PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

SER COXINHA

Por Jorge Remígio*

Estava há poucos dias atrás com um amigo em uma mesa de bar, e inesperadamente ele me pergunta:


- Jorge, que porra é coxinha?


Pensei um pouco e lhe disse:


- Coxinha é assim... um jeito de ser.


E ele:


- Como assim?


- Assim, um jeito babaca de ser. Disse.


Sabia que estava sendo lacônico, então procurei ser mais explícito:


- Olha, todo coxinha é de direita. Isso não quer dizer que todo mundo que opta pela direita seja um coxinha. Também, é necessário ver que o coxinha tem características próprias. Ele geralmente é burro, mas acha que entende das coisas, é bruto, chegando facilmente a cometer atos violentos. Quando ele discute política, tema que requer conhecimentos universais, ele fica muito exaltado, fala alto, aquela de ganhar no grito, e é justamente nessa hora que mora o perigo. Olhe, não discuta política com um coxinha.

Você pode ser agredido. Ele é intolerante, não aceita o contraditório, só ele está certo. Até porque ele viu e ouviu no Jornal Nacional. Alguns até leem a Veja. Ele pode ser jovem, de meia idade, idoso e também mulher. É, tem mulher coxinha também viu? Claro que tem. Mas os homens são mais característicos. Concluí.


Nesse momento, o amigo me perguntou:


- Por quê de direita? O que é ser de direita?


- Rapaz, é o seguinte: Esses termos de direita, de centro e de esquerda, vem lá da Revolução Francesa, que ocorreu em 1789. Com a queda da aristocracia (governo real) e a ascensão da burguesia ao poder, o posicionamento, ou seja, o local onde os deputados sentavam no Parlamento, logo após à Revolução, era o seguinte: Os Absolutistas (queriam à volta da aristocracia), eram reacionários, não admitiam à revolução, estes ficavam à direita. No centro se posicionavam os Girondinos, que eram revolucionários, mas representavam a alta Burguesia e não queriam que a plebe tivesse muitas conquistas. 

Na esquerda, posicionavam-se os Jacobinos. Esses, representantes da baixa Burguesia, defendiam a participação do povo na nova modalidade de governo que se instalara na França e logo em seguida contaminou e ruíram todos os governos absolutistas da Europa. Com exceção da aristocracia da Rússia, que só caiu em 1917.


Quando eu ainda concluía minha ideia, surge ao nosso lado uma senhora com um recipiente térmico e me interrompe perguntando:


- O senhor vai querer comprar coxinhas? está bem quentinha, eu acabei de fazê-las.


Olhei para ela e educadamente falei:


- Muito obrigado senhora.


*Jorge Remígio é sertanejo de Custódia, Pernambuco, e radicado na Paraíba. É advogado e estudioso de temáticas nordestinas como coronelismo, messianismo e cangaço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA