PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

PREFEITURA DE LAJEDO INVESTE EM MERENDA DE BOA QUALIDADE

De acordo com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) 30% do recurso destinado à merenda escolar deve ser empenhado no comércio local, garantindo a Agricultura Familiar, projeto que gera renda para famílias de produtores rurais. Além desse recurso, insuficiente para manter uma alimentação variada e de sustento para os 12 mil alunos da rede municipal, a Prefeitura de Lajedo em contrapartida investe recurso próprio na diversificação da merenda mantendo um cardápio sortido e amplo.

Segundo as nutricionistas Regilene e Stephany, responsáveis pelo cardápio das 38 instituições de ensino (escolas e creches) de Lajedo, a Prefeitura libera verba para complementar o valor repassado pelo FNDE, julgado insuficiente para manter um cardápio variado e do gosto dos estudantes. Nos pratos são frutas 3 vezes por semana e 200g de legumes para cada aluno, sendo 3 cardápios para as creches e 1 nos turnos da manhã e tarde nas escolas de ensino infantil e fundamental.

"Em comparação a outros municípios, nos quais os alunos tem o mesmo prato durante os cinco dias da semana, Lajedo dispara na frente com essa contrapartida que garante a variação da merenda", explicou a nutricionista Regilene Oliveira.

A comprovação da efetividade desse esforço e dos cardápios é a nutrição vista pelos pais dos alunos, e a resposta dos próprios alunos que vêm passando por uma avaliação na qual eles mesmos são os juízes. O teste de aceitabilidade aplicado pelas nutricionistas Regilene Oliveira e Stephany Carvalho é cientificamente reconhecido e consiste na aceitação sensorial do estudante para determinado alimento ou modo de preparo. Além disso, evita o desperdício da compra de gêneros alimentícios. O teste é aplicado durante uma semana, pelo professor, nos 5 dias letivos em sala de aula, e após recolhidos, os dados serão coletados pelas profissionais da nutrição e precisam atingir 85% da aceitação.


Esses procedimentos, e a variação na merenda, são atenções que a Secretaria de Educação e o prefeito Rossine Blésmany têm com a merenda utilizando o recurso próprio. Ainda também, as nutricionistas realizarão em agosto uma capacitação com as merendeiras.
ASCOM/LAJEDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA