CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

PEDIATRAS ALERTAM PARA O AUMENTO DE PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS EM CRIANÇAS

Com o período chuvoso em Garanhuns, os casos de problemas respiratórios em crianças têm aumentado, preocupando pais e profissionais de saúde. 

O Hospital Regional Dom Moura tem se empenhado em oferecer o melhor atendimento para esses casos, como relatam os pais que passaram por momentos de apreensão ao verem seus filhos com dificuldades respiratórias.

Eliane Galdino, de Bom Conselho, trouxe sua filha de 9 anos com dificuldades respiratórias e conta: "Estive aqui no Dom Moura com minha filha que veio muito mal. A equipe médica e os enfermeiros foram muito atenciosos com a gente, não deixaram faltar nada. Tivemos que ficar na sala vermelha, mas graças a Deus passamos apenas a noite e ela já melhorou e ganhou alta. Só tenho a agradecer a todos do hospital, essa assistência contribuiu muito para a rápida melhora dela.”

Maria Cleidiane, também de Bom Conselho, deu entrada no HRDM com seu neto de apenas 3 meses, com quadro de bronquiolite e destacou que o cuidado, atenção e atendimento que não encontrou em Bom Conselho, encontrou aqui no hospital com toda equipe médica responsável pelos cuidados do bebê.

Entre os quadros de infecções respiratórias, a bronquiolite, que afeta sobretudo crianças menores de 2 anos, e mais intensamente as menores de 6 meses, tem sido uma das preocupações crescentes no HRDM. A bronquiolite é uma inflamação dos bronquíolos, causada principalmente pelo vírus sincicial respiratório (VSR).

Para prevenir essa condição, Eveline Magalhães, médica pediatra do HRDM, destaca a importância da conscientização: "As pessoas devem evitar visitas aos recém-nascidos até que o sistema imunológico deles esteja mais fortalecido. Tanto crianças quanto adultos devem usar máscaras ao sentir qualquer sintoma de gripe e cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar”.

A profissional ressalta ainda que ações preventivas ajudam a evitar que problemas respiratórios simples evoluam para situações mais graves ou irreversíveis. "Os pais devem estar atentos aos primeiros sinais de problemas respiratórios, como tosse persistente, dificuldade para respirar e chiado no peito. É essencial buscar atendimento médico imediatamente para evitar complicações", alerta a médica.

Além da observação atenta dos sintomas, existem medidas simples e eficazes para proteger as crianças, especialmente durante esse período sazonal, como a higiene das mãos, ambientes limpos e arejados, hidratação, alimentação saudável, noites de sono adequadas e vacinação “A maioria desses quadros são virais, nesse caso podemos prevenir, e a maior forma de prevenção é com a vacina. Então não deixe de vacinar o seu filho, manter o calendário vacinal da criança super atualizado é de suma importância”, adverte Eveline.

As infecções respiratórias mais comuns em crianças incluem bronquiolite, pneumonia e asma, todas elas intensificadas pelas condições climáticas úmidas de Garanhuns. O cuidado preventivo e a busca por atendimento médico imediato ao perceber os primeiros sinais de problemas respiratórios são fundamentais para garantir a saúde e o bem-estar das crianças.

*Da Assessoria de Imprensa do Hospital Dom Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário