prima legítima dos irmãos Albino, todos garanhuenses.
Caso de Sandra, a eficiente Secretária de Cultura e Fá Albino, o trator da Secretaria de Infraestrutura.
Dá para reclamar por que Catarina Tenório nasceu em Bom Conselho? Acredito que não, pois há décadas trabalha em Garanhuns na área de saúde, é comprometida com o setor, uma profissional séria, que tem contribuído muito com as melhorias dos PSF, pessoa de confiança do prefeito Sivaldo Albino.
Acácio Godoy, o Secretário de Administração, muito anos de entrar na vida pública já era conhecidíssimo em Garanhuns.
Ele foi gerente do Magazine Pérola, um estabelecimento comercial que marcou época na cidade e deixou saudade em todo o mundo que teve o privilégio de passar na loja do Seu Marinho.
E o que dizer de Carlos Tevano, da Secretaria de Juventude e Esportes? Muitos o chamam de "Professor Tevano", devido ao trabalho desenvolvido no Sesc, como atleta e judoca que formou toda uma geração de desportistas.
Um governo que teve no Turismo Givaldo Calado, um empresário e advogado que era apaixonadíssimo por Garanhuns.
Que tem na Assistência Social Eliane Madeira, esposa de médico, educadíssima "com duas mãos e o sentimento de Garanhuns", me permitam parafrasear o poeta Carlos Drummond de Andrade.
Na direção do Instituto da Previdência temos a advogada Claudomira Andrade, casada com o policial militar Ricardo, filho do lendário João Capão. Quer mais garanhuense do que ela?
Durante a maior parte do governo tivemos na Secretaria da Mulher a ex-vereadora Betânia Monteiro, ilustre moradora da Cohab II.
Na Secretaria de Agricultura temos Neilton Falcão. Veio de uma cidade sertaneja, mas está totalmente integrado ao município. A tal ponto que foi um dos nomes especulados para ser vice na chapa de Sivaldo.
Por sinal, o vice-prefeito eleito, Eraldo Ferreira, não somente é garanhuense da cabeça aos pés, como ainda se dá ao luxo de ser parente do presidente Lula, que já deu várias demonstrações de gostar do primo, tão parecido com ele quanto os irmãos.
A artista plástica Socorrinho Gueiros passou pela Diretoria de Cultura, a professora Adriana, da AESGA, é a presidente da Autarquia Municipal e o engenheiro Hélio Faustino também faz parte da gestão.
Somente na Secretaria de Finanças o prefeito Sivaldo Albino importou um nome da Região Metropolitana do Recife. Vera Sarmento, administradora, especialista em Gestão Pública e Orçamento foi indicada ao prefeito pelo ex-governador Paulo Câmara.
Ela se impôs pela competência, está aqui há quatro anos e acredito que deve continuar. Já bebeu da água Serra Branca, almoçou no restaurante O Relojoeiro, está vivendo mais uma vez o Encantos do Natal e não tem por que voltar para agitação da capital, não é mesmo?
Poderia citar mais nomes, do segundo, do terceiro escalão.
Chico Alencar, que durante anos foi diretor da agência local do INSS. O professor Luís Henrique, que substitui o também garanhuense Daniel Penaforte, Zaqueu Lins, vereador por cinco mandatos, o próprio Silvino...
Marcos Cardoso e Samara Pontes, que fazem parte da comunicação e do cerimonial.
E não posso deixar de fora o nome de Marcel Nogueira, da Assessoria Especial do prefeito, um garanhuense autêntico, boa gente, experiente, que conhece bem a cidade e a política e também faz parte desse governo que tem "a cara de Garanhuns".
É por isto que Garanhuns não presta.
ResponderExcluir