CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

GARANHUNS ENTRA NO RANKING DA REVISTA ISTOÉ DAS MELHORES CIDADES DO BRASIL

Garanhuns está entre as 50 cidades brasileiras melhores avaliadas no ranking da Revista IstoÉ – As melhores cidades do Brasil 2015. O levantamento, que reconhece as mais inspiradoras práticas de gestão no âmbito municipal, é fruto de uma parceria com a Austin Rating – agência classificadora de crédito. Ao todo, 5.565 municípios passaram pelo mapeamento socioeconômico, considerado inédito no país, que avaliou as cidades de acordo com o tamanho de sua população.

Entre os tópicos avaliados, estão indicadores sociais, fiscais, econômicos e digitais. A ‘Cidade das Flores’ se destacou em dois desses indicadores. No quesito de execução de orçamento geral, se fixou em 30º lugar no geral em todo o país; em cidades de porte médio, Garanhuns fica ainda em maior evidência, ocupando o 9º lugar no país. Por Estado, nessa avaliação fiscal de porte médio, o município é o segundo colocado – ficando atrás apenas de Ipojuca.

Para o prefeito Izaías Régis Neto, governar Garanhuns era um sonho antigo e que, após a conquista de ocupar o cargo - tendo sido, anteriormente, deputado estadual - avalia de forma positiva os avanços conquistados nos últimos anos. “Fiquei bastante feliz com a repercussão que as pesquisas de gestão têm dado. Na realidade, nosso bom desempenho é resultado de compromisso. Sou muito exigente quando se fala de serviço público e o empenho de meus servidores é reflexo disso tudo”, pontua.

A saúde, enquanto indicador social, também foi bem avaliada na pesquisa, deixando o município na 33ª posição no ranking dos melhores em saúde pública de médio porte.

Índice de Transparência

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE) divulgou, no último dia 1º de dezembro, o Índice de Transparência dos Municípios. E, mais uma vez, Garanhuns se destacou com o resultado do levantamento, que diagnostica como está a gestão pública das prefeituras pernambucanas. Foram avaliados as despesas, licitações, contratos e lei de acesso à informação dos portais.

A ‘Terra das Sete Colinas’ está no topo do ranking de transparência, aparecendo em 4º lugar no geral, ficando atrás, apenas, de Recife (1º), Cabo de Santo Agostinho (2º) e Cachoeirinha (3º) – e o primeiro município do Agreste Meridional de Pernambuco. O índice foi realizado pela Gerência de Auditoria de Tecnologia da informação (Gati) em parceria com o Departamento de Controle Municipal (DCM).

De acordo com o controlador do município, Glauco Brasileiro, a disponibilização de informações em meio eletrônico é obrigatória. “Os órgãos públicos, em qualquer esfera, precisam manter esses dados atualizados para manter a população ciente dos atos. E nós fazemos isso com muito critério e responsabilidade”, destaca.

Prestação de contas em dia

Em junho deste ano, os dados do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2015 mostraram que Garanhuns é o 10º no ranking dos municípios de Pernambuco com prestação de contas em dia. Em nível nacional, a ‘Cidade das Sete Colinas’ ocupa a posição 708. Os dados avaliados são referentes ao ano de 2013 e comprovam a boa administração municipal das receitas e despesas. 

Texto: Cloves Teodorico

6 comentários:

  1. AS CIDADES QUE SE DESTACARAM NO AGRESTE MERIDIONAL FORAM GARANHUNS E CAPOEIRAS. OS PREFEITOS IZAÍAS E NEIDE RECEBERAM OS MERECIDOS LOUROS OU BÔNUS. NO CASO DE CAPOEIRAS O DESTAQUE MAIOR FOI PARA A EDUCAÇÃO, DONDE, A PREFEITA DAQUELE MUNICÍPIO DEU PRIORIDADE ABSOLUTA AO COLOCAR INTERNET NAS ESCOLAS DA ZONA RURAL. UMA ATITUDE OU VISÃO DIGNA DE APLAUSOS!!!

    ResponderExcluir
  2. É uma excelente notícia, que deveria ser bem aproveitada, pela Secretária de desenvolvimento econômico,para atrair mais empresas e investidores para nossa cidade.

    O curioso é que as emissoras de TV regional, sequer fizeram uma reportagem sobre este assunto. Se fosse a cidade deles, a noticia teria saído até no NEW OF TIME. Mas como se trata de Garanhuns "ABAFAM O ASSUNTO".

    Por favor essa notícia é importante e merece mais destaque, apesar de ter sido divulgada por uma grande revista brasileira, nem todos tem o acesso a informação.
    Portanto seria muito bom a Secretaria de Comunicação PAGAR, por uma propaganda sobre isso na TV.

    ResponderExcluir
  3. Por que o blogueiro não deu o devido destaque à cidade de Capoeiras? Nçao é estranhi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho é o leitor não se atentar ao texto e perceber que é da assessoria da PMG, como já foi dito no Face. Interpretar texto é uma arte, que infelizmente nem todos possuem.

      Excluir
  4. São cidades que se destacaram e merecem o reconhecimento de todos. Tanto o Prefeito Izaías quanto a Prefeita Neide. Esperamos que no próximo mandato com a vitória do Prefeito Izaías, grandes obras prometidas sairão do papel e eu não tenho dúvida que Garanhuns sofrerá uma grande transformação, e será ainda mais bonita, e com uma mobilidade urbana aceitável. Parabéns ao prefeito Izaías Régis.

    ResponderExcluir
  5. eu acho interessante a questão de capoeiras, pois na gestão anterior as escolas e os profissionais da educação, tiveram um ytratamento bem diferenciado do que se ve hoje, pois foi estabelecido o plano de cargos e carreira, aumentando o salário de todos os profissionais da educação, os contratados também tiveram aumento, capacitações períodicas, salas de aulas com carteiras novas, merenda de boa qualidades, os recursos do fundeb foram bem empregados tanto o 40% quanto o 60%, todos os anos os profissionais da educação tiveram rateio, abono, salários em dias, sempre dentro do mês trabalhado, etc. Esse foi o governo de luiz claudino de souza - DUDU. Hoje o que se ve é gente reclamando da merenda, gratificações cortadas, salários atrasados em três meses dos estagiários que ja recebem uma micharia cerca de 300,00 reais. E a gestora faz uma reunião e diz que tiver achando ruim saia, isso são palavras de quem participa do governo. Fazendo esse comparativo não vejo todas essas vantagens e nem sei como o nosso município conseguiu estar a este posto, bem pois na semana passada CAPOEIRAS ficou entre as piores cidades do estado de pernambuco na questão da transparência perante o tribunal de contas do estado.

    ResponderExcluir