Assembleia Legislativa

Assembleia Legislativa
Assembleia Legislativa

segunda-feira, 23 de julho de 2018

CARAVANA CONTRA A FOME FAZ PARADA EM CAETÉS


Uma caravana formada por ativistas sociais, lideranças sindicais da cidade e do campo, além  da participação de poetas populares,  vai percorrer um total de três mil km, passando por cinco cidades nordestinas para denunciar o retorno da miséria e da fome no Brasil.

No dia 27, às 15h, a caravana vai estar estar em Caetés, de lá saindo com destino a Curitiba. Noventa pessoas do município governado pelo prefeito Armando Duarte devem seguir até o Sul do país.

A Caravana fará paradas estratégicas em Feira de Santana (BA), Belo Horizonte (MG) e Guararema (SP), até a chegada a Curitiba,  no dia dois de agosto.

No percurso de volta, o grupo tem uma parada em Brasília, no dia 6, com o objetivo de pautar o tema no Supremo Tribunal Federal (STF).

A redução de pessoas subalimentadas no país é uma conquista recente. Isso porque as ações que contribuíram com a saída do Brasil do Mapa da Fome, no ano de 2014, foram iniciadas com a criação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em 2003, aliado à garantia de crédito, acesso à água potável – por meio da implantação de tecnologias como as cisternas de placas – e renda, a exemplo do Bolsa-Família.

Entretanto, menos de quatro anos depois do Brasil celebrar a saída do Mapa da Fome, esse fantasma volta a rondar as populações carentes do campo e da cidade em todo o país, e no Semiárido, região marcada historicamente pela miséria e ausência de políticas públicas, a situação se acentua por conta da redução de investimentos nas políticas sociais e de convivência com a região.

“Muito importante a participação de todos e todas para juntos denunciarmos o desmonte das nossas políticas públicas e o avanço da fome em nosso país, vamos nos organizar para juntos mostrarmos a força que vem do campo”, explicam os organizadores do movimento.

Segundo Wando Pontes, Secretário de Cultura de Caetés, o prefeito Armando Duarte vai recepcionar os participantes da caravana, no dia em que esta passar pela cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário