CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

RECIFE RECEBE 13ª EDIÇÃO DO MICROFONE BRAILLE


O radialista Domingos Sávio criou o Referendo Microfone Braille, em 04 de dezembro de 2009, no Anfiteatro da Câmara Municipal de Cubatão, Cidade Metropolitana de Santos, em São Paulo, na passagem dos 200 anos de nascimento de Louis Braille, fundador do sistema de leitura e escrita para cegos no mundo, bem como da comemoração dos 100 anos da fundação do Instituto de Cegos de Recife Antônio Pessoa de Queiroz, 1° do gênero no Brasil, mantido por uma instituição filantrópica, a Santa Casa de Misericórdia do Recife.

O Referendo Microfone Braille tem como um dos principais objetivos homenagear pessoas, entidades e serviços que dedicam parte de seu tempo para causa dos deficientes no Brasil, e debater o dia a dia das pessoas com alguma deficiência, em particular as cegas ou com baixa visão.

“Por ser pessoa com deficiência, sinto na pele a falta de espaços que visem fomentar nossas potencialidades, que nos deem espaços em igualdade de oportunidades, para que possamos desenvolver nossas atividades. Ao contrário, há muitas limitações; barreiras que implicam em nosso cotidiano. Por este fato, decidi lutar, buscar ao máximo levar conhecimento e informação no que tange aos direitos desses sujeitos, permitindo-os que os mesmos possam se desenvolver em seus papéis na sociedade, e, que não sejam vistos como deficientes, e sim, como pessoas capazes”, explica Domingos Sávio.

Serão dois dias de muitas atrações e diversidade das linguagens culturais em que as pessoas cegas são os artistas, e não apenas plateia, troca de informações e experiências vividas, além de novidades que serão anunciadas pelos promotores desse evento inclusivo.

Entre essas, está o anúncio da abertura do edital para inscrições do IIº Festival Brasileiro de Música para Pessoas com Deficiência Visual pelo Rádio. Na chegada ao Teatro do Parque, os participantes serão recebidos por atores do Grupo de Teatro Boi D’Loucos de Beberibe, com seus personagens como Mateus & Catirina, garantindo muita descontração, humor e acolhimento.

Ainda na abertura haverá apresentação de performance do Espetáculo de Teatro Tesourinha, cuja autoria e produção é assinada por Dudu Melo, artista com baixa visão vindo de Minas Gerais, e Show de encerramento com o Maestro, intérprete e regente da Banda Sinfônica do Recife, Neneu Liberalquino.

*Fonte: Blog de Mário Flávio

Nenhum comentário:

Postar um comentário