PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

LEITOR DENUNCIA COMPESA POR CRIME AMBIENTAL

Por Adelson do Vale

Uma lagoa de esgoto sanitário, que fica localizada próxima a Vila Lacerdópolis e Vila do Quartel, transbordou há cerca de 20 dias, causando dano ambiental aos proprietários da Chácara  Recanto dos Netos, no Loteamento Vilagem em Garanhuns. O prejuízo financeiro está sendo calculado, pelo menos um plantio de repolho entre outras hortaliças e todas as águas da propriedade, estão poluídas, uma nascente, um pequeno açude e um barreiro estão com águas impropria para consumo humano e uso na irrigação.

A lagoa foi construída pela Compesa, que faz monitoramento constante na tentativa de evitar danos ambientais e prejuízos financeiros aos moradores daquela localidade, muito embora não é a primeira vez que acidentes dessa natureza acontece, e tem causado preocupações por parte de proprietários dos  sítios e chácaras que ficam localizadas próximas da lagoa.

Os moradores se queixam que o problema, vem acontecendo, por falta de manutenção, pois as caixas de esgotos que recebe o material levando os mesmos, para a lagoa ficam obstruídas, por falta de manutenção que segundo eles, os funcionários da Compesa, deve ter esses cuidados diariamente, e principalmente nessa época do ano quando as  chuvas contribuem ainda mais,  para o agravamento do problema.

 Uma queixa foi registrada na Vigilância Sanitária Municipal, tendo a mesma visitado a localidade onde se encontra a lagoa, outra queixa foi registrada na CPRH, para que sejam tomadas as devidas providencias. Todas as vezes quando isso acontece, a Compesa reconhecendo a gravidade do problema, paga uma indenização aos moradores que foram prejudicados, mas nesses casos, não há valor financeiro que pague por um impacto ambiental nessas proporções, e ainda  uma propriedade que produz hortaliças e frutas, para a sobrevivência das famílias que lá residem.


Pois a chácara Recanto dos Netos, só pode voltar a produzir alimentos, quando as análises de solo e das águas que foram poluídas, voltarem a normalidade, sem causar nenhum risco a saúde dos moradores e do consumidor que compra esses produtos nas feiras livres e mercadinhos da região. Para os técnicos especializados no assunto, já que essa estação de tratamento de esgotos continua sem solução definitiva, melhor que seja transferida para outra região e mesmo assim que ofereça segurança ao meio ambiente.

*Foto meramente ilustrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA