SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO

QUINZE JORNALISTAS AGREDIDOS EM SÃO PAULO

Pelo menos 15 jornalistas ficaram feridos durante a cobertura do protesto contra a alta da tarifa de transporte em São Paulo nesta quinta-feira (13). O levantamento é da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

Na lista de agressões sofridas pelos jornalistas estão tiros de bala de borracha, golpes de cassetete, bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e até atropelamento por viatura da Polícia Militar.

Além disso, dois jornalistas --da revista "Carta Capital" e do portal Terra-- foram detidos durante a cobertura da manifestação.

O caso mais grave é do fotógrafo Sérgio Silva, da Futura Press, atingido no olho por uma bala de borracha.

Ele passou ontem por uma cirurgia para reparação do globo ocular no Hospital de Olhos Paulista. O boletim médico sobre o estado de Silva será divulgado hoje.

Por enquanto, as chances de que Silva recupere sua visão seguem abaixo de 5%.

Ele estava na rua da Consolação, próximo a rua Maria Antônia, quando foi atingido pelo disparo. O fotógrafo foi socorrido por um professor que o acompanhava durante a manifestação.

TIRO NO ROSTO

Dos 15 jornalistas feridos, sete são da Folha. Dois deles foram atingidos por bala de borracha no rosto -- o fotógrafo Fábio Braga (que também foi atingido na virilha) e a repórter Giuliana Vallone, atingida na região do olho.

A jornalista voltou a enxergar na manhã desta sexta-feira. Ela está internada no hospital Sírio Libanês desde ontem e deve receber alta no sábado.

Também ficaram feridos dois repórteres do jornal "O Estado de S.Paulo", uma jornalista da rede "Brasil Atual", e mais dois do jornal "Metro".

Um dos casos chama especial atenção. De acordo com a Abraji, Vagner Magalhães, do portal Terra, foi atacado pela PM quando estava sentado na mureta sob o MASP, na Avenida Paulista. (Fonte: UOL).

3 comentários:

  1. Pegue um cara com deficit intelectual, dê uma .40 e um cacetete pra ele, faça doutrinação militar na sua mente dizendo que quem não estiver com farda é VAGABUNDO. E você terá um Puta Merda (PM). Está na hora de acabar com a PM, unificar as policia e acabar com o militarismo.

    ResponderExcluir
  2. TÁ FAZENDO DEZ ANOS QUE NO BRASIL, NA ERA PT, TEMOS UMA IMPRENSA QUASE IMPARCIAL, INTELIGENTE, ANALÍTICA, BOA PARTE APARTIDÁRIA, CONFIÁVEL(QUER DIZER: BONS BLOGS) E DEMOCRÁTICA. SÓ QUE TEM O OUTRO LADO DA HISTÓRIA QUE É A “ESQUERDIZAÇÃO” DAS FACULDADES DE JORNALISMO. NOS ÚLTIMOS ANOS, FORMARAM-SE PROFISSIONAIS FRACOS E IDEOLOGICAMENTE DOUTRINADOS(A MAIORIA TORNOU-SE BLOGUEIRO SUJO E CAPACHO DO PT). VIROU UMA PRAGA A SUBORDINAÇÃO CEGA E PERIGOSA DE GRUPOS DE MÍDIA AO LULA E DILMA E PRINCIPALMENTE AO PT, SEJA POR ALINHAMENTO IDEOLÓGICO (TEMOS NA CARTA CAPITAL UM BOM EXEMPLO), SEJA POR INTERESSE FINANCEIRO (PAULO HENRIQUE AMORIM, NASSIF, AZENHA, BLOGS SUJOS, ONGS E ESSA TURMA DE NOVOS JORNALISTAS OU BLOGUEIROS QUE SE JUNTOU PARA MAMAR NAS TETAS DOS CARAS QUE PRATICARAM O ROUBO DO MENSALÃO, DIGO MELHOR, RÉUS QUE FORAM CONDENADOS PELA AÇÃO PENAL 470, COMO DIZEM ELES, DESCARADAMENTE... NA TREMENDA CARA DE PAU... FAZENDO DE NÓS UNS LERDOS, OTÁRIOS E BABACAS...). NESSE CASO ESPECÍFICO DE SÃO PAULO, A FUNÇÃO DESSA CORJA DE JORNALISTAS PETISTAS É MISTIFICAR OS VÂNDALOS E CONDENAR A POLÍCIA DO BANANA DO ALCKMIN. POIS BEM, OS BLOGUEIROS SUJOS QUE VIVEM A SOLDO DO PT, TÁ PREGANDO AOS INCAUTOS QUE, A POLÍCIA DE SÃO PAULO AGIU; A DO RIO SÓ REAGIU... A CANTIGA DA PERUA DOS BLOGS QUE VIVEM À CUSTA DAS ESTATAIS É UMA SÓ: QUANDO A POLÍCIA DO RIO USA BOMBAS DE GÁS LACRIMOGÊNIO, BALAS DE BORRACHA E SPRAY DE PIMENTA, ESTÁ REAGINDO À TRUCULÊNCIA DE MANIFESTANTES QUE PERDERAM O SENSO DA MEDIDA; QUANDO A POLÍCIA DE SÃO PAULO USA BOMBAS DE GÁS LACRIMOGÊNIO, BALAS DE BORRACHA E SPRAY DE PIMENTA ESTÁ OPTANDO PELA TRUCULÊNCIA. ENTENDERAM O TROCADILHO?!?!?!


    P.S.: - Nessa desordem toda tem um “VILÃO” que é o “XÁ DE XUXÚ” do bundão do Geraldo Alckmin e do outro lado, claro, os dois mocinhos do PT: O prefeito Fernando Haddad e o Ministro da Justiça, candidato a Governador por São Paulo, José Eduardo Cardoso. Quer dizer, não precisa explicar eu só queria entender...

    ResponderExcluir
  3. NUMA SACADA COERENTE, O JORNALISTA AUGUSTO NUNES INFORMA COM TODAS AS LETRAS QUE O MOCINHO FERNANDO HADDAD TROCOU O CARGO DE PREFEITO PELO OFÍCIO DE JUIZ DE BRIGA DE RUA. CAPRICHANDO NA POSE DE QUEM NÃO LEMBRA DIREITO QUE O AUMENTO FOI DECRETADO PELO POSTE QUE LULA INSTALOU NA PREFEITURA. POIS BEM, É INSENSATEZ E DESFAÇATEZ DEMAIS PRO MEU GOSTO. É UMA CARGA DE CINISMO ESTAMPADA POR ESSE CARA, QUE SE DIZ PREFEITO, QUE ENVERGONHA NÃO SÓ A CIDADE DE SÃO PAULO COMO TAMBÉM ENOJA UM POVO DE UM BRASIL QUE PRESTA. ALÉM DO PREFEITINHO SUPERCOXINHA MAURICINHO MIOJO DO ENEM, O JORNALISMO QUE ESTÁ SENDO RESPIRADO PELOS BLOGUEIROS PUXA-SACOS DO PT É DE FAZER NOJO. TODA ESSA BADERNA PROVOCADA PELO PT E OUTROS DINOSSAUROS COM AJUDA DE AMPLO APOIO DOS BLOGS SUJOS PINTANDO, BORDANDO E MENTINDO EM SÉRIE NAS SUAS REDAÇÕES SÓ PODIA DAR NISSO. UMA CAMPANHA ELEITORAL CONTRA O GOVERNADOR DE SÃO PAULO ANTECIPADA E MUITO TRANSTORNOS PARA OS PAULISTANOS INOCENTES ENVOLVIDOS NESSE FESTIVAL DE GAIATICE DO PT. SEI NÃO, MAS ESTOU QUASE ACREDITANDO QUE DETERMINADOS BLOGUEIROS E JORNALISTAS COMPROMETIDOS COM A QUADRILHA ANDAM CHEIRANDO MUITO COCÔ OU A REDAÇÃO DO PRÓPRIO BLOG, EM VEZ DE ACENDER INCENSOS, ANDA DEIXANDO TODAS AS PRIVADAS ABERTAS. PROVANDO QUE É UM BOM PETISTA E UM PÉSSIMO PREFEITO, SUPERCOXINHA VAI QUERER TIRAR VANTAGEM DA SITUAÇÃO QUE ELE MESMO PROVOCOU. COMO NÃO PODE CULPAR O GOVERNADOR PELA ALTERAÇÃO DO PREÇO DA PASSAGEM, JÁ QUE ISSO É PRERROGATIVA DO PREFEITO, AGORA VAI CULPAR PELA AÇÃO DA POLÍCIA. NO FUNDO, MESMO FEDENDO, ESSES POSTES DO LULA NÃO PASSAM DE QUADROS DO PARTIDO, ENVIADOS PRA DAREM A CARA A TAPA ENQUANTO UNS E OUTROS APRONTAM COM AS NOSSAS INSTITUIÇÕES, O NOSSO PAÍS E O NOSSO FUTURO CONSTITUCIONAL. O QUE ESSES VÂNDALOS, VAGABUNDOS E DELINQUENTES ESTÃO MERECENDO COM ESSE QUEBRA-QUEBRA SÃO UNS DIAS TRANCAFIADOS PARA SABER O QUE ACONTECE QUANDO A DEMOCRACIA É PISOTEADA E COLOCADA EM RISCO. TUDO O QUE ESSA CORJA QUER É TRANSFORMAR O BRASIL EM UM CUBÃO.


    P.S.: - Ideia genial do jornalista NUNES ao afirmar que o ADDAD é Juiz de briga de rua, genial. Apita, prefeito!!!

    ResponderExcluir