PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

EU SONHO MUITO MAIS




Nas imagens acima: 1º) Gramado, no Rio Grande do Sul, uma cidade com pouco mais de 30 mil habitantes e que realiza um dos natais mais bonitos do Brasil; 2º) Natal dos Sonhos em Garanhuns, nas primeiras edições; 3º) Natal dos Sonhos deste ano. A Suíça Pernambucana tem mais de 120 mil habitantes segundo as últimas estimativas do IBGE.


O Natal ainda não é aquele dos meus sonhos. Verdade que as praças Tavares Correia e Souto Filho, está bem bonitas. São espaços mais ou menos pequenos, naturalmente belos, ornados pelo relógio de flores e pela fonte luminosa. Faz gosto passar nesses locais e tantos os moradores da cidade quanto os turistas estão passeando e fotografando bastante por lá, principalmente, na praça em frente a Rádio Jornal.

Quanto à Avenida Santo Antônio, que é muito maior, o resultado não é o mesmo. Faltam luzes, alguns espaços nas laterais ficaram escuros e até as crianças ficam um pouco decepcionadas quando vão olhar. Os adornos, feitos com material reciclado, ficam meio perdidos na "imensidão" da Avenida, que foi presenteada com uma decoração simples demais, muito aquém do que poderíamos esperar e mesmo do porte da cidade. Para completar, ao se chegar ao fim do percurso, a Catedral está sem uma mísera lâmpada (pelo menos até ontem estava assim), o que termina por matar o esforço feito para fabricar sonhos no coração da cidade.

O ano passado tivemos uma polêmica daquelas, o prefeito e a a população rejeitaram a inovação, com a valorização da cultura local e regional. Estava diferente, sem papai Noel tradicional, sem neve, sem nada que lembrasse um Natal europeu. O povo não gostou, o que há de se fazer? Mesmo assim, fomos notícia no Jornal do Commercio e outros veículos de comunicação da capital. A polêmica rendeu mídia lá fora.

Este ano, quando voltamos ao tradicional e com uma decoração de pobreza franciscana, não conseguimos ainda nem uma notinha em qualquer órgão de imprensa de fora da cidade. Só Kitty, com seu amor a Garanhuns pode nos salvar com um comentário simpático no JC Agreste.

Na TV, ontem à noite, a Globo mostrava Gramado, no Rio Grande do Sul, uma cidade menor do que Garanhuns explodindo de tantas luzes, numa festa para os olhos capaz de atrair gente de todo o Brasil. Sessenta mil lâmpadas, se entendi bem. Tudo bonito, grandioso, alto astral. Nem parece uma cidade pequena. E nós aqui com esse acanhamento. É o Sul que é rico e o Nordeste pobre? Só isso? Ou é a timidez dos governantes, o provincianismo dos organizadores, a mesquinharia de parte do comércio? Não sei...

Eu só sei, lembrando o sábio Sócrates e mudando o final do seu discurso: "Que meu sonho é muito maior ou eu sonho muito mais..."

2 comentários:

  1. Caro Roberto Almeida, Acabei de lançar 01 blog(www.blogdatransparencia2010.blogspot.com) Seria possivel coloca-lo na sua lista de blogs? Ficarei imensamente grato. Um grande abraço,
    Carlos Alexandre Soares
    Recife,21 de Dezembro de 2009

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA