No site Estações Ferroviárias
do Brasil encontramos algumas informações sobre quando o trem começou a circular por Garanhuns e também quando o ramal ferroviário foi desativado.
Segundo o citado sítio da internet, o ramal de trens em Garanhuns
foi aberto em 1887 como trecho final da ferrovia vinda de Recife.
Com a construção da Estação
Ferroviária Sul de Pernambuco, ligando a estação de Paquevira a Alagoas, em
1894, o trecho até Garanhuns transformou-se num ramal.
A estação de Garanhuns, hoje
o prédio do Centro Cultural, foi
inaugurada em 1887 como ponta da linha que vinha do Recife.
O imóvel preserva a
arquitetura inglesa do século XIX e seria, portanto, o prédio original da
estação.
O ramal e a estação foram
desativados no dia seis de novembro de 1971.
A estrutura original foi
construída em 1887 e até a década de 1960 funcionou como estação ferroviária.
Em 1979, foi restaurada e
transformada no atual Centro Cultural, que abriga o Teatro Luiz Souto Dourado,
além de diversas salas de exposições.
À sua frente está a Praça Dom
Moura, de um lado a Praça Tiradentes e do outro a Praça Mestre Dominguinhos.
Estas duas últimas foram
construídas sobre o pátio ferroviário desativado em 1971.
Muitos consideram um grande
erro cometido pelo governo brasileiro da época a desativação das linhas de
trens na maioria das cidades, como foi o caso de Garanhuns e Caruaru.
O país passou a ser planejado
só para o automóvel, quando o certo teria sido modernizar o transporte ferroviário
e poderíamos conviver muito bem com os dois sistemas.
Sabemos que na Europa inteira
se usa muito o trem e diversos países podem ser visitados com as pessoas usando
esse tipo de transporte.
No Brasil de hoje os trens
sobrevivem precariamente em poucas cidades e os metrôs são utilizados apenas
nos deslocamentos urbanos, nas grandes cidades.
Estação de trens de Garanhuns em 1928
ENTRE OS ANOS DE 1904 A 1917, ESSA ESTAÇÃO ERA PONTO DE PARADA E DE PARTIDA DO MAIOR INDUSTRIAL DO NORDESTE: CORONEL DELMIRO GOUVEIA. DELMIRO, SAIA EM SEUS AUTÓMÓVEIS FAZENDO O PERCURSO DE, SAINDO DE PEDRA(HOJE DELMIRO GOUVEIA-AL), DORMIA
ResponderExcluirEM SANTANA DO IPANEMA E DEPOIS SEGUIA VIAGEM PARA GARANHUNS, DAQUI, DEIXAVA OS AUTOMÓVEIS E SEGUIA DE TREM PARA RECIFE.
P.S1.: Delmiro Gouveia, O MAUÁ DE ALAGOAS, por ter morado cerca DE 20 anos em Recife(ATÉ OS 30 ANOS QUANDO SAIU FUGIDO E SE ARRANCHOU EM PEDRA-AL), teve como seu funcionário O INDUSTRIAL JOÃO SANTOS que morreu com 101 anos de idade. João Santos, que se tornou o industrial do cimento em Pernambuco, teve como seu primeiro emprego e o primeiro patrão, justamente DELMIRO GOUVEIA, numa casa de couro de animais.
P.S.: - Delmiro Gouveia, considerado o Barão de Mauá das Alagoas e do Nordeste, morreu aos 54 anos de idade ASSASSINADO no oitão ou no alpendre de sua casa em Pedra, à noite. Nunca descobriram os verdadeiros assassinos do Coronel.
Isso foi o resultado da pressão das indústrias européias e americana que chegaram por aqui.
ResponderExcluirAcabaram com as nossas linhas férreas em nome dos carros.
Resultado, pagamos muito caro.
NÃO TEM NADA A VER O CU COM AS CALÇAS!!! O "EXTERMÍNIO" POR COMPLETO E O ABANDONO DAS LINHAS FÉRREAS FOI UMA OPÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS QUANDO, NA MARRA, GOVERNOU O PAÍS... BASTA DIZER QUE, NO PAÍS DO AUTOMÓVEL, OS ESTADOS UNIDOS, ELES TÊM DADO PRIORIDADE ABSOLUTA AS LINHAS FÉRREAS.
ResponderExcluirLEIA-SE: - FORÇAS ARMADAS GOVERNARAM(E NÃO GOVERNOU) O PAÍS...
ResponderExcluirGostaria de saber a data especifica das duas imagens.
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