SEBRAE

SEBRAE
SEBRAE

quarta-feira, 30 de março de 2016

WAGNER MOURA CRÍTICA GOLPE POLÍTICO NO BRASIL

Ator consagrado no Brasil e no exterior, Wagner Moura demonstra também ser um cidadão consciente e responsável. Ele escreveu um artigo muito lúcido na Folha de São Paulo analisando o atual momento político do país. Uma pena que muitos,  cegos pelo ódio, contagiados pelo fanatismo, não queiram ver os vários ângulos da questão nacional.

Vale a pena ler o texto assinado pelo nosso “Capitão Nascimento”:

Ser legalista não é o mesmo que ser governista, ser governista não é o mesmo que ser corrupto. É intelectualmente desonesto dizer que os governistas ou os simplesmente contrários ao impeachment são a favor da corrupção.

Embora me espante o ódio cego por um governo que tirou milhões de brasileiros da miséria e deu oportunidades nunca antes vistas para os pobres do país, não nego, em nome dessas conquistas, as evidências de que o PT montou um projeto de poder amparado por um esquema de corrupção. Isso precisa ser investigado de maneira democrática e imparcial.

Tenho feito inúmeras críticas públicas ao governo nos últimos 5 anos. O Brasil vive uma recessão que ameaça todas as conquistas recentes. A economia parou e não há mais dinheiro para bancar, entre outras coisas, as políticas sociais que mudaram a cara do país. Ninguém é mais responsável por esse cenário do que o próprio governo.

O esfacelamento das ideias progressistas, que tradicionalmente gravitam ao redor de um partido de esquerda, é também reflexo da decadência moral do PT, assim como a popularidade crescente de políticos fascistas como Jair Bolsonaro.

É possível que a esquerda pague por isso nas urnas das próximas eleições. Caso aconteça, irei lamentar, mas será democrático. O que está em andamento no Brasil hoje, no entanto, é uma tentativa revanchista de antecipar 2018 e derrubar na marra, via Judiciário politizado, um governo eleito por 54 milhões de votos. Um golpe clássico.


O país vive um Estado policialesco movido por ódio político. Sergio Moro é um juiz que age como promotor. As investigações evidenciam atropelos aos direitos consagrados da privacidade e da presunção de inocência. São prisões midiáticas, condenações prévias, linchamentos públicos, interceptações telefônicas questionáveis e vazamentos de informações seletivas para uma imprensa controlada por cinco famílias que nunca toleraram a ascensão de Lula.

Você que, como eu, gostaria que a corrupção fosse investigada e políticos corruptos fossem para a cadeia não pode se render a esse vale-tudo típico dos Estados totalitários. Isso é combater um erro com outro.

Em nome da moralidade, barbaridades foram cometidas por governos de direita e de esquerda. A luta contra a corrupção foi também o mote usado pelos que apoiaram o golpe em 1964.

Arrepio-me sempre que escuto alguém dizer que precisamos "limpar" o Brasil. A ideia estúpida de que, "limpando" o país de um partido político, a corrupção acabará remete-me a outras faxinas horrendas que aconteceram ao longo da história do mundo. Em comum, o fato de todos os higienizadores se considerarem acima da lei por fazerem parte de uma "nobre cruzada pela moralidade".

Você que, por ser contra a corrupção, quer um país governado por Michel Temer deve saber que o processo de impeachment foi aceito por conta das chamadas pedaladas fiscais, e não pelo escândalo da Petrobras. Um impeachment sem crime de responsabilidade provado contra a presidente é inconstitucional.

O nome de Dilma Rousseff não consta na lista, agora sigilosa, da Odebrecht, ao contrário dos de muitos que querem seu afastamento. Um pedido de impeachment aceito por um político como Eduardo Cunha, que o fez não por dever de consciência, mas por puro revide político, é teatro do absurdo.
O fato de o ministro do STF Gilmar Mendes promover em Lisboa um seminário com lideranças oposicionistas, como os senadores Aécio Neves e José Serra, é, no mínimo, estranho. A foto do juiz Moro com o tucano João Doria em evento empresarial é, no mínimo, inapropriada.

E se você também achar que há algo de tendencioso no reino das investigações, não significa que você necessariamente seja governista, muito menos apoiador de corruptos. Embora a TV não mostre, há muitos fazendo as mesmas perguntas que você.


WAGNER MOURA, 39, é ator. Protagonizou os filmes "Tropa de Elite" (2007) e "Tropa de Elite 2" (2010). Foi indicado ao prêmio Globo de Ouro neste ano pela série "Narcos" (Netflix) 

9 comentários:

  1. AO LER-SE O ARTIGO DO ATOR, QUE TEM TUDO PARA NÃO SER DELE, TEM-SE UMA IMPRESSÃO OU DEIXA-SE UMA IMAGEM QUE, O MUNDO SE DIVIDE ENTRE OS BONS, QUE ESTÃO COM ELES E FALAM DE GOLPE (ÀS VEZES, ROUBAM UM POUCO E MENTEM MUITO), E OS MAUS: OS QUE PENSAM DE MODO DIFERENTE E ACHAM QUE IMPEACHMENT É LEGAL, PRINCIPALMENTE SE CONSTAR COMO CRIME DE RESPONSABILIDADE E SER CONSTITUCIONAL, CLARO!!! POIS BEM, O ATOR DÁ A ENTENDER QUE OS POBRES SÃO USADOS COMO LAVANDERIA MORAL DE GOVERNOS CORRUPTOS(LEIA-SE OS “PIDÃO” NORDESTINO DO BOLSA ESMOLA E O MUNDIÇAL REMELENTO DO VALE DO JEQUITINHONHA, COMO TAMBÉM O CABLOCO ANALFABETO DA REGIÃO AMAZÔNICA). APESAR DE, MOURA ADMITE, NO TEXTO, QUE “O PT MONTOU UM PROJETO DE PODER AMPARADO POR UM ESQUEMA DE CORRUPÇÃO”. AINDA BEM!!!

    AO LER-SE O ARTIGO DO WAGNER, QUE TEM TUDO PARA NÃO SER DELE, TEM-SE UMA IMPRESSÃO OU DEIXA-SE UMA IMAGEM QUE, OS MAUS PODEM FAZER O BEM; OS BONS, EVENTUALMENTE, MUITO MAL. MAS NÃO SE APLICA NESSES CASOS A COMPENSAÇÃO MATEMÁTICA, APURANDO-SE O SALDO FINAL, ESTE SIM DEFINITIVO. É FATO QUE HÁ VINTE ANOS PSDB + PT TIRARAM ALGUMAS CENTENAS DE FAMÍLIAS DA MISÉRIA, AQUELAS COM PROBLEMAS FAMÉLICOS GRAVES(MESMO COMPRANDO VOTO). FATO É TAMBÉM QUE PARA ISSO UTILIZOU-SE DE DINHEIROS ESCUSOS (PEDALADAS, CORRUPÇÃO, OBRAS INÚTEIS SUPERFATURADAS, PREÇOS ARTIFICIAIS, PASADENA, PETROBRAS), DINHEIRO ESSE QUE FALTA AGORA. A QUEM?!?!?! “AOS MORTA FOME” E, PRINCIPALMENTE A ESSAS CENTENAS DE FAMÍLIAS QUE RETORNAM DIARIAMENTE, DE MANEIRA TRISTE E VERGONHOSA, À MISÉRIA FAMÉLICA DE ANTES, AGRAVADA PELA INFLAÇÃO. FOI BOM PRA VOCÊ CAPITÃO?!?!?! PARA OS QUE ESTÃO PERDENDO OS EMPREGOS AGORA ACHO QUE NÃO… NA DÚVIDA, CUMPRA-SE A LEI!! POLÍTICO FEZ O BEM: OBRIGADO POR CUMPRIR SUA OBRIGAÇÃO, CARA!!! ROUBOU: CADEIA NESSES NAZICOMUNOPETRALHAS FORMADO POR UM BANDO DE UMA SOFISTICADA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA POR NOME DE ORCRIM!!!

    AO LER-SE O ARTIGO DO CAPITÃO NASCIMENTO, QUE TEM TUDO PARA NÃO SER DELE, TEM-SE UMA IMPRESSÃO OU DEIXA-SE UMA IMAGEM QUE, ELE TAMBÉM DEVE TER INTERESSE DE SABER ONDE ESTÃO “OS MILHÕES(QUE ELE MESMO FALA) QUE O PT TIROU DA MISÉRIA”?!?!?! ATÉ O FOME ZERO DO LULA DEU ERRADO E NUNCA SAIU DO PAPEL!!! TIROU COMO?!?!?! QUE MEDIDAS FORAM ADOTADAS QUE TIRARAM MILHÕES DA MISÉRIA, HEIN?!?!?! MOSTRE-ME UMA SÓ, PELO MENOS. NÃO PODE SER ESMOLA ASSISTENCIALISTA, QUE NÃO TIRA NINGUÉM DE MISÉRIA NENHUMA, ALIMENTA AINDA MAIS A POBREZA, O ANALFABETISMO E A MISÉRIA ABSOLUTA ACENTUA-SE NUMA VELOCIDADE ESTRONDOSA...

    ALIÁS, O BOLSA FAMÍLIA, MAIOR PROGRAMA MUNDIAL DE ESTÍMULO À OCIOSIDADE E INSTRUMENTO IMBATÍVEL DE VOTO NA URNA, VAI ACABAR REALIZANDO A SUA PRIMEIRA AÇÃO SOCIAL DE GRANDE RELEVÂNCIA: CONSOLIDAR O IMPEACHMENT DE DILMA, A GOVERNANTA DESSE QUARTO MANDATO DE LULA. É QUE DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS DO BANCO DO BRASIL, CAIXA ECONÔMICA E BNDES DO PRIMEIRO TRIMESTRE DO ANO DE 2015(LOGO APÓS A ELEIÇÃO) TÊM AS DIGITAIS DA RATAIADA PETRALHA(LEIA-SE: DILMA & GUIDO MANTEGA) QUE PROVAM AS PEDALADAS FISCAIS DESSE SEGUNDO GOVERNO DO POSTE LULÁTICO. O TESOURO NACIONAL RETEVE OS BILHÕES QUE DEVERIA REPASSAR AO BOLSA ESMOLA. ISSO LEVOU OS BANCO FEDERAIS A BANCAREM O PROGRAMA SOCIAL DO GOVERNO, O QUE É RESTRITAMENTE PROIBIDO E QUEM TENTAR USUFRUIR DE TAL ARTIMANHA ESTARÁ COMETENDO CRIME GRAVE DE RESPONSABILIDADE... O QUE FOI O CASO... E NÃO ME VENHAM COM MAIS E MAIS, LERO LERO E MIMIMI...

    P.S1.: -Moura, tu não és nenhum Moro. Volta pro reduto, Capitão Nascimento...

    P.S2.: - Aquela cena antológica do final do filme TROPA DE ELITE diz tudo: fala da podridão de “BRASÍLIA”, que por sua vez, é a podridão do governo marginolulopetista bolivariano rampeiro. Acorda, Wagner Moura!!!! Os personagens do filme eram reais... Apenas mudaram o nome dos bois, inocente útil!!!




    ResponderExcluir
  2. A propósito, o Sr. Wagner Moura está com algum projeto parado no Ministério da Cultura, esperando aprovação para obter subsídios da Lei Rouanet?!?!?! Geralmente, por trás de tanto amor pela TIRANIA BOLIVARIANA RAMPEIRA, há algum interesse venal e muito particular.

    P.S1.: - Wagner, se precisar de uma mãozinha faça uma visitinha ao Chico Jabuti...

    ResponderExcluir
  3. Altemir espera conseguir algum cargo no governo de Michel Temer e Eduardo Cunha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Eduardo Régis30 de março de 2016 20:02

      Solange, querida! Liga não, pra esse Baixamir Pin. Parece que único prazer dele na vida, é esse espaço que o nobre Roberto Almeida dá pra ele aqui no blog, pra falar as alucinações dele. Deve ser algum proposito que Roberto fez. Roberto você vai pro céu.

      Excluir
  4. Espero não Solange(de araque), tô "butando" fé num "impreguinho" que o prefeito Izaías se comprometeu a arrumar pra mim... Eu tô tão carente, Solange(de araque), não quer tirar meu queijo não, Solange(de araque), tô tão necessitado, Tô daquele jeito Solange(de araque)...

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS, Altamir Pereira! Muito lúcido e claro seu comentário. Quem não o entende ou distorce, só pode ter más intenções. De fato... Wagner Moura está aguardando verba para seu filme sobre um terrorista sanguinário, que será retratado como herói, claro... Daí, esse artigo tendencioso.

    Em meio a tudo isso, só tem uma coisa que não entendo... Por que pessoas que VOTARAM no Temer (já que TODOS que votaram em Dilma, votaram em Temer), ficam perguntando para os que NÃO VOTARAM no Temer: "Ah, você quer o Temer como presidente? Vai ganhar cargo no governo dele?"???... A única resposta educada: "Não sei... Me responde você. Foi você que o elegeu!"...

    ResponderExcluir
  6. ACONTECEU DUAS COISAS MUITO INTERESSANTE NA POLÍTICA BRASILEIRA QUE A GRANDE MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA NÃO PERCEBE E POUCA GENTE COMENTA.

    PRIMEIRO: A CÂMARA FEDERAL É COMPOSTA DE DOIS TIPOS DE DEPUTADOS FEDERAIS.OS QUE QUEREM MUDANÇAS E OS QUE NÃO QUEREM MUDAR PATAVINA NENHUMA.OS QUE SÃO A FAVOR DE UMA A REFORMA POLÍTICA E OS QUE NÃO QUEREM.OS QUE SÃO A FAVOR DAS DOAÇÕES EMPRESARIAS AOS PARTIDOS E AOS POLÍTICOS E OS QUE FORAM CONTRA.

    SEGUNDO: TODA RAIVA DO PMDB DO EDUARDO CUNHA E DO PSDB DO AÉCIO NEVES É QUE ELES AO LADO DO PFL APROVARAM UMA PEC APROVANDO TODAS ESSAS DOAÇÕES.ENQUANTO QUE O PT VOTOU CONTRA, A OAB FOI CONTRA,O STF FOI CONTRA ,MAS O BAIXO CLERO VOTOU A FAVOR E DEPOIS A DILMA VETOU.

    O BAIXO CLERO REUNIU 220 DEPUTADOS FEDERAIS PARA DERRUBAR VETO DA PRESIDENTE,MAS PRECISAM DE 275 VOTOS.HOJE ELES ESTÃO PENSANDO QUE VAI SER FÁCIL REUNIR 342 DEPUTADOS FEDERAIS PARA DERRUBAR A PRESENTE DA REPÚBLICA.SERIA FÁCIL SE A DILMA NÃO TIVESSE AO LADO OS GRANDES MOVIMENTOS SOCIAIS E VÁRIAS IGREJAS, COM SINDICATOS E JURISTAS,ADVOGADOS E PROFESSORES COM OS ESTUDANTES DO 1º GRAU A UNIVERSIDADE ALÉM DOS MAIS DE 50 MILHÕES DE BOLSAS FAMÍLIAS E DO MINHA CASA MINHA VIDA.

    ResponderExcluir
  7. O ATOR THIAGO LACERDA PARECE SER UM BOM MENINO. O MESMO NÃO SE PODE DIZER DO WAGNER MOURA, QUE PARECE MAIS UMA FRAUDE MORAL QUE VIVE EM CONLUIO COM A BANDALHEIRA PETRALHA... GENTE COM A SUA REPUTAÇÃO, QUE RECORRE AO CAPILÉ PÚBLICO PARA MONTAR SEUS ESPETÁCULOS, AGREGA A PREGUIÇA À SABUJICE. QUE DEIXE O INCENTIVO PÚBLICO, ENTÃO, PARA QUEM REALMENTE PRECISA E NÃO SE PASSAR POR UM LALAUZINHO VIGARISTA DA LEI ROUANET TORNANDO-SE NUM ETERNO MAMADOR DO CAIXA DE UM GOVERNO BANDIDO E IMORAL. ESSA GENTE PEGA GRANA PÚBLICA PARA ENCENAR SEUS ESPETÁCULOS À NOITE E FICA DE QUATRO PARA O GOVERNO DE DIA. QUER DIZER, DE DIA É MARIA DE NOITE É JOÃO...

    P.S.: - O PT banca esse papagaio imbecil fazendo ceninhas de gay peladão em praia com dinheiro farto. É por essas e outras que no PT falta comédia e sobra tragédia…

    ResponderExcluir
  8. Carlos Eduardo Régis30 de março de 2016 20:02,

    EU VOU REPETIR COM VOCÊ O MESMO QUE EU DESEJEI AO SEU PARCEIRO(ISSO, SE NÃO FOI VOCÊ COM NOME FALSO!!!). PARECE QUE TU PROVASTE E GOSTASTE DA FRUTA, NÉ MANO?!?!?! POIS LÁ VAI: DUDU RÉGIS, QUANDO VOCÊ SENTIR DUAS BOLINHAS ENCOSTADAS NO SEU TRASEIRO, NÃO SE ASSUSTE!!! O PIOR JÁ PASSOU...

    P.S.: - P.S.: - Dudu!!! Cuidado comigo: eu sou mau e estou de mal!!! Para você ter ideia Dudu, eu só capaz de empurrar um guarda chuva, fechado, no seu furico, e depois puxá-lo aberto...

    ResponderExcluir