PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

MAGNO LANÇA LIVRO HOJE EM GARANHUNS

Quarto livro do jornalista Magno Martins, “Reféns da Seca” será lançado hoje à noite na cidade, nos jardins da FAMEG – Faculdade de Medicina de Garanhuns. O local foi escolhido pelo próprio escritor, um defensor da reabertura do curso, interrompido pelo MEC após pouco mais de um ano de funcionamento.

“Reféns da Seca”, segundo o próprio autor, resulta de um “mergulho jornalístico” nos rincões do semiárido nordestino. O repórter percorreu mais de 3 mil quilômetros dos sertões de Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e outros estados da região, vendo de perto o drama do homem, da mulher e da criança que sofrem por conta da estiagem.

Numa linguagem simples, às vezes poética e/ou dramática Magno faz um registro histórico importante de uma das maiores secas que atingiu o Nordeste desde os tempos da colônia, passando pelo império até chegar a República atual.

O jornalista, à sua maneira, sem a escrita rebuscada e técnica de Euclides da Cunha, dá o seu grito, faz um protesto, alerta autoridades e estudiosos: “A seca está aí, é preciso que se faça alguma coisa pelo homem e pela mulher do Sertão e do Agreste”.

O seu canto lembra o de Luiz Gonzaga no século passado, defendendo a dignidade da gente nordestina: “Mas doutor uma esmola para um homem que é são ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão”.

“Reféns da Seca” já foi lançado em Recife, Brasília e João Pessoa e o autor do livro foi prestigiado por governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vereadores. Também por jornalistas, professores, intelectuais, leitores interessados em se aprofundar na questão da seca.

Em Garanhuns também deve dar casa cheia. Lá estarão os colegas jornalistas, blogueiros, radialistas, o prefeito Izaías Régis, o presidente da Câmara, Audálio Filho, os representantes da FAMEG, como Márcio Quirino, a intelectualidade garanhuense e muitas pessoas que estão ansiosas para adquirir um exemplar deste livro.

Magno tem em seu currículo os livros “O Nordeste que deu certo”, “O Lixo do Poder” e “A Derrota Anunciada”. No primeiro mostra projetos econômicos capazes de mudar a realidade nordestina; no segundo esmiúça uma outra face de Brasília: a da pobreza; e no último conta a vitória do operário João Paulo na eleição da Prefeitura do Recife, em 2000, quando venceu o democrata Roberto Magalhães, representante das oligarquias.

Nos livros do jornalista, portanto, sempre a temática política e social. E sua paixão pela profissão que abraçou desde jovem, desde quando saiu da sua Afogados da Ingazeira.

Um comentário:

  1. SÃO DOIS BLOGs QUE EU FAÇO QUESTÃO DE LER TODOS OS DIAS: ROBERTO ALMEIDA E MAGNO MARTINS.DEPOIS EU LEIO OS OUTROS TAMBÉM PARA NÃO FICAR COM POUCAS INFORMAÇÕES E TIRAR MINHAS CONCLUSÕES E FAZER TAMBÉM OS MEUS COMENTÁRIOS.

    PARABÉNS PELO LANÇAMENTO DO LIVRO QUE ESTÁ TENDO REPERCUSSÃO PELO PAÍS AFORA . E PARABÉNS POR LUTARES EM PRO DA FAMEG. GARANHUNS E O AGRESTE MERIDIONAL AGRADECEM.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA