SEBRAE

SEBRAE
SEBRAE

ALEPE

ALEPE
ALEPE

terça-feira, 24 de julho de 2012

ANITA VALENÇA COMPLETA 100 ANOS DE VIDA

O professor Evando Lustosa escreveu um bonito texto para homenagear Anita da Mota Valença, que completa 100 anos nesta terça-feira, dia 24 de julho de 2012. Ela nasceu, como seu irmão mais conhecido - Adelmar da Mota Valença -, na Fazenda Beira Mar, município de Pesqueira. Mas estava destinado que esta família viria fazer história em Garanhuns. As mulheres se tornaram professoras, quase todas elas, Adelmar se fez padre, depois monsenhor e dirigiu de modo exemplar o Colégio Diocesano durante quase meio século. E Amílcar se tornou pecuarista, vendia leite de porta em porta, até se tornar vereador e depois prefeito do município. Também está perto de um século de vida. 

Escreve o professor Evando: "Durante 34 anos Almira Valença exerceu o magistério, ensinando o primário, no curso de datilografia e no curso infantil, que era o cristalino dos seus olhos e pelo qual tinha um amor especial. Quem lembra tem saudades, especialmente nos dias 7 de setembro e 12 de outubro, quando ficava lado a lado com as criancinhas. 

Evando lembra que Almira também ensinou no antigo Ginásio do Arraial e no Recife. "As suas lições de vida, de moral, de humildade, de caridade, de bondade, de perseverança e fé cristã, lhe fez granjear ilibada reputação. O seu centenário geram os mais cândidos sentimentos e as irradiações do vosso espírito têm as propriedade de eletrizar aqueles que a maré da felicidade faz arribar ao porto da vossa amizade", escreveu o professor. 

"Parabéns por este presente que recebes de Deus, que é o centenário da sua vida", completa Evando Lustosa.

4 comentários:

  1. DEVE SER UMA OTIMA PESSOA PARA DEUS LHE DAR TANTOS ANOS DE VIDA E QUE VC TENHA MUITA SAUDE E PARABENS

    ResponderExcluir
  2. Evando querido
    Você está falando de Anita ou Almira? A aniversariante é Anita.

    ResponderExcluir
  3. ADM. FABIO FERREIRA24 de julho de 2012 12:36

    FUI ALUNO DA PROFESSORA ANITA, NO COLÉGIO DIOCESANO DE GARANHUNS, A ELA AGRADEÇO TODA DEDICAÇÃO QUE TEVE COMO NOSSA MESTRE NOS TRANSMITIU O VERDADEIRO VALOR DO CARATER E DA HUMILDADE, EU ERA APENAS UMA CRIANÇA, MAIS LEMBRO DE COMO ELA SEMPRE FOI DEDICADA AOS SEUS PIPOLHOS.
    LEMBRO-ME BEM UM DIA TRISTE, QUE UM DE SEUS ALUNOS LHE MORDEU O DEDO, MAS ELA NUNCA TRATOU O ALUNO MAL, PELO CONTRARIO SEMPRE DEU-LHE CARINHO E ATENÇÃO.

    SEU EX-ALUNO: ADM. FÁBIO FERREIRA/PERITO TRABALHISTA

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a toda família Valença

    ResponderExcluir