PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CANTORA GANHA PROCESSO EM CASO DE RACISMO

Da cantora Andresa Sousa, em depoimento à imprensa:

Sou uma mulher negra e já sofri inúmeros casos de racismo implícito, como ser seguida por seguranças em lojas de shopping. Em meus 36 anos de idade, porém, nunca havia sido vítima dessa odiosa violência de maneira tão explícita como ocorreu durante um de meus shows. 

O restaurante já estava quase fechando quando um grupo de amigas chegou. Muito animadas, elas pediram ao garçom para eu cantar Fly Me to the Moon, clássico de Frank Sinatra que estou acostumada a interpretar em minhas apresentações e já tinha, inclusive, cantado naquela noite. Atendendo ao pedido, repeti a canção e as amigas se levantaram para dançar perto do palco, o que achei bem divertido. Ao final, duas delas voltaram para a mesa, mas a publicitária Valkíria Tavares de Moraes subiu no palco e veio conversar comigo. 

Achei que ela ia elogiar a música ou pedir outra canção. Na realidade, ela queria me dizer que eu havia errado a letra. Fiquei constrangida e minha reação foi esboçar um sorriso nervoso. Pedi desculpas, disse que iria revisar a letra no tablet para não cantar errado novamente. A mulher, no entanto, não se acalmou e insistiu várias vezes que eu havia errado a palavra words. 

Como não reagi, ela bateu duas vezes no meu braço bem forte e disse: “Aprende a cantar, sua negra”. Fiquei em choque. Apesar de ter consciência de que havia sofrido uma agressão racial, fiquei sem reação. Outra cliente que testemunhou tudo perguntou se eu queria chamar a polícia e eu disse que sim. 

Após um ano de processo, a Justiça condenou recentemente a publicitária a um ano e quatro meses de prisão em regime aberto e multa de 5 mil reais por injúria racial. Fiquei feliz com o resultado, mas esperava uma pena maior. A condenação não apaga o racismo. Desejo cantar em todos os lugares e não vou deixar esse caso me anular.” 

*Fonte: Veja. Foto: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA