SEBRAE

SEBRAE
SEBRAE

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

COMO SURGIU O DIA DO PROFESSOR

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil. 

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida. 

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor. 

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano. 

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil. 

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". 

3 comentários:

  1. Amigo Roberto Almeida,
    Que bom seria se a poderosa rede de televisão do "plim-plim"
    eletrônico fizesse isto que você faz, aqui, no seu Blog, contando a
    História do Dia do Professor!
    Não fosse a ideologia política da Globo idiotizar e deixar
    imbecilizada a população brasileira, recebendo o comando editorial
    vindo dos norteamericanos, a nossa televisão podia fazer, numa escala
    infinitamente maior, o que Miguel Arraes de Alencar e Paulo Freire
    fizeram no passado: alfabetização pelo rádio.
    Caso a rede de televisão, uma das mais poderosas do mundo, que cresceu
    lambendo botas de generais, usasse os horários de suas novelas imbecis
    para um programa de alfabetização, este mal seria banido de vez do
    nosso Brasil.
    Para você ter uma ideia, aqui, no Recife, no Mercado da Madalela, por
    exemplo, só para ficar neste universo, são muitos os trabalhadores
    analfabetos.
    A televisão podia ir mais além, não apenas alfabetizar, mas,
    sobretudo, seguir Paulo Freire, seguir a grande educadora
    pernambucana, com quem tive o privilégio de trabalhar, Dona Miryan da
    Costa Carvalho Didier, e avançar com um projeto educativo libertador,
    aguçando a inteligência humana, com arte e criatividade.
    Minha homenagem a você, que também foi professor universitário, ao
    Blog, pela iniciativa e a todos os professores, não apenas de
    Garanhuns, mas de todos os recantos de Pernambuco, do Nordeste e do
    Brasil, esses autênticos guerreiros de uma guerra pela paz, com
    sabedoria, educação e inteligência.
    Recebam a homenagem de um ex-professor de Educação Física, do ensino
    especial de Pernambuco, que trabalhou durante nove anos com crianças.

    Um abraço,
    Ruy Sarinho
    Olinda/PE

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto que informa a mim mesmo motivo de comemorar meu dia! :)

    ResponderExcluir
  3. EU SEMPRE TENHO MUITA SAUDADE DOS MEUS PROFESSORES QUE REALMENTE ME ENSINARAM E ME DERAM FORÇAS PARA CONTINUAR A LUTA EM BUSCA DO SABER E DA COMPREENSÃO.

    SOMENTE LAMENTO QUE COMO PROFESSOR NÃO TENHA SIDO RECONHECIDO TODAS AS VEZES QUE RESOLVI DISPUTAR UMA ELEIÇÃO EM MINHA CIDADE NO TOTAL DE 8 DISPUTAS QUANDO PERDI 6 INCLUSIVE A ATUAL EM 2012.

    FUI O MAIOR DEFENSOR DOS PROFESSORES PÚBLICOS E DOS SERVIDORES DE LAGOA DO OURO QUANDO MUITOS E MUITAS FORAM PERSEGUIDAS,HUMILHADAS,DESPREZADAS E JOGADAS NO MUNDO DA AMARGURA.

    FUI EM 1990 RELATOR DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL GARANTINDO TODOS OS DIREITOS SOCIAIS DOS SERVIDORES PÚBLICOS QUANDO NÃO GANHAVAM SEQUER UM SALÁRIO MÍNIMO, 1/3 DE FÉRIAS E 13%.

    APRESENTEI UM REQUERIMENTO EM 2001 PEDINDO AO PODER EXECUTIVO PARA ISENTAR TODAS AS PROFESSORAS E SERVIDORES APOSENTADOS DA COBRANÇA DO IPSELO(INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DE LAGOA DO OURO).

    COMO RELATOR DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL DE LAGOA DO OURO GARANTI O DIREITO DE TODO E QUALQUER SERVIDOR PÚBLICO SER PRESIDENTE DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNCIPAIS SEM SOFRER TODO E QUALQUER TIPO DE PERSEGUIÇÃO POLÍTICA.

    FUI DURANTE 11 ANOS COORDENADOR E/OU SECRETÁRIO E TESOUREIRO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL DE LAGOA DO OURO QUANDO MAIS DE 100 ATAS EU AJUDEI A ESCREVER E DIGITAR E 12 ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS AJUDEI A FAZER OS SEUS ESTATUTOS E DESCREVER SUAS ATAS.

    RETORNANDO A MINHA TERRA NATAL RESOLVI DAR MINHA CONTRIBUIÇÃO COMO PROFESSOR E COMO POLÍTICO E UM CERTO DIA RESOLVI DAR AULAS PRATICAMENTE DE GRAÇA EM 2005.COLOQUEI UMA PLACA NO COLÉGIO JANDIRA PEDROSA COM A SEGUINTE FRASE: AULAS DE QUÍMICA E MATEMÁTICA POR APENAS R$ 10,00 MENSAL. COMEÇEI COM 12 ALUNOS.COM 6 MESES RESTARAM APENAS 4 ALUNOS(as).

    ESTA, PORTANTO, FOI MINHA MAIOR DECEPÇÃO QUE EU TIVE.LEMBRO-ME DA PROFESSORA MARIA JOSÉ FERREIRA DO COLÉGIO DIOCESANO DE GARANHUNS QUANDO DAVA SEMANALMENTE AOS SÁBADOS AULAS DE GRAÇA DE PORTUGUÊS QUE COMEÇOU COM 40 ALUNOS E TERMINOU COM APENAS 20 ALUNOS.

    PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES (as) DESTE BRASIL PELO NOSSO DIA.NÓS MERECEMOS SER RECONHECIDOS SIM!

    ResponderExcluir