Vinícius Castelo, o vereador olindense que entrou na disputa pela prefeitura da cidade faltando pouco mais de dois meses para a eleição, foi o candidato mais votado no primeiro turno e está na frente na campanha do segundo turno.
Segundo pesquisa do Instituto Exatta, em parceria com o Diario de Pernambuco, Vinícius está, faltando praticamente dois dias para a eleição, com 54,46% de intenção dos votos válidos, enquanto sua adversária, Mirella Almeida (PSD), soma 45,54%.
Na pesquisa foram entrevistados 500 eleitores, entre os dias 19 e 20 de outubro. A margem de erro é de 4,4% para mais ou para menos. e apresenta umarcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Na espontânea também reforçam a liderança de Vinicius Castello alcançou 40,2% das intenções de voto, frente a 33,8% de Mirella. A pesquisa também revela que 17,2% dos eleitores ainda estão indecisos e 8,8% declararam votar nulo ou brancos.
Outro dado relevante apontado da pesquisa é a percepção de vitória entre a população de Olinda. Mais da metade dos eleitores (56,2%) acredita que Castello será o próximo prefeito de Olinda, enquanto apenas 31,2% apostam em uma virada de Mirella. Já em relação à rejeição, 40,4% dos eleitores afirmam que não votariam de jeito nenhum em Mirella Almeida, enquanto Vinicius Castello tem uma rejeição de 35,8%.
INFLUÊNCIA POLÍTICA
De acordo com o Exatta a rejeição a candidatos apoiados pela governadora Raquel Lyra é a mais alta, com 22% dos entrevistados afirmando que não votariam em um candidato vinculado a ela, evidenciando uma insatisfação com a gestão da tucana.
Por outro lado, a influência do prefeito João Campos, que alcançou, no primeiro turno, a maior da história na capital, tem se mostrado alta. Campos aparece como maior cabo eleitoral na Marim dos Caetés, com 28,6% de influência sobre os eleitores de Olinda, seguido do presidente Lula
candidato vinculado a ela. A desconfiança em torno do apoio de Raquel reflete o desempenho insatisfatório de sua administração, que possui 61,4% de desaprovação entre os olindenses.
A administração do atual prefeito de Olinda, professor Lupércio (PSD), principal cabo eleitoral de Mirella, é desaprovada por 62% da população. Ele tem apenas 32,2% de aprovação.
*Fotos reproduzidas do site do Diario de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário