CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

PRODUTORA FRANCESA CRÊ QUE RETRATOS FANTASMAS PODE GANHAR O OSCAR


Emilie Lesclaux é francesa e mora no Recife há muitos anos.

Ela é a produtora do filme "Retratos Fantasmas", dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça. O longa foi indicado para representar o Brasil na disputa pelo Oscar, no início de 2024.

Entrevistada pelo jornal Folha de São Paulo, Emilie se mostrou otimista com as chances de "Retratos Fantasmas" perante a Academia de Hollywood.

"Vejo que o filme toca muito as pessoas. É surpreendente, achei que o longa seria muito restrito, só para um público especializado. Não sabia nem se teria algum interesse fora do Recife. Mas estamos vendo que ele realmente emociona as pessoas de diversas maneiras e que tem muitas camadas de compreensão", disse a francesa ao jornal paulista.

Lesclaux disse que para conseguir a vaga no Oscar de 2024 é preciso fazer com que o filme chegue em grande parte dos votantes da Academia, assim é necessário de dinheiro para fazer anúncios e sessões especiais, convidar pessoas, participar de debates, entrevistas, como uma campanha de promoção.

O filme de Kleber Mendonça Filho, em tom de documentário, mostra as mudanças que aconteceram no Recife, aos longo das últimas décadas. 

Os cinemas do centro da capital pernambucana, de grande importância no passado, e que desapareceram, merecem uma atenção especial do cineasta.

Quem viveu a realidade da capital nos anos 70, 80 e início da década de 90, vai se identificar com muitas partes do filme.

Mas não só o recifense vai se ver em "Retratos Fantasmas".

O processo de transformação dos centros urbanos aconteceu em todas as cidades de médio e grande porte.

Assim, quem assiste o filme em João Pessoa, Natal, Salvador, Belo Horizonte ou São Paulo também pode se identificar com o filme, bem realizado, com uma linguagem bastante poética.

Mesmo aqui em Garanhuns aconteceu processo semelhante. A Avenida Santo Antônio se transformou e cinemas que funcionaram no centro desapareceram, como o Cine Jardim, onde hoje funciona as Casas Bahia.

Entrevista da produtora francesa ajuda a divulgar o filme. Muitos veículos de comunicação têm divulgado matérias a respeito do trabalho de Kleber Mendonça.

Vamos torcer para que os jurados de Hollywood enxerguem a beleza dessa produção, dando ao Brasil o seu primeiro Oscar.

A parceria de Emilie Lesclaux com Kleber Mendonça não é nova. Ela também produziu os filmes "O Som ao Redor" e "Aquarius", dirigidos pelo pernambucano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário