PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

ADVOGADO É PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR EM SÃO JOÃO


A onda de renovação política encabeçada por jovens promissores que tomou conta das eleições em 2018, parece ter chegado em São João.

Figura fora do meio político, mas já bastante conhecido na cidade, o jovem advogado Lucas Santos anunciou nesta semana, em suas redes sociais, sua pré-candidatura a vereador na cidade.  No vídeo de 10 minutos publicado em seus perfis no Facebook e Instagram, ele fala acerca da necessidade de construção de uma política propositiva, focada nos reais problemas da cidade, e desprendida de velhas – e más – práticas tão comuns na região. Como fator decisivo para a sua candidatura, ele cita sua participação no Movimento Mapa Educação.

“Não gosto da ideia da política partidária, ideológica. Acredito que essa política que se faz, da divisão do ‘nós e eles’, inviabiliza o discurso, inviabiliza o debate, e prejudica as pessoas que são diretamente interessadas, a população como um todo. [...] Quando estava lá (no Mapa Educação), percebi a importância dessa mobilização não somente paralela ao sistema político, mas interna. [...] A gente tem que ocupar o nosso espaço, as pessoas têm que ocupar o seu espaço. Porque se eu não ocupo, alguém vai ocupar por mim, e vai dizer que fala por mim.”

As ideias do jovem advogado vão de encontro à política de compadrio e clientelista que imperam na cidade e, na certa, enfrentarão grande resistência durante a campanha. “Tenho compreensão de que o discurso que me proponho a trazer nesta eleição, embora alinhado com a nova percepção de país que queremos construir, será visto com desconfiança e precisará de muito tempo para ser assimilado. Mas mais importante que construir uma candidatura pensando na vitória, é construí-la pensando no debate a ser traçado.”

Tais palavras se somam a seu currículo pessoal. 

Lucas Santos é filho de agricultores, formou-se em Direito na faculdade ASCES de Caruaru como bolsista ProUni (programa do Governo Federal que concede bolsas de estudos a jovens de escola pública de baixa renda), e advoga na área de Direito Público e Terceiro Setor. É também ativista do Movimento Mapa Educação, entidade de atuação nacional que promove ações para melhoria da educação, e é um dos articuladores do recém criado Pró São João, movimento social local.

Seu perfil e discurso, embora novidade na região, segue o exemplo de figuras que traçaram caminhos similares nas eleições em 2018, a exemplo da deputada federal Tábata Amaral (cofundadora do Mapa Educação e Movimento Acredito), o deputado federal Kim Kataguiri (fundador do Movimento Brasil Livre MBL) e a chapa coletiva ELAS, que elegeu 5 deputadas estaduais aqui em Pernambuco.

Lucas faz parte do grupo da vereadora Joseneuda Assis, pré-candidatura à prefeitura de São João pelo PC do B.

*O texto não é do editor do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA