PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

ESCOLA SÃO JOSÉ ESTÁ ENTRE AS MELHORES DE PE


A Escola São José como é hoje

Quem entra hoje na Escola São José de Garanhuns nem imagina que há cerca de dez anos, ela ameaçava fechar devido a graves problemas estruturais no prédio onde funciona. Os problemas eram muitos, salas com o teto desabado, telhado ameaçado pelos cupins, paredes sem o reboco, pátio sem pavimento. A maior dificuldade era que por ser um prédio alugado, o governo não poderia reformar. Então o que fazer?  A palavra é simples – mobilização – mas deu muito trabalho. O recomeço veio a partir do ano de 2002 quando a Professora Maria Jisleide Gomes assumiu a gestão tendo a professora Maria José Melo como gestora adjunta e que em 2006 assumiu a gestão permanecendo até hoje.  Governo, gestores, professores, servidores, pais e alunos se movimentaram para mudar essa realidade. O Governo do Estado fez todo o retelhamento do prédio, mudou a rede elétrica e a reconstrução da cozinha, sala os professores e sala de gestão. O jardim, os bancos,  o piso do pátio vieram por meio das parcerias firmadas pela gestora com a comunidade escolar. E aos poucos, surgia uma nova escola.   

Antes da reforma, a Escola sofria com a perda de alunos, ninguém queria viver em um ambiente como aquele, os menos de 400 alunos da época transformaram-se em 900 nos dias atuais.  Mas a maior mudança não foi estrutural e sim na aprendizagem, junto com o novo ambiente surgiram funcionários, professores e alunos mais motivados e consequentemente mais aplicados. Hoje a Escola São José estampa com orgulho a nota 4,9 alcançada no último IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (2011), esta seria a meta que a Escola deveria alcançar apenas em 2015. Essa nota deixa a Escola em primeiro lugar em Garanhuns e região entre as escolas regulares e nono lugar em Pernambuco, perdendo apenas para escolas de aplicação ou de referência. Vale salientar que há cinco anos a escola se mantém nos primeiros lugares.

De acordo com a gestora escolar professora Maria José Melo, esses resultados não foram apenas reflexo da melhora da estrutura física, ela elenca fatores essenciais para essa revolução escolar como, o comprometimento de toda a equipe e a participação ativa da família na escola.

Porém para que todos esses fatores somados trouxessem resultado, a liderança da gestora Maria José Melo foi fundamental. Desde que assumiu a direção ela colocou como meta pessoal ver a escola totalmente transformada tanto na estrutura física, quanto na pedagógica. “Para mim foi um grande desafio, mas hoje ao olhar os resultados alcançados, as fotos antigas, conversar com alunos, ex-alunos e com os pais, vemos que valeu à pena.”

A Escola São José também se destaca no índice que mede a qualidade de ensino no Estado, o SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco). Desde 2008, quando o sistema foi implantado, a escola sempre supera as metas em mais de100%. De acordo com o gestor da GRE-AM (Gerência Regional de Ensino do Agreste Meridional), Paulo Lins, a Escola São José é um exemplo para a região. “A intenção do Governo do Estado é que todas as escolas estaduais possam atingir bons índices nos sistemas de avaliação de aprendizagem. Para isso a cada ano Pernambuco vem aumentando o investimento nas unidades escolares. Exemplos como o da São José demonstram que isso é possível com a união de todos”, ressaltou Paulo Lins.  (Texto da jornalista Jacqueline Menezes. As imagens são do Arquivo da Escola).

A Escola São José como era antes

10 comentários:

  1. Eu lembro dela antes,pois Maria Jisleide é minha irmã e ela juntamente com Maria José lutaram muito para conseguir esse resultado,com muita ajuda do governo e os demais a escola hoje está entre as melhores de Pernambuco,parabéns a todos que contribuiram em especial Maria Jisleide-lLeda e Maria Jose,elas são o coração dessa escola.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa esta postagem, é o resultado de um esforço de pessoas simples, que desejam o melhor p/ sua comunidade.



    ResponderExcluir
  3. Gostaria de parabenizar a diretora Maria José pela dedicação, competência e comprometimento, pois foram estes os fatores que realmente fizeram a diferença. Sabemos como é difícil hoje conseguir uma vaga nessa escola. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Essa e a minha escolaa!!e muito linda e bem cuidada

    ResponderExcluir
  5. Parabens a equipe da Escola São Joaé, Conheço bem essa escola e sei como era antes. Realmente a Escola hoje é referencia. Conheço também a peofessora Maria José e admiro sua dedicação e compromisso.

    Parabens !!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Tive o prazer de estudar nesta escola no inicio dos anos 70, aonde a direção era irmã Amância se não me engano...e era uma escola de referência na época por uma ezxcelente alfabetização...

    Parabéns a nova gestora da escola que resgatou a auto-estima, e o melhor melhorando o apredinzado...

    Que boa notícia a todos que por ai passarão,ou seja corpo docente e dicente

    ResponderExcluir
  7. Cara colega Maria José fiquei feliz com essa reportagem, mais do que justa, comheço de perto esse belo trabalho de reconstrução. Hoje a escola está linda com excelente resultados. Por isso que eu não entendo porque você não quer continuar na gestão.

    Parabéns e Boa sorte.

    ResponderExcluir
  8. A escola relmente chama a atenção de todos que entram lá.
    Fui aplicar uma prova nesta escola e fiquei encantada. Parabéns também pelos excelentes resultados.

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. Meu esposo foi transferido pra esta cidade e todos me informavam essa escola. Ela é realmente muito boa.
    Difícil é conseguir uma vaga nela.

    ResponderExcluir
  10. Sou professora desta escola e com orgulho. Realmente a dedicação e compromisso da gestora e de toda equipe é o diferencial dela.
    Sinto muito a saída da gestora.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA