CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

LUIZ GONZAGA CANTA O HINO DA RESISTÊNCIA AO FASCISMO

Por Roberto Almeida

Em 1976 eu estudava Farmácia na Universidade Federal de Pernambuco. Deixei o curso, que achei muito chato, para cursar jornalismo que virou uma paixão de uma vida inteira.
Mas nos anos 70, na UFPE, apesar da ditadura os estudantes se manifestavam. E lembro como hoje de um ato de protesto na Universidade embalado ao som de Geraldo Vandré e dos versos de “Pra não dizer que não falei das flores”.
Desde sempre esta música entrou dentro de mim e me emociona até hoje, como uma espécie de Hino de Resistência contra o autoritarismo e a burrice.
Gosto da canção na voz de Vandré, na versão original, dos anos 60 e também na regravação feita por Simone, duas décadas depois.
Hoje – só hoje – descobri que Luiz Gonzaga, o Gonzagão, também gravou a música de Geraldo Vandré em 1980.
E o fez para homenagear o paraibano e mandar um recado: “Não sou reacionário como vocês pensam!”
O Hino de protesto na voz do pernambucano de Exu é de arrepiar. É um chega pra lá nos fascistas e chega no momento certo, em que o Brasil volta a sorrir e o povo pode novamente ter esperança.
Assista o vídeo do YouTube, é imperdível:


*A foto também é do YouTube, quando Gonzagão cantou ao vivo a música de Vandré.

2 comentários:

  1. AMIGO,JORNALISTA ROBERTO ALMEIDA. VOCÊ NUNCA SE DEIXOU SE LEVAR POR AQUELES FILHOS DA TERRA DO LULA AO CRITICAREM A FIGURA DELE EM GÊNERO,NÚMERO E GRAU.

    PRINCIPALMENTE AOS MILHARES QUE APLAUDIRAM O PRESIDENTE NO ACRE NO PALANQUE DIZER QUE IRIA FUZILAR OS PETRALHAS E AQUELES QUE NA AVENIDA PAULISTA EM SÃO PAULO AO DIZER QUE IRIA FUZILAR OS VERMELHOS.

    ResponderExcluir
  2. Hoje Geraldo Vandré também é um Facista, e também combate a cadela raivosa do Socialismo!

    ResponderExcluir