CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

CANDIDATOS LÍDERES NAS PESQUISAS VENCERAM EM TODOS OS MUNICÍPIOS


As pesquisas eleitorais divulgada por este blog, no primeiro turno da eleição,  apresentaram números bastante próximos das urnas, em todos os municípios do Agreste Meridional.

Em Garanhuns, no sábado, dia anterior à votação, o Instituto Contextto informou a situação dos três candidatos à prefeitura.

No levantamento estimulado, com o uso do cartão, Sivaldo Albino somou 66,04%, Izaías Régis 15,85% e Gersinho Filho 5,28%.

Na urna Sivaldo teve 71,37%, Izaías 22,85% e Gersinho 5,79%.

A variação pra cima, dos dois primeiros colocados, está dentro da margem de erro. Deve se considerar, ainda, que na pesquisa estimulada são computados indecisos, brancos e nulos.

Quando as urnas estão apuradas não existem mais indecisos. Um número considerável deles foi para a oposição, que ganhou em torno de sete pontos e outro para o governo.

Sivaldo teve cinco pontos a mais na urna que na pesquisa estimulada.

No município de Capoeiras a pesquisa estimulada do Instituto Contextto, dois dias antes da eleição, deu 81,16% a Nêgo do Mercado e 8,21% a Natália Costa.

Na urna o socialista teve 77,15% e a petista 22,85%.

É comum o candidato da oposição ter mais na urna de que na pesquisa, principalmente em municípios pequenos.

Na caso de Capoeiras, pode ter tido o chamado "voto envergonhado", do eleitor que sabia que Natália perderia a eleição por uma grande diferença e não revelou realmente em quem iria votar no dia 6.

Assim, o percentual de Nêgo do Mercado praticamente bateu na pesquisa e na urna. A oposicionista obteve um resultado melhor do que o revelado pelo instituto, fora da margem de erro.

De toda maneira, é inegável que o Contextto acertou que Sivaldo e Nêgo do Mercado venceriam com folga, fato que se concretizou quando apurados os votos.

OUTRAS CIDADES - O mesmo instituto também acertou em Palmeirina, onde a Delegada Thatianne se reelegeu tranquilamente.

No blog, baseados em pesquisas do Contextto, Data Trends, Simplex e outros institutos menos conhecidos, publicamos uma matéria apontando os favoritos no Agreste Meridional.

Dissemos que as disputas eram acirradas em Brejão e Angelim, com ligeiro favoritismo para Saulo Maruim e Caíque. Os dois venceram.

Também prevemos uma eleição difícil em Águas Belas. Dr. Elton, o candidato da oposição ganhou, numa disputa apertada.

Outra cidade em que evitamos apontar um vencedor foi São Bento do Una. Mas está lá, na reportagem publicada,  que a balança pendia mais para o prefeito Alexandre Batité, que se reelegeu.

Baseados também em pesquisas prevemos uma vitória fácil de Erivaldo Chagas em Lajedo, o que de fato aconteceu.

Divulgamos números acertados também com relação a Caetés, Venturosa,  Canhotinho, Saloá e Paranatama.

Todos esses dados mostram que as pesquisas são instrumentos científicos confiáveis.

Tentar desqualificar institutos sérios, como fazem alguns políticos, não é o melhor caminho.

Aqui na região, foram divulgadas algumas pesquisas fajutas de institutos desconhecidos, um deles da Bahia, outro de Minas Gerais.

Esses institutos (por que uma empresa de Minas ou da Bahia foi contratada para fazer uma pesquisa em Angelim ou Brejão?) erraram feio. Felizmente, os números não foram divulgados no nosso blog.

Nenhum candidato a prefeito no Agreste Meridional,  apontado por nós como favorito - baseados em pesquisas - perdeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário