CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

OS TRÊS CANDIDATOS MAIS VOTADOS EM 2020 ESTÃO JUNTOS EM 2024


Um amigo jornalista aqui de Garanhuns, pessoa inteligente e íntegra, que escreve muito bem, hoje pela manhã me presentou com informações e observações importantes.

Ele mesmo poderia ter divulgado em seus espaços na mídia, mas por generosidade passou os dados para este veterano da notícia. Deve ter sido por conta dos meus cabelos brancos.

Vamos aos fatos, na voz (escrita) do narrador:

Com esse movimento perfeito no "xadrez político", o PSB de Garanhuns terá em seu palanque para pleito que se aproxima os três primeiros colocados da última eleição municipal, Sivaldo Albino, primeiro colocado/eleito (22.198 votos), Silvino Duarte, segundo colocado (20.344 votos), e Zaqueu Lins, terceiro colocado (16.489 votos).

Com isso, se levamos em consideração o desempenho eleitoral (votos recebidos) dos três que agora vão estar no mesmo palanque, e calculando os números reais e a porcentagem dos votos válidos registrados naquela eleição, são quase 60 mil votos o que representou 91,46% dos votos válidos naquele pleito eleitoral.

Acrescento que além dessa força, dos três candidatos à prefeitura de Garanhuns bem votados, em 2020, o grupo governista recebeu muitas adesões de peso, ao longo do mandato do atual prefeito.

O vereador Alcindo Correa, liderança de São Pedro; vereadoras Luzia da Saúde, Nelma Carvalho e Darliane de Natalício, Professor Márcio, Marinho da Estiva e Bruno Taveira, representante do distrito de Miracica na Câmara.

Ainda têm nomes como Alfredo Goes, Coronel Campos e Marcelo Marçal, os dois primeiros aliados de Zaqueu, quatro anos atrás, e o último ligado ao ex-prefeito Silvino Duarte.

Sivaldo junta todas essas lideranças a seus companheiros da campanha passada, caso do presidente da Câmara, Luizinho Roldão, do vereador Johny Albino, Damásio Cardoso,  Matheus Martins e Erivan Pitta (os dois últimos foram eleitos, perderam o mandato por conta da legenda, mas vão tentar retornar ao Legislativo Municipal).

O deputado Izaías Régis, principal nome da oposição, recebeu a adesão apenas da vereadora Fanny Bernal, embora suas parceiras do mandato coletivo, Fernanda Limão e Marília Ferro, permaneçam no governo.

Magda Alves é uma vereadora que tem desempenhado bem seu papel de oposicionista, sem radicalizar no discurso. Gersinho Filho, que faz uma oposição mais forte, disputará a prefeitura, causando uma divisão nos votos do grupo adversário a Sivaldo Albino.

Política não é matemática, é claro. O prefeito não terá mais de 90% dos votos. Existem, porém, pela gestão que está fazendo e pelos apoios que tem, amplas condições de conseguir uma vitória maiúscula.

Para perder, Sivaldo tem de errar muito este ano, contudo seu histórico na vida pública é muito mais de acertos.

A equação vai fechar quando o governante anunciar quem será o seu vice, caso ele dispute a reeleição.

Se o gestor já tem este nome na cabeça, não revelou ainda para ninguém. O que tem dito é que será um nome do Partido dos Trabalhadores, de modo a manter a aliança entre o PSB de João Campos e Geraldo Alckmin e o PT do presidente Lula.

Quem vier, do PT, mesmo que não seja um político profissional (e talvez o eleitorado absorva bem se for uma novidade), irá somar, juntamente com todas as lideranças citadas.

Izaías, se tivesse Zaqueu como vice ficaria mais forte, pela densidade política do ex-vereador.

O nome escolhido para substituir o político evangélico, Dr. Ulisses Pereira, é respeitado em Garanhuns, mas já fazia parte da oposição, apoiaria o deputado de toda maneira. Assim, não soma tanto, por já pertencer ao grupo adversário ao governo.

Dr. Pereira tentou duas vezes uma vaga de vereador em Garanhuns, mas não teve êxito.

Não pretendemos aqui esgotar a discussão. Os oposicionistas devem ter outros nomes de peso, que aparecerão mais na frente e a situação também poderá apresentar surpresas. Quem sabe Betânia Monteiro, Secretária da Mulher, não é bem sucedida, na sua tentativa de voltar à Câmara? E Adriana Bezerra e a Delegada Débora, dois nomes novos na disputa proporcional, terão condições de desbancar algum dos veteranos.

A partir de março o processo vai acelerar. E poderemos ter mais novidades. De um lado e de outro.

O quadro político de Garanhuns é bom. Teremos uma campanha política bem interessante. É só aguardar, não está tão distante.

Um comentário:

  1. Se esses garanhuenses não reelegerem o atual prefeito, sinceramente... Não basta terem votado na trepeça da governadora...

    ResponderExcluir