PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

UM POUCO DE LULA SEGUNDO O ESCRITOR FERNANDO MORAIS


Por Roberto Almeida

O escritor Fernando Morais relata que quando aconteceu o golpe militar de 1964, Luiz Inácio da Silva, então com 18 anos, era tão alienado que viu com bons olhos as forças armadas assumindo o poder no país.

Imaginou que se tratava de uma revolução democrática para salvar o Brasil do comunismo.

Lula, que sofrera na infância em Caetés e penou nos primeiros anos em São Paulo, quando chegou à idade adulta já tinha melhorado um pouco de vida.

Sua mãe, Dona Lindu, tinha pulso firme e ensinou os filhos desde cedo a nunca pegar no alheio.

O ex-presidente confessou a Fernando Morais que muita vezes foi tentado a apanhar alguma coisa, principalmente pra comer, pois em algumas ocasiões sentiu fome e não tinha dinheiro pra nada. Mas quando lembrava da mãe desistia e nunca pegou sequer uma maçã na feira.

Embora o irmão mais velho, conhecido como Frei Chico, fosse ligado ao PCB, Lula não gostava de política e no começo não queria conversa com "essa coisa de sindicato".

Achava que as pessoas ligadas às atividades sindicais eram desonestas.

Com a insistência do irmão e outros companheiros de fábrica, um dia foi convencido a entrar numa chapa do sindicato de São Bernardo, como suplente.

Começou a frequentar as reuniões, tomou gosto e em 1979/1980 já era o maior líder sindicalista do país.

O Luiz Inácio que não gostava de política e sindicato fundou o PT, maior partido de esquerda da América Latina, se elegeu deputado constituinte, em 1986, com mais de um milhão de votos e em 1989 concorreu à presidência, disputando o segundo turno contra Fernando Collor, um ricaço que venceu a eleição com a ajuda da Globo, dos grandes empresários e toda classe dominante.

Em 2002, depois de três derrotas seguidas, Lula se elegeu presidente, ganhando mais quatro anos de mandato em 2006.

Ao sair do poder começou a perseguição. Vasculharam sua vida e de seus filhos,  tiraram seus direitos políticos e o colocaram na prisão.

Mas tudo que o petista e seus advogados disseram durante anos terminou sendo reconhecido pela justiça.

Lula venceu todos os processos - e foram muitos - readquiriu seus direitos políticos e aos 76 anos é pré-candidato a presidente, com a proposta de reconstruir o Brasil ao lado de um antigo adversário, Geraldo Alckmin.

O pernambucano de Garanhuns (quando nasceu Caetés era distrito) sofreu muito na vida.

Além da fome que enfrentou na infância e na juventude,  em São Paulo, perdeu a primeira esposa, Maria de Lourdes, com apenas dois anos de casados.

No tempo em que foi perseguido como criminoso pelo juiz comprovadamente desonesto, conforme hoje se sabe, perdeu a segunda esposa, Marisa Letícia,  o irmão Vavá e o neto Artur, de apenas 7 anos.

Alguns amigos muito próximos,  que estiveram com ele na luta em Curitiba, como Sigmaringa Seixas, que foi advogado e deputado, também faleceu quando o petista estava preso.

Lula aprende na adversidade. Segundo Fernando Morais, o ex-presidente leu muito nos quase dois anos de prisão. Usou o tempo que tinha não para ficar chorando a injustiça e sim para aprender, crescer intelectualmente, devorando romances, livros de economia, história e sociologia.

Amado pelos mais pobres, odiado pelos ricos, Lula segue na luta. Como ele disse no dia em que foi preso em São Bernardo, antes de ir para a cela em Curitiba: "Agora eu sou uma ideia e uma ideia não se pode prender".

Gostem ou não, Luiz Inácio é o brasileiro que mais se aproxima de Mandela e Gandhi. Como eles, sofreu perseguição, foi preso e nunca desistiu. Da mesma maneira que os líderes sul africado e indiano, virou referência mundial, respeitado por presidentes americanos, primeiros ministros da Europa e pelo papa.

Quem não lê, não se informa, não conhece, simplesmente diz: "Lula é ladrão".

Assim, sem argumentos, sem apresentar provas ou indicar onde está o produto dos roubos. Se houver tá muito bem escondido, pois tudo que promotores e juízes encontraram foi um apartamento da OAS e um sítio de um amigo do líder petista.

São os idiotas que se "informam" somente pelas redes sociais e preferem as milícias, o desemprego, a carestia, a ameaça à liberdade.

2 comentários:

  1. Definitivamente, vivemos numa nação sem caráter. Quer dizer, vivemos o sonho da impunidade vitalícia. É inegável que a impunidade, a falta de repreensão dura e exemplar, como também a escassez de sanção ou pena criam incentivos para a ladroagem em série. Basta ver um ladrão dessa laia andando por aí, leve, livre, solto e fora das grades, depois da enorme roubalheira que praticou.

    P.S1.: - Recentemente, esse quadrilheiro escarrou na cara do povo de Banânia ao se casar num pomposo ambiente de festejos, com convidados "ilustres" com um aluguel ou despesas de 500 mil reais.

    P.S2.: - O marginal casou -se e está morando numa mansão/sobrado com 700 metros quadrados, 4 suítes e somente 8 banheiros. Tal residência fica localizada no bairro nobre Alto de Pinheiros onde residem a nata dos ricaços paulistanos.

    ResponderExcluir
  2. Como diz o professor universitário José J. Espíndola, Lula é um autêntico ESCRACHO MORAL. Este termo ou palavra tem o sinônimo de Desmoralizado, ridicularizado, desmascarado... Esse sujeito casou-se com uma das suas amantes que não se chama ROSE, mas JANJA. Portanto, o regabofe que ele ofereceu aos seus relacionados no casamento com a dita cuja é ostentação pura do torneiro mecânico. Coisa para os seus “cumpanheros” admirarem e seus “umildes” adorarem...

    Na verdade, o Seboso de Caetés é um reconhecido mega-ladrão, condenado em três instâncias judiciais por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. É bom que se diga que essas condenações não foram anuladas. Foram, digamos assim, “ignoradas” por aquilo que deveria ser uma corte de Justiça, o STF do Gilmar Mendes e mais 7 picaretas petistas.


    P.S1.: - O pior da história é que quando esse Meliante morrer, deixará uma gorda aposentadoria pra sua baby sugar, paga com nosso suado dinheirinho dos nossos impostos, com o acréscimo da parte do dinheiro roubado dos cofres públicos.

    P.S2.: - Esse Verme rastejante sabe muito bem que tá com um pé na sepultura, pois tudo foi planejado. A Janja ficará com toda essa grana vinda da ladroagem que seu amado roubara junto com seus comparsas do PT.

    P.S3.: - E por falar em defunto, no mês de junho este traste vem fazer mais uma visita à Caetés. Como se sabe, o grande sonho de consumo dos bolsonaristas é assassiná-lo em palanque daqui pro dia 2 de outubro. Tomara ou espera-se que o nosso Agreste Meridional NÃO sirva de tablado ou jirau para sinistro acontecimento. Já basta a HECATOMBE de Garanhuns em 1917!!!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA