PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

UM POUCO DA HISTÓRIA DE EUNICE LUNA

Garanhuns perdeu hoje uma mulher que era um Patrimônio da Cidade, como cidadã e produtora cultural. Aos 91 anos de idade Eunice Melo Luna ainda pintava, escrevia, contava histórias, dava lições de vida aos filhos e amigos ou amigas. Deixa um legado de mais de 150 trabalhos em pintura e um livro, publicado em 2005, intitulado A Minha História. Neste relata com estilo as experiências da infância e da adolescência. Foi aluna do Santa Sofia e do Colégio Santa Gertrudes, em Olinda, e na passagem por esses educandários foi pegando gosto pelas artes e se aprimorando nos pinceis. Expôs seus trabalhos na Suíça Pernambucana, em Recife e outras cidades. Muito do que produziu e mostrou ao público foi quando já estava com mais de 80 anos de idade. Pela seu exemplo de mulher forte, jovem ainda aos 90 anos, foi destaque na capital, sendo tema de reportagens no Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio. 

Eunice era mãe de Fernando Luna e Socorro, esposa de Toinho de Alves de Lima. Os dois foram secretários de Turismo e Educação de Garanhuns, no Governo de Bartolomeu Quidute. Os outros filhos da artista plástica: Eliane, Niedja, Graça e Rosângela. 

Está de luto não apenas a família Luna, mas Garanhunhuns. Dona Eunice, porém, como todo artista, não morreu, encantou-se. Ficou nos livros, na poesia, nas amizades, nos filhos, nos netos, nos quadros que pintou e estão espalhados pelas Sete Colinas e em muitas cidades de Pernambuco e do Brasil.
(Na foto acima Eunice Luna na capa do seu livro, de 2005; Ao lado numa reportagem do Diário de Pernambuco; abaixo quando foi destaque em matéria do Correio Sete Colinas de Garanhuns, em 2003. Você pode visualizar melhor as ilustrações clicando em cima de cada uma delas).


4 comentários:

  1. o corpo da senhora EUNICE LUNA esta sendo velado no velorio da FUNERARIA SUISSA na Avenida simoa gomes Heliopolis o Sepultamento esta marcado para esta segunda feira as 10;00 da Manha no Cemiterio Sao miguel em garanhuns

    ResponderExcluir
  2. Cáríssimo amigo Jornalista Roberto Almeida.

    Em nome da família Luna, desejo externar nosso agradecimento pelo artigo publicado sobre nossa mãe EUNICE MELLO LUNA. Somos grandes admiradores de seu trabalho jornalístico, a clareza e leveza de suas palavras, mergulhando na mais pura essência do tema abordado, com grande zêlo pela verdade dos fatos, sem sensacionalismo e com a maestria ! Voce está entre os maiores e melhores profissionais de imprensa, um exemplo de perseverança, dedicação e testemunho de vida.
    Parabéns e muito obrigado.
    Haeckel Fernando Luna

    ResponderExcluir
  3. Caro Fernando,

    Você, sua mãe e demais familiares são merecedores demais desse texto simples que fiz, digitando as palavras com o coração. Agradeço pela palavras tão gentis que representam um estímulo a mais no nosso trabalho. Que Deus ilumine a todos neste momento em que Dona Eunice foi chamada a compartilhar o paraíso com o Criador, depois de cumprir muito bem sua missão do lado de cá. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Roberto Almeida,
    agradeço pela homenagem prestada pelo vosso Blog à minha Avó querida.
    Perdemos um exeplos de mulher guerreira (Guerreira mesmo), amável e admirada, e Garanhuns perdeu uma grande artista.
    A missa de 7º dia acontecerá no próximo sábado (dia 21/07/2012) às 19:30h na catedral.

    Muitíttimo obrigada mesmo.
    Fernanda Luna.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA