PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

A DATA MAGNA DE PERNAMBUCO


Por Cristina Moraes 

A maioria do povo pernambucano desconhece o feriado de 06 de março, até porque a instituição desse importante feriado é recente, e foi um resgate à história do Estado de Pernambuco.

Uma homenagem à bravura de revolucionários, conhecida como a Revolução dos padres que uniu forças com a maçonaria e lutaram pela liberdade de pensamento e o direito de cidadania por uma imprensa livre, um movimento que durou cerca de 70 dias.

A Revolução Pernambucana de 1817, é sem sombra de dúvidas, um grande marco e um destaque na história do Brasil.

Numa forma de garantir ao pernambucano um conhecimento da história do seu Estado, trazendo fatos históricos e que ressalva o orgulho de ser nordestino, mas com o saber de como se deu essa luta tão importante, para nós pernambucano(a)s.

Foi através da lei 13.386, datada de 24 de dezembro de 2007, projeto que instituiu a Data Magna, que é de autoria do(a)s deputado(a)s: Isaltino Nascimento do PSB  e da deputada Terezinha Nunes do PSDB.

Em 2009, o então governo de Pernambuco aprovou outra lei, alterando a data Magna do Estado para o primeiro domingo de março.

E em 2017, com o objetivo de homenagear o bicentenário da Revolução Pernambucana, o governo de Pernambuco, aprovou uma nova lei alterando a data para o dia 06 de março, tornando assim, uma data cível.

Ficou estabelecido que o dia 06 de março, seria feriado estadual, onde as repartições públicas fecham as portas, bem como as escolas públicas e privadas, não tem aulas, o comércio e a rede bancária também não funcionam.

Mas a história nos fala também que a Capitania de Pernambuco foi o único a se revoltar e se tornar independente do resto do País.

Com o rompimento da colônia portuguesa, Pernambuco, foi considerado um novo país.

Tinha propostas para a extinção da cobrança de impostos abusivos, com a elaboração de uma Constituição que garantisse direitos a(o) cidadã(o), de igualdade perante a lei, liberdade religiosa e de imprensa.

No entanto, passado esse período a Corte Portuguesa sufocou o movimento, onde a cidade do Recife, foi cercada por terras e mar, os líderes da Revolução, foram presos e mortos.

Mas não podemos esquecer que a luta não foi inglória, pois serviu de lastro para a independência do nosso Brasil,  que ocorreu 05 anos depois, em 1822.

Viva Pernambuco, seu povo, sua linda história e uma das bandeiras mais lindas que temos, tremulando nos mastros de nosso Estado.

E o seu hino maravilhoso, composto em 1908, por Oscar da Rocha Brandão e música de Nicolino Miranda...

Coração do Brasil! em teu seio

Corre sangue de heróis - rubro veio

Que há de sempre o valor traduzir

És a fonte da vida e da história...

Estribilho

Salve, ó terra dos altos coqueiros,

de belezas soberbo estendal,

nova Roma de bravos guerreiros,

Pernambuco imortal! Imortal!

Um comentário:

  1. Só esqueceram de dizer ao povo que Pernambuco perdeu milhares de vidas e 80% do seu território, por causa do pagamento da alíquota de 20% em impostos ao império português. E hoje fica calado ao pagar mais de 40% para Paulo Câmara e sua quadrilha!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA