SEBRAE

SEBRAE
SEBRAE

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

VÂNDALOS AFRONTAM JUIZ DE CAPOEIRAS

Barragem do Gurjão. Foto de Orlando Calado

No mesmo dia em que o juiz da comarca de Capoeiras proibiu carros pipa de tirarem água da Barragem do Gurjão e determinou a retirada de bombas do reservatório, vândalos resolveram afrontar a autoridade do magistrado.

Durante o dia desta quinta-feira funcionários da Compesa cumpriram a ordem judicial, à noite, desconhecidos invadiram a casa onde ficam as bombas da barragem e atearam fogo em tudo, deixando os moradores de Capoeiras e Caetés sem abastecimento d´água.

Segundo o responsável pelo escritório da Compesa em Capoeiras, José Valdivo, que foi entrevistado pelo blogueiro Raimundo Lourenço, os marginais jogaram gasolina sobre os dois conjuntos de bombas e em cima do painel de acionamento elétrico que havia no local, provocando um incêndio. “A destruição foi tão grande que até o reboco das paredes caiu na estação elevatória do Gurjão”, escreveu Raimundo.

Tudo leva a crer que foi uma atitude de retaliação à ordem do juiz. Este proibiu a retirada indiscriminada de água que estava se fazendo no açude, através de carros pipa e 16 bombas instaladas no local. Essa retirada era feita por fazendeiros, agricultores e avicultores de Capoeiras e São Bento do Una, além de moradores do povoado Maniçoba.

Funcionários da Compesa visitaram o Gurjão para verificar os estragos e depois foi prestada queixa na delegacia de polícia do município.

11 comentários:

  1. Muito triste isso, mas tem também uma conta que é o cumulo do absurdo, chega água nas residencias ha cada 15 - dias, segundo moradores da Caetés - PE e pagam em media 30,00 de conta, em tempos de seca o certo seria não cobrar nada, porque o governo não investe nesta área para esses municípios. Só recebe e o retorno é conta todos os meses.

    ResponderExcluir
  2. José Fernandes Costa22 de fevereiro de 2013 20:15

    É muito difícil conter a sanha assassina de marginais dessa má qualidade./.

    ResponderExcluir
  3. resta agora apenas descobrir quem são os ressponsáveis por este ato de vandalismo e lhes aplicarem a lei, lugar de vândalo é na cadeia, espero que o juiz mostre peito e coragem e que a polícia logo encontre os rssponsáveis. chave neles. cadeia neles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo na Maniçoba sabe quem foi, poi lá em um certo comércio foi comemorado o ato criminoso. Um é irmão de uma autoridade do município, seu filho e seu genro. O outro é irmão de um grande comerciante de Capoeiras, e tinha também uma bomba d'agua no açude. É muito fácil de saber quem foi, resta saber se vão mesmo querer pegar os culpados.

      Excluir
    2. senhor juiz conclua o seu trabalho, pois estamos esperando que haja e encontre logo esses criminosos, mal elementos.

      Excluir
  4. Proibir é fácil demais colocar polícia para fiscalizar são outros quinhentos. Mais uma prova de que um togado com uma patente, por sí só não servem pra nada.

    ResponderExcluir
  5. A COMPESA É DO ESTADO DE PERNAMBUCO QUEM COMANDA TUDO É O GOVERNADOR

    AS ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE ESTA SE APROXIMANDO E TUDO INDICA QUE O GOVERNADOR DE PERNAMBUCO EDUARDO CAMPOS VAI SER CANDIDATO AO CARGO DE PRESIDENTE

    SE TODOS ELEITORES DE PERNAMBUCO ANALISAR BEM VÃO VER QUE O GOVERNADOR DE PERNAMBUCO ATE O PRESENTE MOMENTO NÃO FEZ NADA PARA AMENIZAR A SITUAÇÃO DOS PERNAMBUCANOS QUE ESTÃO SOFRENDO COM A SECA PENSE BEM ELEITORES ANTE DE DA SEU VOTO NOS CANDIDATO QUE SÓ FAZ PROMETER E NADA COMPRI.

    MAQUINAS ENZISTE E MUITAS DINHEIRO TEM SOBRANDO SÓ FALTA A BOA VONTADE E EMPENHO PARA FAZER ESTA BARRAGEM...O GURJÃO FOI FEITA A QUANTO TEMPO E AS CIDADE SEMPRE ESTÃO CRESCENDO A POPULAÇÃO TAMBÉM.

    EU ESTAVA DECIDIDO EM VOTA NO EDUARDO CAMPOS MAIS ESTOU VENDO QUE NÃO AI ADIANTA PORQUE ELE SENDO GOVERNADOR DESTE ESTADO NÃO FEZ NADA IMAGINA QUANDO FOR PRESIDENTE.

