PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

INALDO SAMPAIO E A POLÍTICA EM GARANHUNS

A resistência de Garanhuns à candidatura de Antônio João é destaque na imprensa da capital. Hoje os dois principais jornalistas políticos de Recife, Inaldo Sampaio e Magno Martins, abrem suas colunas escrevendo sobre o assunto. Confira neste primeiro post o artigo de Inaldo e no seguinte o de Magno.

"O PSB conduziu mal a transferência do presidente da Amupe, Antonio João Dourado, de Lajedo para Garanhuns, para candidatá-lo à sucessão do prefeito Luiz Carlos Oliveira. Alegou a direção estadual do partido que a “Suíça Pernambucana” se ressente há muitos anos de um bom gestor e que não enxerga força política nos seus líderes locais – Ivan Rodrigues, Marlos Duarte e Emília Pessoa – para conquistar a prefeitura. Daí ter “importado” de Lajedo Antonio João no intuito de entronizá-lo no poder.

Tirar Antonio João do PDT e filiá-lo ao PSB já resultou numa grande trapalhada. Primeiro, porque o prefeito Luiz Carlos Oliveira, que aparentemente estava morto, ressurgiu das cinzas feito um leão. Reuniu presidentes de 20 partidos, incluindo os que lhe fazem oposição, para repudiar a candidatura em sua cidade do atual prefeito de Lajedo. Isso equivale a uma “intervenção branca”, disse ele. E o povo de Garanhuns não aceita isto “porque a cidade tem homens para governá-la”.

Depois, prejudicou-se o próprio Antonio João que agora está impedido de disputar a reeleição em sua cidade porque o título está em Garanhuns. Por último, deu-se um motivo a todas as forças políticas da terra de Lula para se unirem contra o PSB, inclusive o suplente de deputado, “Zé da Luz”, que também é contrário à candidatura do presidente da Amupe. Não há dúvida de que ter um gestor do nível do prefeito de Lajedo seria honroso para Garanhuns, mas é preciso combinar com o povo.

Garanhuns 1 – A ira do prefeito Luiz Carlos de Oliveira com o PSB é porque ninguém desse partido conversou com ele sobre a candidatura de Antonio João. Se não fosse da Frente Popular, tudo bem. Mas sendo filiado ao PDT, disse ele, é inaceitável que não tenha sido procurado.

Garanhuns 2 – O presidente do PDT, José Queiroz, também só soube pela Imprensa que o prefeito de Lajedo deixaria o seu partido para se filiar ao PSB. Antonio João só deu ciência prévia de sua decisão a João Lyra Neto, “que foi o único membro do PDT que me deu atenção”.

Garanhuns 3 – Diante da confusão política que se gerou em Garanhuns por causa da candidatura de Antonio João (PSB), o senador Armando Monteiro Neto (PTB) empurrou Izaías Régis (PTB) para a disputa. Izaías é natural de Terezinha, mas reside em Garanhuns há mais de 30 anos. Ele diz que “ainda” não tem o apoio do prefeito Luiz Carlos Oliveira, “mas vou trabalhar para isso”.

Garanhuns 4 – O ex-prefeito Silvino Duarte (PSDB) aproveitou a trapalhada da transferência do domicílio eleitoral de Antonio João para Garanhuns para marcar posição política na cidade. “Eu não votei no atual governador”, disse ele, insinuando ter sido Eduardo Campos o mentor da candidatura do prefeito de Lajedo. Lá, em 2010, o governador obteve 92% dos votos válidos. (Texto de Inaldo Sampaio).

13 comentários:

  1. Estamos apenas começando a nossa rebelião, Não podemos aceitar tamanha agressão a nossa independência Política, mesmo que não estejam presentes grandes nomes, mais cabe a nós Garanhuenses de nascimento ou de amor e adotados, escolhermos o Futuro da nossa cidade, nem que para isso tenhamos que pagar preços altos por erros, mais estes erros são nossos, e não podem ser tirados da seara da nossa decisão. Cabe a nós sim Garanhuenses, escolhermos aqueles que são filhos da terra ou adotados ( não de paraquedas ou por imposição), para comandar a nossa Cidade, Não podemos esquecer que temos que escolher bem, e isso que irá decidir somos nós, jamais Governador algum pode querer ou até pensar que somos seu curral, e querer fazer aqui sua Capitania Hereditária. Viva Garanhuns Viva a Independência da Terra de Simoa, da Terra das Sete Colinas.

    Cleto José

    ResponderExcluir
  2. Li os textos dos jornalistas recifenses, este e o próximo do Magno Martins. Penso que o Roberto Almeida outro jornalista da pesada, colocou os textos nesta ordem de propósito, pois nos força a ler os dois. Ambos dizem mais ou menos a mesmo coisa, salvo nos detalhes, mas as últimas linhas do texto do Magno resume o quadro para Pernambuco:

    “Isso não causa surpresa a ninguém, entretanto, com o vento soprado das redondezas do Palácio das Princesas, porque Pernambuco vive, hoje, uma situação inusitada, onde o governador, por achar que faz uma gestão bem avaliada, age com viés extremamente autoritário. Acha que pode tudo, inclusive impor candidaturas em searas alheias ao PSB.”

    Eu já digo isto aqui e alhures desde muito tempo. Pernambuco volta a viver as distorções que só podem ser vistas num regime democrático e com a imprensa livre. Eu chamo o governador de Vice-Rei Eduardo. Como o Rei Lula III está em baixa, pois agora vemos que em seu governo só havia malversador do dinheiro público (a Dilma já botou 4 prá fora e agora vai mais um, quem quiser saber mais minha opinião vão ao meu blog, no link do meu nome acima), penso que este título não é justo, o melhor será Coronel Eduardo.

    E eu repito mais uma vez, enquanto nossos políticos locais continuarem se comportando como seus vassalos, ele continuará coronelando e vai impor seus candidatos por todo canto e inclusive aqui no Recife, que no final das contas vai ter como prefeito o Fernando Bezerra Coelho, e o Coronel ainda convencerá a população que (como diz o Zezinho de Caetés hoje na AGD, obrigada pela citação) que foi ele que passou o Santa Cruz para a série B, quando foi exatamente o contrário, concordando com o Zezinho, se ele não conseguir secar o Rio São Francisco, mesmo correndo o risco que ele seque o Capibaribe.

    Enquanto nossos políticos e nossa mídia interioranos ficarem dormindo sobre os loiros dos 90% de votos dados ao Coronel, ele vai prender e arrebentar. Gente, o que passou, passou e vamos deixar este provincianismo que só se pode fazer algo em um município se tiver o beneplácito do governador. Com a nossa Federação e nossos partidos, nada é claro. Eu pergunto, qual a diferença que existe para alguém hoje pertencer ao PSB, ao PSD, ao PSDB, ao DEM, ao PC do B, ao PHS ou a qualquer um outro? No momento é bajular ou não bajular o Coronel. Está na hora de pensar no povo do município, pois afina de contas é sua soma que faz o povo brasileiro.

    Roberto, meu Deus, eu exagerei outra vez com minha prolixidades, mas se fique à vontade para publicar ou não meu comentário. Eu só caibo em meu Blog.

    Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)

    ResponderExcluir
  3. Basta contratar a pífia Banda Pinga fogo que aí ele muda de opinião.
    Quanto ao ressurgi das cinzas do Prefeito, foi uma metafora mal colocada, o certo é que nossa cidade estar cinza pela má administração, e ao deputado é mais uma natimorta só zoada e chororó. Alberto Roberto

    ResponderExcluir
  4. parece que nao tem ninguem que diga que nao tem modo de dourado???? afff esse homem e forte mesmo nem leo dias causou tanto alvoroço na transferencia do domicilio eleitoral parecem que so tem medo de dourado
    kkkk mais e natural tarem com medo de dourado um homem e uma fera 2 vezes presidente da amupe 2 vezes presidente de suape 3 vezes prefeito de lajedo e seria a 4 se ficasse la foi presidente da addiper o homem e ferra... to com vc claudio do centro de garanhuns

    ResponderExcluir
  5. PRB estadual discorda do partido em Garanhuns e não vê problema com manobras do PSB

    Prezado Jamildo,

    Fazendo a leitura em seu blog na manhã deste dia 13 de Outubro, foi surpreendido com uma manchete envolvendo supostamente opinião do PRB de Garanhuns, referente a pré-candidatura do atual prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado, no município já mencionado.

    Sobre tal matéria o PRB de Pernambuco Presidido pelo deputado federal Vilalba, vem oficialmente emitir a seguinte nota:

    1- O PRB de Pernambuco acha legítima as articulações envolvendo diversas pré-candidaturas a prefeito no Município de Garanhuns, inclusive, uma provável pré-candidatura a prefeito pelo PSB que é nosso aliado no campo estadual.

    2- No Município de Garanhuns, o PRB até o momento não tem pré-candidato a prefeito, e se esse quadro não mudar até fevereiro do ano que vem, o partido irá discutir conjuntamente o melhor caminho para apoiá e eleger o futuro prefeito do Município de Garanhuns.

    3- Em se confirmando do partido não ter candidato próprio em Garanhuns, o PRB discutirar apoio para prefeito com todos os partidos da base estadual que hoje dão sustentação ao governo Eduardo Campos, inclusive o próprio PSB.

    4- As opiniões pessoais do senhor Tony Neto de Oliveira não refletem a opinião do PRB, principalmente quando o mesmo afirma que o governador fez intervenção na política em Garanhuns, onde o PRB de Pernambuco discorda frontalmente dessa opinião, e acha como já foi dito anteriormente, legítimo o PSB se fortalecer em Garanhuns visando as eleições do próximo ano.

    Atenciosamente,

    Renato Cruzz
    Vice-Presidente PRB/PE

    Fonte: Blog do Jamildo

    ResponderExcluir
  6. O Blog Chumbo Grosso, do Altamir, já tinha levantado essa lebre, quando afirmou que o prefeito de Garanhuns tava quaze nocauteado eleitoralmente e com esse rolo todo conseguiu se levantar e fazer todo esse auê.

    ResponderExcluir
  7. Escutando mais uma entrevista de Marcos Cardoso, notei quando de seu comentário uma pergunta correta; não seria o PSB o único com direitos a discutir candidato próprio as próximas eleições? Claro que sim, os outros vão tratar de se articular, lancem, junte alhos com bugalhos e cuidem de seus partidos, quem decide as eleições é o povo, vamos as urnas. O que até agora só deu para notar é choradeira de derrotados precoce que não querem largar as tetas do poder. Coisa mais aberrante e vergonhosa foi aquela foto registrada de inimigos se beijando trocando juras de amor. Esses pseudos-projetos de políticos deviam ir as ruas para saber tamanha é a indignação do povo com essa turminha. Resolveram querer ditar a política sem o povo que sofre de uma armaga desilusão com seu Izaías, Luiz Carlos, Silvino e outros, mas o povo tá cantando este refrão " se vocês fossem sinceros oh,oh orora, veja só que bom que era orora...vão ter um minímo de dencência e se esqueceram olhem num passado não tão distante como se tratavam deixem desse comportamento não democrático ou então mudem a constituição. Alberto Roberto

    ResponderExcluir
  8. Qualquer menino buchudo sabe muito bem que VICE NÃO VERSA. Vice é como a Geni do Chico Buarque. Tá ligado, Tony Neto?
    Quáquáquáquáquá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Essas legenda de aluguel, neste momento só serve para dar 5 minutos de fama a quem não tem

    ResponderExcluir
  10. E agora TONY NETO?fica desmoralisado pelo PRB,sai do partido ou mete a viola no saco e admite que não é liderança de p....nenhuma.

    ResponderExcluir
  11. Há muitos leitores e comentaristas tentando enxugar gelo. E tirar mau odor de furico. - NÃO entenderam, ainda, que toda a cacicada se entenderá, ao final! - Logo, logo, pintarão mais arrumações! E tudo ficará como dantes no quartel d'Abrantes./.

    ResponderExcluir
  12. José Alves Teixeira (Tex)18 de outubro de 2011 às 21:54

    O Povo é que tem que dá uma resposta a essa imposição do Governo Estadual e se alguém tem que sair de um Partido por não concordar com os fatos isso só vem a mostrar que tem Honra o bastante para lutar em defesa de Garanhuns. ''GARANHUNS EXIGE RESPEITO: IMPOSIÇAO NÃO''. Esse é o Lema e aqueles que amam Garanhuns vão em frente nessa Luta por Amor a Garanhuns. Se o PRB está coligado a candidatura imposta pelo Governo Estadual, resta aos seus Partidários sair ou continuar na Legenda. A Tony Neto pelo que conheço, a sua decisão pode mexer muito com algumas lideranças Políticas de Garanhuns. Acredito que esse Senhor importado de Lajedo não será bom para nos Governar. Já começa errado por ser colocado como Imposição do Governo Estadual, e depois de Eleito vamos ser mais esquecido pelo Governo Estadual do que já somos. ''Senhor Governador a sua votação foi unanime aqui em Garanhuns 93% e esses mesmos 93% o Senhor está esquecendo por Imposição''. O Povo de Garanhuns merece um Grande Respeito do Senhor.

    ResponderExcluir
  13. Esse 'VELHINHO DE TAUBATÉ" é um cricri dos diabos. E um bofe, também!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA