CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

SIVALDO, VAVÁ MORAES, IZAÍAS E A POLÍTICA EM GARANHUNS

Prefeito Sivaldo Albino
Deputado Izaías Régis

O empresário Fernando Vavá Moraes me enviou um vídeo, ontem à tarde e perguntou, educadamente, se eu poderia divulgá-los no Instagram e Facebook.

Conferi o material e não vi nenhum problema em reproduzir em minhas redes sociais.

Numa entrevista a Rádio Guará, o prefeito Sivaldo Albino respondeu a uma pergunta do apresentador de um programa jornalístico a respeito do filho de Vavá Moraes, empresário que marcou época em Garanhuns.

O gestor, de maneira elegante, disse que Fernando é de Garanhuns, mas construiu sua história fora da cidade.

Falou ainda que se ele se candidatar a prefeito poderá enriquecer o debate, de maneira civilizada.

Em seu depoimento, Vavá Moraes filho reconhece que construiu sua história fora de Garanhuns. "Agora eu quero fazer história no município", salientou o empresário.

Em nenhum momento Sivaldo foi descortês com Fernando e até desejou sua entrada na política.

Já Vavá Moraes filho, embora considere que Garanhuns não se desenvolveu como devia, ao longo dos anos, reconheceu o que o prefeito disse, sem despejar nenhum tipo de rancor, por conta disso.

Empresário 
Fernando Vavá Moraes

Numa linha diferente, o deputado Izaías Régis, líder do Governo Raquel Lyra na Assembleia Legislativa, rebateu uma entrevista de Sivaldo, sobre uma questão que envolve o ex-prefeito e o Tribunal de Contas, com um discurso violento.

O parlamentar usou a tribuna do Poder Legislativo durante quase uma hora.

Todo o tempo foi utilizado para bater no seu sucessor na Prefeitura de Garanhuns.

Chamou Sivaldo de mentiroso, de "cabra ruim" e prometeu enfrentá-lo nas urnas e esculhambar.

"Vou esculhambar, vou esculhambar, vou esculhambar ele nas ruas", repetiu o deputado na tribuna. Tem vídeo no YouTube pra todo mundo conferir, se quiser assistir.

Sivaldo não comentou o pronunciamento, dizendo não valer à pena, mas seu filho, Cayo Albino, rebateu o deputado, assim com o presidente da Câmara, vereador Luizinho Roldão.

Cayo tem 25 anos, mas falou como se fosse um senhor de idade dando conselhos a Izaías, que no próximo ano completa 70 anos.

Criticou as 22 obras inacabadas deixadas pelo ex-prefeito, disse que o parlamentar  não faz nada na Alepe pela cidade e só se preocupa em bater no prefeito.

Lembrou que na eleição passada teve perto de 33 mil votos, enquanto Izaías somou pouco mais de 27 mil. "O senhor foi eleito na sorte, então devia aproveitar o seu mandato e não ficar na tribuna falando besteira", completou Cayo.

Garanhuns é uma cidade politizada, eu diria até diferenciada em relação a outras cidades do Agreste.

Já participei de campanhas políticas em Belo Jardim e Capoeiras, acompanhei campanhas em Caetés, São Bento do Una, Angelim e Lajedo.

Sem querer desmerecer nenhum desses municípios, principalmente minha terra natal, em Garanhuns a boa política prevalece. O eleitor local não gosta de baixarias.

Neste ponto, é salutar o debate civilizado, como o que foi feito entre Sivaldo Albino e Fernando Moraes, mas é de se lamentar que Izaías Régis, experiente, líder do governo, oito anos prefeito e no quarto mandato como deputado, se comporte na tribuna como um vereador sem postura, baixando o nível de uma maneira que até seus muitos dos eleitores ficarão insatisfeitos.

Não sou político. Até tentei, mas não sou do ramo. Sou apenas um jornalista, com a idade já avançada,  mas que continua na luta, enfrentando todas as dificuldades.

E é como jornalista que escrevo: Izaías é o seu maior adversário! O seu descontrole emocional e verbal o prejudicam até mais do que qualquer ação de Sivaldo, seja política ou administrativa.

Um deputado dizer que vai ser candidato para fazer raiva e na semana seguinte destratar o adversário de uma forma que ele fez, anunciar que vai pra rua "esculhambar", tenha paciência.

Garanhuns merece mais. Que o debate seja civilizado, que prevaleça a boa política.

Um comentário:

  1. PAULO CAMELO: Os representantes da burguesia costumam transformar a eleição numa disputa tipo Pastoril para animar a população. Sivaldo é "cabo eleitoral" de Izaías e vice-versa. Num determinado trecho do texto em tela é dito que Garanhuns é uma cidade "politizada". Essa premissa não acontece na prática. Garanhuns, apesar de sua característica universitária e turística é bastante conservadora, mas não tem líder burguês. O último líder Burguês foi o empresário Vavá Moraes, in memorian, pai de Fernando Moraes. O deputado estadual Izaías Régis, é mal assessorado a ponto de deixar de lado o bom combate a Privatização do FIG, via Lei 5.112. Deste modo se permite que se crie uma nova dominação dos nossos conterrâneos na medida em que o prefeito Sivaldo Albino se alia com o empresário de eventos e deputado federal Felipe Carreras, ideologicamente de Direita até alma. Portanto, está se formando em nosso município um novo tipo de dominação burguesa via eventos de qualquer natureza. Lembrete: Falta dinheiro para pagar os contratados, mas não falta para as festas. Donde se conclui que a tônica é animar a população para facilitar a sua dominação. Ok, Moçada!

    ResponderExcluir