    ResponderExcluir
  6. a população de caetés e capoeiras estão sofrendo já faz muito tempo com a falta de aguá a Compesa tem o dever de fornecer aguá para a população de todas as cidade do estado de pernambuco mesmo porque quando a conta chega se alguns não paga o fornecimento de aguá é logo cortado

    este juiz proibiu os carros pipa particular de tira aguá da barragem mais a Compesa tem o direito de colocar carros pipa dela para abastecer a população de caetés e capoeiras...a conta chegou e já foi paga mesmo sem ter aguá suficiente só chegando uma vez por més

    este mesmo juiz que proibiu que mandou tira as bombas partícula da barragem ele deve agora obrigar a Compesa a fornecer aguá para a populaçõa nos carros pipa da Compesa

    OU A CORDA SÓ VAI ARREBENTAR DO LADO DOS MAIS FRACOS.????

    ResponderExcluir
  7. MUITO INTERESSANTE O EX PRESIDENTE LULA NATURAL DE CAETÉS PASSOU MUITAS DIFICULDADE PARA CHAGAR ONDE CHEGOU FOI PRESIDENTE DO BRASIL POR ( 08 ) APOIOU A DILMA A QUAL É PRESIDENTA NO MOMENTO MAIS É MUITO LAMENTÁVEL PORQUE ELE ESQUECEU DOS SEUS CONTERRÂNEOS JUNTO COM O SR ZÉ DA LUZ QUE GOVERNOU CAETÉS POR 20 ANOS DEIXANDO A POPULAÇÃO DE CAETÉS SEM SAÍDA COM OS PROBLEMAS DAS SECA SEM TER FEITO UMA BARRAGEM PARA ARMAZENAR AGUÁ SUFICIENTE PARA SUPRI AS NECEDADE DOS SEUS CONTERRÂNEO O QUAL DEU SEU VOTO DE CONFIANÇA PARA ELE SE TORNA O QUE ELE É HOJE... ISSO É MUITO LAMENTÁVEL MESMO

    E NÃO DEIXANDO DE LADO O SR GOVERNADOR PERNAMBUCANO EDUARDO CAMPOS O QUAL É PRESIDENTE DO MESMO PARTIDO DO SR ZÉ DA LUZ QUANDO O MESMO PASSOU 20 ANOS NO PUDER DESTA CIDADE DE CAETÉS SEMPRE DANDO AS COSTAS PARA OS PROBLEMA DAS SECAS QUE SEMPRE OCORREU NESTE MUNICÍPIO SERÁ QUE JÁ NÃO BASTA TODA POPULAÇÃO TANTO DE CAETÉS OU DE CAPOEIRAS COMPRAREM AGUÁ PARA BEBÉ PORQUE A AGUÁ DA COMPESA NÃO SERVE PARA O CONSUMO QUANDO CHEGA UMA VEZ POR MEZ...ISSO É LAMENTÁVEL MESMO

    SERÁ QUE OS ELEITORES QUE TEM CONHECIMENTO DESTES PROBLEMAS AINDA VÃO VOTA NESTE TIPO DE POLÍTICOS ???

    ( EU MESMO NÃO VOTO ) Jorge caetés PÉ.

    ResponderExcluir
  8. "SOVC"
    Estamos em situação de Escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais;
    Assim a política garante a vida humana em primeiro plano. Mesmo de domínio público,os diversos interesses podem dificultar o acesso à água.Nestes casos, a prioridade é para o consumo humano e animal.
    É inadmissível a ação de vândalos em um processo delicado como esse.
    Espero ansioso a decisão do Dr, Francisco Tojal Dantas Matos. ( no acompanhamento do caso), pois os moradores de Capoeiras é Caetés estão sem água nas torneiras.
    Se pararmos para pesar no consumo de nossas casa imediatamente sentiremos a falta d' água imagine a situação de Hospital,escolas entre outros Órgãos de uso coletivo.
    O fato tem que ser investigado e os responsáveis devem ser punidos.

    ResponderExcluir
  9. De modo algum starei defendendo quem cometeu este ato, apenas, entendo o desespero. A decisão do Juiz foi no minimo cruel. proibir as retirada de água para fins industrial era aceitavel agora proibir que pequenos agricultores que já sofrem com a estiagem nao pudessem dá ultilizar água para saciar a sede de seu gado que ora não há mais outro lugar para conseguir água é outro.
    devemos em momento de crise nos unir para atravessar juntos a dificuldades e não tentar projudicar com a lei que já foi punido pela natureza. Peço que vada um tente se colocar no lugar de um morador rural de sitios como Maniçoba. Barra do Gurlão, Una dos cordeiro e outros, que agora já não tem onde buscar mais agua e saberá o que é desepero. Vale a pena relembrar que a Barragem Gurjão não foi construída com recursos municipais ou muito menos com dinheiro do IPTU paara que apenas moradores da zuna urbana tem direitoa água.

    ResponderExcluir