PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

PORQUE O HOMEM COMUM VOTA EM BOLSONARO

O excelente texto nos foi enviado pelo jornalista e escritor Homero Fonseca, um dos mais talentosos profissionais de comunicação de Pernambuco e do Brasil:

“Me chamo Brasilino dos Santos. Sou operário e estou desempregado há mais ou menos um ano. Moro numa comunidade com minha mulher, diarista, e três filhos: Roberson, Charlysson e Kattirinny. Não sou muito ligado em política, mas acompanho tudo pela televisão e pelo zap. Estou muito revoltado com a roubalheira na política. Todos estão ali para comer nosso dinheiro, as tais propinas. 

O principal problema brasileiro é a corrupção: acabando com ela melhora a saúde, a educação e o transporte. Meu pai, um nordestino, contava que numa eleição antiga votou no político de São Paulo Jânio Quadros, que andava com uma vassoura na mão para varrer a corrupção. O cabra ganhou de lavada, mas desistiu de ser presidente menos de um ano depois. Já viu uma coisa dessa? O camarada largar sem mais nem menos uma boquinha dessa? Meu pai conta que ele, o homem da vassoura, disse que renunciou por causa de umas forças escondidas, mas nunca explicou que danadas de forças eram essas. 

Na primeira eleição que votei para presidente votei em Collor, um rapaz simpático, educado, bem falante e que a televisão mostrou no debate que era mais preparado do que o Lula. O Lula, um operário como eu, podia lá ser presidente da República? Imagina eu subindo aquela rampa com uma faixa verde e amarela no peito! Bem, o Collor meteu a mão no bolso do povo e saiu corrido. 

Em Lula, eu votei em 2002, quando ele já estava mais velho, mais aprumado e dizia que ia ajudar os pobres. Votei desconfiado, mas votei. E não é que o danado deu certo! Foi a melhor época pros lascados como eu. Mas como tudo que é bom dura pouco, a televisão começou a mostrar a roubalheira do PT e aquele juiz macho de Curitiba, não-sei-que-lá Moro, despachou o petista pro xilindró. Foi a maior decepção da minha vida. Um presidente tão bom para os pobres e que era o maior ladrão do Brasil! Vi tudo pela televisão. O maior ladrão de todos os tempos! 

Bem, é verdade que ninguém mostrou conta dele no estrangeiro, nem documento do tal triplé, nem gravação combinando roubo, nem mala de dinheiro. Mas se um doutor juiz mandou ele pra cadeia, deve saber o que está fazendo. Marilda, minha mulher, diz que as patroas dela todas falam que o homem é ladrão mesmo.

Agarrei a pensar em quem ia votar, mas a televisão e o rádio mostravam todo dia que na política tudo calça 40. Ratinho, Datena e aqueles jornalistas considerados da Globo, do SBT, da Record e da Band abriram nossos olhos. Os políticos são tudo farinha do mesmo saco. Tudinho. De uma coisa eu sabia: nunca mais votaria no PT e tava mesmo pensando em não votar em ninguém. 

Foi então que o capitão começou a aparecer, botando pra fuder, desculpem o palavrão. É que tô muito revoltado. Ele veio prometendo mandar todo amigo do alheio pra detrás das grades e também acabar com a violência. Aleluia! Aqui na comunidade, dia sim, dia não, tem tiroteio, muito inocente já morreu de bala perdida e a gente não pode viver sossegado. Isso lá é vida? Bandido bom é bandido morto, disse ele. Fiquei um pouco em dúvida com isso e com a história de dar uma arma a cada pessoa. Sou crente e obedeço aos mandamentos e o quinto é “Não matarás”. Perguntei ao Pastor e ele explicou que, nesse caso, Jesus abre uma exceção. “Quem com ferro fere, com ferro será ferido” — que é o caso dos bandidos. Disse que está em Mateus 26.52 . 

Conferi e tá lá: só que em vez de ferro, Jesus fala espada. Mas dá no mesmo. Também fiquei meio cabreiro com a história de acabar o 13º e outros direitos. Mas uns doutores pra quem faço bicos de vez em quando me explicaram: “Toda essa crise e esse desemprego é obra do PT. E agora não tem mais jeito: vocês trabalhadores têm que escolher entre direitos e empregos. É pegar ou largar. As empresas só voltarão a contratar sem esses privilégios da antiga CLT. Aí, em menos de seis meses todo mundo arranja uma colocação”. Tipo se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Bem, é melhor ter um emprego certo do que nada. Deus dá o frio conforme o cobertor.

Parece que o capitão também não gosta de viado, de preto e de mulher saliente. Mas muita gente por aqui pensa assim. Eu sou moreninho e minha mulher anda na linha. Não tenho preconceito, mas também preferiria não ter um filho amulherado ou uma filha sapatona. E acho que quando o capitão fala em metralhar esse povo só pode estar brincando. Assim ele acabaria metade da população do Brasil.

Falaram outras coisas do Bolsonaro: que não fez projeto na Câmara, que a família toda mama no governo, que tinha empregada fantasma no gabinete… Mas me garantiram pelo zap que é tudo feikenews. Vou lá acreditar no que falam do mito? É inveja. Mas mesmo se for verdade, o que se há de fazer? Tô com muita raiva dessa politicalha. Se ninguém presta, vou arriscar nele. Pelo menos é diferente dos outros e fala o que a gente entende. O futuro a Deus pertence.”

PS.: Se você pensa em persuadir um eleitor de Bolsonaro, converse com gente como Brasilino. Não será fácil, depois da lavagem cerebral pela mídia que o povo sofreu durante os últimos anos. Porém, dialogar com os privilegiados (que preferem uma ditadura à menor ascensão social dos pobres) ou com setores das classes médias de tendências fascistas é pura perda de tempo. Esses são imunes a argumentos.

Um comentário:

  1. Taí... Vou querer saber onde mora seu Brasilino... Aí, transfiro meu título e voto no Brasilino... Estava pensando em transferir meu título pra São Paulo e votar no Tiririca !!! Desisti de transferir-me pra São Paulo, porque um primo meu, lá de Maceió, disse que Tiririca vai ser candidato a presidente da República (desde que sejam mantidas as eleições???!!!) – Sendo assim, tanto eu quanto meu primo, iríamos votar no Tiririca: eu aqui em Recife; e ele lá mesmo em Maceió... Agora, quando eu souber onde mora seu Brasilino, aviso ao meu primo... E nós dois votaremos no seu Brasilino !!! - 2. Esse artigo, além de ser ÓTIMO... Tirou-me todas as dúvidas quanto a eleições... 3. EM TEMPO: - Vocês já souberam que a "palavra de ordem do Bolsominius” é: CAVEIRA ???!!! - Como pode ISSO, seu Edir Macedo ???!!!


    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA