GOVERNO DE PERNAMBUCO

GOVERNO DE PERNAMBUCO
Governo de Pernambuco

SIVALDO CELEBRA OS 30 ANOS DO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS



Este ano, neste mês de julho, Garanhuns celebraria os 30 anos do Festival de Inverno, criado na gestão de Ivo Amaral, no início dos anos 90.

Por conta da pandemia, o evento não vai acontecer, não teremos atrações musicais nem público na praça, a movimentação da imprensa, as polêmicas, tudo que envolve o FIG.

Deputado estadual Sivaldo Albino escreveu um texto lamentando que o Festival não possa ser realizado e aproveitou para conclamar os garanhuenses a viver o clima do FIG em casa, ouvindo boa música, tomando um chocolate quente ou um vinho. Uma coisa ninguém pode tirar da cidade, neste mês: Em Garanhuns tem chovido bastante e feito muito frio nos últimos dias.

É o clima do Festival.

Reproduzimos abaixo o texto de Sivaldo:

"Estamos iniciando julho e há 30 anos este é o mês do Festival de Inverno de Garanhuns. Mas este ano não será possível comemorar esta data tão especial e simbólica com festa, com as pessoas nas ruas, nas praças, nos palcos, nos polos...

A pandemia do Covid-19 impede qualquer ação neste sentido. Ficamos tristes, é verdade, mas entendemos, a vida e a saúde das pessoas vêm primeiro, e para isso trabalhamos intensamente nos últimos meses para garantir leitos de UTI e enfermaria, respiradores, ambulâncias, contratação de profissionais de saúde, e muito mais, com a confiança do Governador Paulo Câmara em nosso trabalho. Esta parceria tem sido fundamental, assim como continuará sendo para o sucesso futuro do Festival de Inverno.

Mas é verdade que o mês de julho chega diferente, não tem programação de nenhum dos mais de 20 polos oficiais, nem mesmo as polêmicas tão comuns. Não tem entrevista, não tem logomarca, não tem homenageado, enfim, não tem FIG.

Mas vamos superar juntos este período, Garanhuns vai se unir, e vamos viver o Festival de Inverno sim, vai ter FIG sim, cada um à sua maneira vai descobrir formas de mostrar que o Festival existe, vive e acontece dentro da gente também.

Enfeite sua casa com temas de inverno. Peça aos nossos restaurantes ou faça em casa seu chocolate quente, que tal um bom vinho e fondue. Ou ainda os famosos bolinhos de queijo. Viva o FIG.



Vamos ouvir boa música, falar sobre teatro, dança, cinema, mamulengo, fotografia, artes plásticas e tantas outras linguagens culturais em nossas redes sociais. Criem hashtags, façam Lives, desenhem, pintem, escrevam.. Que tal uma hashtag como sugestão: #VIVAFIG.

Infelizmente não vai dar para fazer a festa dos 30 anos do Festival de Inverno de Garanhuns agora, mas ano que vem, a gente canta, encanta e festeja a vida! Em parceria com o Governo do  Estado, Fundarpe e Secretaria de Cultura

Um comentário:

  1. O primeiro FIG foi em 1991. Estaríamos no 30°FIG, mas com 29 anos de Festival. Em 2021, sim, o FIG faz 30 anos.

    ResponderExcluir