PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

O FILME "O POÇO", O BOLSONARISMO E O CORONAVÍRUS


Por Adriano Tenório

O filme espanhol "O Poço", da Netflix, está bombando mundo afora, pegando a todos de surpresa, como a força de uma pandemia. Contando a realidade de uma prisão vertical com 200 andares, onde todos os dias é servido uma única refeição que terá de ser dividida entre os prisioneiros; só que ela é servida primeiramente nos andares de cima, depois nos andares de baixo. Sem pensar nos prisioneiros dos andares inferiores, os que estão nos andares de cima come tudo, não deixando nada para os demais. Logo, os presos de baixo se sentem obrigados a roubar e matar para sobreviverem.

Não há melhor e explicita explicação sobre o que é o pensamento de direita e que tipo de sociedade nasce e desenvolve-se de sua hegemonia, é o que mostra o filme.

No decorrer da gravação, um dos presos sugere que essa grande refeição deveria ser dividida em partes iguais e assim daria para alimentar todos na prisão, não só os presos dos andares de cima. Por declarar essa ideia o sujeito é taxado de comunista.

Estarrecido, o presidiário "comunista" escuta presos conservadores defenderem aquele sistema que os mantém trancafiados, comendo restos e sobras das refeições feitas por quem está nos andares de cima.

Na vida real, seria como um aposentado que defende orgulhosamente o governo Bolsonaro. Na filmagem, vemos um senhor miserável comendo com orgulho, restos fedendo a urina e cocô dos presos ricos.

Nas grandes cidades, como Recife, São Paulo e Rio de Janeiro, os focos do coronavírus são nos bairros nobres (Boa Viagem, Graças, Barra da Tijuca...)  e dessa forma os bairros pobres, as favelas (os andares de baixo) vivem hoje na tensão da contaminação porque sabem que para eles não existe a presença do Estado, ao contrário, se dependerem do próprio presidente da república a proliferação da doença e a morte serão seus únicos destinos. O coronavírus no Brasil é a sobra contaminada do que os ricos e parte da classe média consumiram por aí.

O bolsonarismo, de extrema direita e extrema ignorância, quer botar as pessoas na rua, alegando que a economia tá esfolando seu dia a dia. Querem que a população volte a servir suas refeições nos "andares de cima", sem se importarem com as consequências de quem está nos andares de baixo.

A direita radical é egoísta, insana e cruel. Querem sempre mais as custas de quem está abaixo. Desses aí que nos governa só é compartilhado o covid-19. Mais nada. Quando vemos uma ajuda real e urgente para os mais carentes, como a aprovação de fundos de emergência, sempre é partida de representantes mais à esquerda, mesmo que não sejam necessariamente comunistas, apenas humanos, patriotas e/ou progressistas de verdade.

Acho que essa pandemia do coronavírus na humanidade poderá mostrar aos teimosos ou desinformados que os caminhos dirigidos pela direita perpetuam apenas a riqueza dos ricos e a pobreza dos pobres. Talvez entendamos todos, por termos sido levados ao "fundo do poço", que devemos necessariamente desenvolver mais solidariedade, respeito e responsabilidade pelo coletivo e não só por nós mesmos.

Um comentário:

  1. Assisti ao filme e achei este o melhor texto q já li nos últimos meses. Parabéns ao autor! Eu rogo a Deus q os pobres das comunidades periféricas tenham adquirido, pela situação precária na qual vivem, imunidade para resistirem aí covid, para q não sejam as principais vítimas dessa epidemia.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA