CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

HOJE ARMANDO DUARTE COMPLETARIA 68 ANOS


Por Junior Almeida

Se estivesse vivo, o ex-prefeito de Caetés, Armando Duarte de Almeida, estaria completando hoje 68 anos. Nascido em uma quarta-feira, 18 de maio de 1955, Armando era o terceiro filho do casal José Arcemínio de Almeida e Maria Basílio de Almeida. 

Antes de entrar na vida pública como político, Armando Duarte trabalhou carregando estudantes da zona rural para a cidade, foi funcionário dos Correios e, através de outro concurso, passou a integrar o quadro de funcionários do Banco do Brasil, deixando a instituição depois alguns anos, através de um programa de demissão voluntária.

Filho e irmão de políticos, pois seu pai Zé Arcemínio e seu irmão Aurino Duarte, tinham sido vereadores em Caetés, Armando, em 1996, já fora do BB, disputou um mandato em sua terra natal, se elegendo como o mais votado daquele ano com 447 votos. Se reelegeu por mais três mandatos, sempre aumentando a sua votação. Em 2000, com 505 votos, em 2004 com 603 votos, e em 2008 com 781.

Em 2012, Armando decidiu que era hora de alçar voos mais altos. Já tendo rompido com o grupo político de Zé da Luz, onde começou a militar, Armando Duarte se elegeu prefeito de Caetés derrotando Sampainho, filho do antigo aliado. A diferença foi mínima, apenas 129 votos de diferença. Foram 6.498 votos para Armando contra 6.369 de Sampainho.

Com uma administração exemplar, principalmente no quesito respeito ao funcionalismo, tão maltratado e perseguido em outras épocas, o grupo de Armando Duarte foi crescendo exponencialmente. 

Com uma primeira administração impecável, Armando Duarte se reelegeu com folga em 2016, derrotando Benedito, do mesmo grupo de quatro anos antes, dessa vez com uma diferença de 2.595 votos. Foram 8.353 votos dele contra 5.758 do candidato escolhido por Zé da Luz.

Ao final do seu mandato, com uma aprovação de aproximadamente 83%, Armando Duarte elegeu com facilidade o seu sucessor, Nivaldo Tirrí, como prefeito de Caetés com a maior diferença de votos da história local. Foram 9.634 votos para o atual gestor, contra 3.865 votos do candidato derrotado. Uma diferença de 5.769 votos.

Armando Duarte, considerado por muitos o melhor prefeito de Caetés de todos os tempos, descobriu sua doença no final de janeiro de 2022. Ainda foi submetido a uma cirurgia no Hospital Português, em Recife, no dia 2 de fevereiro, o que o fez lutar pela vida durante 10 meses. Perdeu a inglória batalha contra o câncer, partindo para Deus em 28 de dezembro do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário