Foto: O Globo
Dados fornecidos
pelo ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome mostram que 1,69
milhão de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família deixaram espontaneamente o
programa, declarando que sua renda já ultrapassava o limite de R$ 140 por
pessoa. Estas famílias representam 12% de um total de 13,8 milhões de famílias
atendidas. Os dados abrangem todo o período de existência do Bolsa Família,
entre outubro de 2003 e fevereiro de 2013.
Os dados do
ministério contrariam a alegação dos críticos do Bolsa Família de que o
programa de transferência de renda estimularia os beneficiados a não procurar
emprego e melhores condições de vida.
De acordo com o
secretário de Renda e Cidadania, Luís Henrique Paiva, estas famílias declararam
ultrapassar a renda limite na atualização cadastral, realizada pelas
prefeituras a cada dois anos. Por sua vez, a fiscalização excluiu 483 mil
beneficiários flagrados com renda superior a permitida pelo programa.
Mãe de cinco
filhos, a diarista Selma Patrícia da Silva, de 42 anos, é uma das beneficiadas
que deixaram espontaneamente o Bolsa Família após melhorar sua condição de
vida. Na época em que fazia bicos como doméstica, e o marido com pedreiro,
Selma era beneficiária do Auxílio Gás, Bolsa Escola e Bolsa Família. Depois de
construir a sua casa, a diarista decidiu devolver o cartão que garantia o
benefício.
“Pensei assim: da
mesma forma que serviu para os meus filhos, vai ajudar outras pessoas. Acho
muita covardia a pessoa não necessitar e ficar recebendo. Entreguei o cartão na
mão da primeira-dama (do município), que começou a chorar”, disse Selma em
entrevista ao jornal O Globo.
Hoje, Selma, de
Formosa (GO), trabalha como faxineira, fez cursos de artesanato e manicure nos
últimos anos e costura bonecas e adereços de pano, vendidos em feiras na
vizinhança. (Revista Fórum/ Jornal O Globo).
EM UMA DÉCADA POUCO MAIS DE UM MILHÃO DE PESSOAS DEIXARAM DE RECEBER A MIXARIA DO BOLSA-ESMOLA O QUE É MUITO POUCO, ALÉM DE SER MUITO GRAVE. MUITOS DESSES “PIDÃO” QUE DEIXARAM O PROGRAMA FORAM EM RAZÃO DE ULTRAPASSAR OS 17 ANOS OU POR ÓBITOS. POR MELHORAR DE VIDA,NUNCA!!! DESSE MILHÃO, NÃO TEM MIL PESSOAS SEQUER QUE MELHORARAM DE VIDA. QUALQUER IDIOTA SABE MUITO BEM QUE, O ÚNICO CAMINHO PARA O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO PAÍS É O TRABALHO. O PT HÁ 10 ANOS INVESTE NO ÓCIO DO BOLSA ESMOLA, O CAMINHO INVERSO PARA O CRESCIMENTO DO BRASIL. A CABEÇA DOENTE COM AS IDEIAS COMPROVADAMENTE FALIDAS DO SOCIALISMO VENEZUELANO E COMUNISMO CUBANO, JUNTADO À INCOMPETÊNCIA DA CUMPANHÊRADA DESPREPARADA E SEM QUALIFICAÇÃO NENHUMA PARA GERIR UM PAÍS, TROUXE O BRASIL ATÉ AQUI NESSA DERROCADA DESGOVERNADA E IRRESPONSAVEL POR ESSE SINDICATO DE BANDIDOS BARBUDOS QUE FAZ APOLOGIA À IGNORÂNCIA, ENDEUSANDO BANDIDOS, MAQUIANDO A ECONOMIA, FORJANDO PESQUISAS, MONTANDO DOSSIÊS CRIMINOSOS E USANDO SEM PUDOR A FRAGILIDADE DO POVO CARENTE PARA SE MANTER NO PODER, E VERGONHOSAMENTE, ESSES BANDIDOS MENSALEIROS, SE ORGULHAM DE AMONTOAR CARENTES NO BOLSA ESMOLA, MESMO COM A EVIDÊNCIA DE QUE OS MILHÕES DE COITADOS JÁ AMARRADOS NESSE CABRESTO CONTINUAM MISERÁVEIS, SEM NUNCA TER SAÍDO DA POBREZA.
ResponderExcluirP.S.: - Na verdade, os “PIDÃO” nordestinos são fatalistas, foram educados pelo PT para aceitar o que a vida lhes trouxer: esmola. Parece até que, a quadrilha petista, alucinadamente, transformou o Brasil num mar de rosas. Quem sabe, num jardim de orquídeas. quando na verdade, fez do bolsa esmola o maior programa de compra de votos do mundo...
Só uma correção, meu caro Altamir: o número não é 1 milhão de pessoas e sim 1,69 milhão de famílias. Pode multiplicar aí por 4 ou 5. O que achei interessante nessa matéria do Globo foi o fato de muitas dessas pessoas terem deixado o programa espontaneamente, quando sabemos que em cidades da capital e interior comumente a safadeza impera com muita gente que não precisa recebendo o benefício
ResponderExcluirREALMENTE, ROBERTO, DESCULPE NOSSA FALHA!!! MUITO BEM CORRIGIDO!!! APROVEITANDO A DEIXA, ESSES DIAS, O SENADOR AECINHO DO PÓ TEVE UMA MEDIDA BRILHANTE. OU SEJA: PROTOCOLOU UM PROJETO NO CONGRESSO NACIONAL PARA TRANSFORMAR O BOLSA-ESMOLA EM UM PROGRAMA DE ESTADO, JAMAIS DE GOVERNO, COMO QUEREM LULA E O PT. UMA PESSOA DE BOM SENSO HÁ DE CONVIR QUE AECINHO DO PÓ ESTÁ ABSOLUTAMENTE CORRETO. O BOLSA-ESMOLA DEVERIA SER UMA POLÍTICA DE ESTADO JAMAIS DE GOVERNO. NÃO É À TOA QUE, O PT TRANSFORMOU O BOLSA-ESMOLA NO MAIOR PROGRAMA DE COMPRA DE VOTOS DO MUNDO.
ResponderExcluirDevem ter sido os Paraguaios, Uruguaios, Bolivianos e Venezuelanos infiltrados no Brasil para votarem no PT.
ResponderExcluirQuerer que alguém acredite em um número positivo do Governo, cuja fonte primária é o próprio Governo é um tanto duvidar da inteligência dos leitores, né não? Agente estudou em escola brasileira, mas ao menos se esforçou um pouco para ser capaz de entender os velhos ditados que dizem: "para bom entendedor meia palavra basta" e "diga-me com quem andas e te direi que eis".
ResponderExcluirO programa BOLSA FAMÍLIA criado pelo ex-presidente LULA, é sim um dos melhores programas já criados por governos federal ou estadual, porque divide o pouco na mão de muitos, e é por isso que é tão criticado por poucos, mas como diz o nosso ex-presidente LULA, o BOLSA FAMÍLIA é como um bolo, quanto mais batem nele mais ele cresce .
ResponderExcluirQUANDO O PT ASSUMIU O GOVERNO EM JANEIRO DE 2003, ABRIRAM-SE PORTAS AINDA MAIS LARGAS PARA FORTALECER A MÁQUINA PARTIDÁRIA, ORGANIZAÇÕES E MOVIMENTOS LIGADOS AO PARTIDO. ALÉM DISSO, CRIARAM-SE PERSPECTIVAS DE ASCENSÃO SOCIAL SEM PRECEDENTES PARA QUADROS E MILITANTES PARTIDÁRIOS. POR MEIOS FORMALMENTE ILEGAIS OU INTEIRAMENTE ILÍCITOS, O GOVERNO LULA ATUOU COM DESENVOLTURA, EM TODAS AS FRENTES, PARA CONTEMPLAR O CONJUNTO DOS APETITES. O PRESIDENTE FOI PRÓDIGO, PELO MENOS NA COMPLACÊNCIA COM O MALFEITO, PRINCIPALMENTE COM OS MENSALÕES DA VIDA E A ROUBALHEIRA DESENFREADA. COMO, APARENTEMEMNTE, HOUVE MAIOR REDUÇÃO DA DESIGUALDADE E DA POBREZA EM SEU GOVERNO, ATRAVÉS DO BOLSA-ESMOLA, QUALQUER CRÍTICA PASSOU A SER "UDENISMO GOLPISTA"; MÍDIA GOLPISTA; ELITE GOLPISTA; MINORIA INCONFORMADA E DANA-SE POR AÍ, AFORA!!! NÃO É VERDADE, O PROGRAMA BOLSA-ESMOLA NÃO PRATICA UMA POLÍTICA DE ESTADO E SIM DE GOVERNO. POR ISSO O BOLSA-ESMOLA É CONSIDERADO O MAIOR PROGRAMA DE COMPRA DE VOTOS DO MUNDO. PRINCIPALMENTE NA TERRA DOS “PIDÃO” NORDESTINOS QUE É HABITADA POR UM MUNDIÇAL REMELENTO ANALFABETO QUE VIVE NUMA REGIÃO ADUBADA PELO ESMOLISMO E UMA ACERBADA CRENÇA RELIGIOSA. O BOLSA-ESMOLA É UMA FARSA QUE TRARÁ, NO FUTURO, CONSEQUÊNCIAS GRAVÍSSIMAS. ATÉ PORQUE O GOVERNO NÃO ABRAÇOU A POBREZA, APENAS DIVIDIU COM A MASSA POBRE ESSA MESMA MISÉRIA. O QUE DEVERIA SER ALAVANCA, TORNOU-SE CANGA ELEITOREIRA, LOCUPLETANDO GOVERNOS INCAPAZES, CORRUPTOS, ASSOCIADOS AO CORONELISMO, VISANDO VOTOS DE CABRESTO. É CONDENÁVEL ESSE ETERNO DEPENDER DOS MAIS POBRES, NÃO BASTASSE A NATUREZA INCLEMENTE, SECAS PROLONGADAS, SE DEFRONTAM COM CANALHAS QUE FINGEM OS REDIMIR DA MISÉRIA, MAS SONEGAM O AÇUDE, O POÇO ARTESIANO, A ESCOLA, A CRECHE. O BOLSA-ESMOLA É UM CÍRCULO VICIOSO QUE ALIMENTA O ÓCIO PRATICADO POR CERCA DE 13 MILHÕES DE FAMÍLIAS QUE NA SUA MAIORIA TÁ SE TRANSFORMANDO A PEDIDO E ORDEM EXPRESSA DO GOVERNO DE AUTÊNTICOS VAGABUNDOS.
ResponderExcluirP.S.: - Através do bolsa esmola, o PT, trata o pidão nordestino não como cidadão, não como cidadã, Mas como um aglomerado. Transformaram esse povo em entulho...
TALVEZ O SR NUNCA PASSOU FOME.
ResponderExcluirOH, POVINHO PRA SE CONTENTAR COM POUCO!!! ALÉM DO RACIOCÍNIO RAQUÍTICO, LIMITADO E CÉREBRO ATROFIADO AO AFIRMAR SEMVERGONHOSAMENTE: "Talvez o Sr. nunca passou fome".
ResponderExcluir