GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

UMA HOMENAGEM AO POETA JOÃO MARQUES

Por Altamir Pinheiro

Costumo ocupar este espaço escrevendo sobre cinema, em especial levando ao público leitor deste blog o conhecimento das películas cinematográficas dos filmes de faroeste. Desta vez a Coluna CINEMA baixou as armas do Velho Oeste colocou-as de volta ao coldre e deu de garra de uma caneta para travar um Duelo de Titãs com a intelectualidade de Garanhuns, dentre tantos, o destaque maior ou merecido vai para o filósofo, pesquisador, escritor, poeta, músico e compositor garanhuense JOÃO MARQUES. 

Para se ter ideia do chamado cabeça pensante que é ou se apresenta este intelectual, hoje, setentão, ele é exposto à mostra como sendo nada mais nada menos que o autor do hino de Garanhuns(letra & música), que no dizer do também poeta de mão cheia, Gonzaga de Garanhuns, ao afirmar categoricamente que só existem três hinos bonitos no mundo: o hino nacional brasileiro, o de Pernambuco e o hino de Garanhuns. Nem a Marselhesa francesa bate de frente com estes três hinos, diz Gonzaga. Quem se atreve a ter um dedo de prosa com João Marques, por pouco tempo que seja, percebe de imediato a sua perceptibilidade cultural, além da lucidez latente e de uma inteligência perspicaz, àquela que enxerga ou vê longe por ser uma pessoa de visão larga. 

Neste campo específico, donde, a natureza lhe ofertou um cérebro privilegiado, pois ele é possuidor de um QI avançado por se somar com a inteligência linguística em razão de ter facilidade em se expressar, oralmente ou através da escrita; na inteligência musical ele tem a destreza ou desembaraço de criar músicas ou harmonias inéditas como é o caso do Hino de Garanhuns e arremata com sua inteligência intrapessoal por ser dotado de um senso observador em analisar, compreender ou exercer influência sobre as pessoas, mas de maneira mais subjetiva, utilizando IDEIAS e não ações... No campo da memória, João Marques é um bem dotado. Como se diz no popular: ele tem memória de elefante, pois lembra-se e nos conta “causos” do arco da velha numa precisão milimétrica, tanto de datas quanto de tempo e espaço como se fossem hoje, além de ser um “expert” em suas reminiscências amorosas, trabalhistas, fotográficas e culturais... 

Como dizem os estudiosos, quanto mais alto o nível de inteligência de uma pessoa atrelada a uma boa memorização dos fatos corriqueiros, maior a chance de ela ter uma vida mais longa. Pois muito bem, com a descoberta dessa faceta inesperada da longevidade pelos cientistas e profissionais da saúde, tranquilamente, João Marques ultrapassará a barreira da casa dos 100. Por ter a responsabilidade de se comportar como escritor, João Marques é um grande gramaticólogo. Conhece todas as nuances e o modus operandi da gramaticologia ou da gramática portuguesa propriamente dita. Quem observa bem a letra do Hino de Garanhuns escrita por João Marques percebe que ele é adepto da língua CULTA e não coloquial. As estrofes do hino têm uma adequação linguística colossal. Em que pese, nossa pátria(diferente de Portugal), as palavras apressadamente envelhecem e caem como folhas secas, porém a gíria não pegou João Marques. Pois ele ainda teima em usar a primeira pessoa, tanto do singular como do plural do que a gíria “A GENTE”. Apesar de, a própria linguagem corrente vai-se renovando e a cada dia que passa uma parte do léxico cai em desuso. A Internet que o diga!!! Outra faceta desconhecida e que passa despercebida por muitos que os cerca é o seu poder de mediunidade. Ou seja, particularidade ou dom de médium. João Marques é uma pessoa detentora de dons que supostamente lhe permitem conhecer coisas, dados e determinadas ocorrências por meios sobrenaturais. Diga-se de passagem, ele é um profundo pesquisador da doutrina filosófica do espiritismo. Allan Kardec, fundador do espiritismo e maior estudioso da mediunidade que já existiu, em seus livros e estudos rezam que: “A capacidade para ser médium espiritual é algo inerente a qualquer pessoa”... 

O autor do Hino de Garanhuns tem um grau de intensidade bastante acentuado no que diz respeito aos preceitos da mediunidade. Por fim, a capital do Agreste Meridional, conhecida como Suíça pernambucana, ao longo de sua história centenária teve a honra de ser gravada pelos mais diversos cantores, violeiros e trovadores dos mais diversos rincões. Do cordelista Gonzaga de Garanhuns ao maior cancioneiro nordestino que foi Luiz Gonzaga de Exu; dos Vocalistas da Saudade (Ai, Garanhuns, Terra das flores) ou Augusto Calheiros(Adeus, Pernambuco tão guerreiro / Garanhuns hospitaleiro / Terra onde eu vivi / ... ), a Onildo Almeida (Onde o Nordeste Garoa); sendo ainda eternizado em verso & prosa e sanfona pela voz do seu filho ilustre, Dominguinhos. Garanhuns teve vários hinos belos e impactantes compostos por esses monstros sagrados da música regional e local, porém todos são “oficiosos”. Pois, de caráter OFICIAL só existe um: Salve, Garanhuns!!! Os jardins, as palmeiras e alguns pedaços do céu... Mãos divinas!!! Salve as sete colinas!!! 

Um comentário:

  1. Há 22 anos o então prefeito de Garanhuns Bartolomeu Quidute sancionou a Lei Nº 2793 adotando a composição poética e musical criada pelo intelectual João Marques com arranjos do maestro Duda, como o Hino do Município de Garanhuns. Desde então o município passou a ter mais um símbolo que identifica todos os garanhuenses, sendo um poema que transcreve em música o passado o presente e a busca por um futuro altivo e magnificente.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA