PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

PAULO CÂMARA VÊ SUCESSO NA 26ª EDIÇÃO DO FIG

Mais uma edição do maior festival de arte e cultura de Pernambuco teve início na noite desta quinta-feira (21.07). O 26° Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no Agreste Meridional, foi aberto oficialmente pelo governador Paulo Câmara, durante cerimônia realizada na Catedral de Santo Antônio, localizada no centro da cidade. Com uma intensa agenda de difusão e formação nas mais diversas linguagens artístico-culturais, o Festival segue até o próximo dia 30 com a expectativa de receber cerca de 500 mil pessoas durante toda a programação. Com investimentos de R$ 6,5 milhões, o evento vai oferecer mais de 200 atrações, além da programação formativa com oficinas, encontros e seminários.

"Não tenho dúvidas que essa edição será um sucesso, assim como todas as outras. Oferecemos uma programação diversificada, com toda uma pluralidade da arte e suas manifestações. O povo pernambucano e os turistas estão muito bem assistidos", sublinhou o chefe do executivo estadual. Paulo destacou ainda a relevância do trabalho realizado por Naná Vasconcelos - homenageado desta edição - na disseminação da cultura nordestina. "Homenagear Naná é ressaltar tudo o que ele representou e representa para Pernambuco, para o Nordeste, para o Brasil e para o Mundo. Não é por acaso que ele venceu tantas premiações internacionais. Tudo o que fizermos ainda será pouco perto de tudo que ele fez pela nossa arte, pela nossa cultura", frisou.

Tradicional destino turístico-cultural do Estado no mês de julho, o município do Agreste Meridional recebe milhares de turistas de diferentes lugares de Pernambuco e do Brasil. Nesta edição, um total de 210 atrações vão se apresentar em seis palcos. Entre alguns dos nomes da programação musical estão: Elza Soares, Biquini Cavadão, Gal Costa, Zeca Baleiro, Otto, Alceu Valença, Roberta Sá, Margareth Menezes, Santanna e Fulô de Mandacaru. Ao todo, 22 polos oficiais vão oferecer atividades de todas as linguagens da arte.

Para o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja, ao valorizar o Patrimônio Cultural pernambucano e dos povos tradicionais, o FIG contribui também para o enaltecimento da multiculturalidade que forma a identidade do povo brasileiro. “Recebemos todos os anos uma pluralidade de gente, ritmos e costumes que enriquecem e favorecem essa troca cultural. Todos têm espaço aqui. Todos são muito bem-vindos", afirmou. O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, da Cepe Editora, do SESC e do SEBRAE.

Além das atrações musicais, o público terá acesso gratuito a uma vasta programação que contempla diversas manifestações artísticas, como: mostras de Cinema, Fotografia e Artes Visuais; ações de Design, Moda, Artesanato e Literatura; espetáculos de Circo, Dança e Teatro; apresentações de Cultura Popular; atividades de Formação Cultural, incluindo oficinas e rodas de diálogo.

O impulso na atividade econômica e turística da cidade, promovido pelo Festival, foi ressaltado pelo prefeito Izaías Regis. “Nós vamos fazer um grande festival. Vamos lotar a cidade de turistas, fortalecer o comércio e, com isso, propiciar uma melhoria na qualidade de vida do nosso povo", defendeu.

EDUCAÇÃO - Antes da abertura do FIG, o governador Paulo Câmara deu por inaugurada a clínica-escola de psicologia Lindair Ferreira Araújo, do Campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Garanhuns. O gestor anunciou também a retomada de obras que vão reforçar o abastecimento de água e melhorar a rede de esgotamento sanitário do município.

Com investimentos na ordem de R$ 600 mil, o equipamento localizado no campus da universidade tem capacidade para realizar mais de 1,2 mil atendimentos regulares por mês, além dos serviços emergenciais de plantão psicológico. Com uma área construída de 210 m², a unidade vai funcionar como uma extensão acadêmica para, inicialmente, cerca de 20 estudantes da instituição. 

Paulo frisou que, o ato ressalta o compromisso do Governo de Pernambuco com a promoção de uma educação de qualidade cada vez mais acessível. "A educação é o maior legado que um governante pode deixar para o seu povo. E é por isso que nós investimos em equipamentos como este, que vai reforçar a formação de qualidade na região", pontuou. O chefe do Executivo estadual completou ainda: "A crise tem gerado uma demanda cada vez maior pelos serviços públicos, principalmente na área da saúde, e nós precisamos estar preparados para atender a sociedade. Essa clínica dialoga com o que nós queremos para a estrutura de educação no Estado". 

O novo prédio contempla uma moderna estrutura com seis salas para atendimento individual para crianças, adolescentes e adultos; sala para atendimento em grupo; sala de triagem  e auditório com capacidade para 30 pessoas. O espaço conta também com dependências para os serviços de administração e limpeza. "Neste ano, no qual a UPE comemora 25 anos de existência, nós recebemos esse importante presente, que, com certeza, vai melhorar e muito o atendimento à população, além de oferecer melhores condições para a formação de qualidade dos nossos futuros psicólogos”, salientou o reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão.

Também acompanharam o governador Paulo Câmara na agenda em Garanhuns o secretário executivo estadual da Casa Civil, Marcelo Canuto; o assessor especial do governador Ivan Rodrigues; os deputados Fernando Monteiro (federal) e Claudiano Martins Filho (estadual); o diretor de Novos Negócios da Compesa, Ricardo Barreto; e a presidente da Fundarpe, Márcia Souto. (Da Secretaria de Imprensa do Estado).

*Na foto de Roberto Pereira (SEI), prefeito Izaías Régis, governador Paulo Câmara, Márcia Souto (Fundarpe) e secretário Marcelino Granja.

Um comentário:

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA