PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

IATI AINDA NÃO TEM ÁGUA DA COMPESA

Apesar da falta d´água, Iati tem celebrado bons momentos
na gestão do prefeito Padre Jorge

A população A população de Iati vem sofrendo com a falta d´água. É que o Município governado pelo Padre Jorge é um dos poucos no Estado ainda sem abastecimento d´água por parte da Compesa, tendo os serviços de captação e distribuição d´água realizados de forma precária pelo Governo Municipal.

Para que se tenha uma ideia da situação, a água que abastece a sede do Município e o bairro Bela Vista vem de poços artesianos locados pela Prefeitura em território do vizinho Município de Saloá, sendo captada nestes pontos e transportada por cerca de 20Km através de um pequeno sistema adutor. Resultado, a captação é grande, mas a água que chega às torneiras das residências em Iati não tem vazão e nem quantidade suficiente para atender as necessidades do Município.

Uma série de ações vem sendo adotadas desde o inicio da atual Gestão Municipal, mas todos os esforços são insuficientes para mudar o atual quadro de falta d´água no Município. “Investimos na compra de canos, na manutenção do sistema adutor, arrendamos novos poços, mas essas ações não foram suficientes para melhorar o abastecimento d´água na cidade”, pontua o Padre Jorge, que também revela que os recursos na ordem de R$ 840 mil reais destinados a Iati através do Fundo de Apoio aos Municípios (FEM), do Governo do Estado, serão investidos na captação e no abastecimento d´água. “Tivemos problemas com o projeto, mas agora, com as graças de Deus, vamos licitar a obra nos próximos dias. Com esse trabalho vamos ampliar a captação d´água e melhorar o abastecimento na cidade”, ressaltou o Prefeito, que desabafou: “não estou parado. Já fomos ao Governo do Estado, assinamos convênio do Água para Todos, do Governo Federal; limpamos açudes e barragens; levamos água para encher pequenos açudes e venho investindo na melhoria do sistema de abastecimento d´água. Esse problema é histórico em Iati e só agora alguém busca solucioná-lo”, alertou o Governante Iatiense.  

AGENDA POSITIVA Deixando de lado momentaneamente o problema da falta d´água, dois grandes eventos marcaram a semana em Iati. Trata-se da troca de geladeiras e doação de lâmpadas aos clientes da Celpe, através do Projeto Nova Geladeira, e o Dia “D” do Movimento Outubro Rosa no Município. 
  
Numa parceria com a Prefeitura do Município, a Celpe trocou 350 geladeiras dos clientes cadastrados em Iati, sobretudo os cidadãos remanescentes quilombolas da localidade Retiro, na Zona Rural. Cerca de 1700 lâmpadas também foram doadas aos clientes da Companhia Energética. A realização do Projeto só foi possível graças à intervenção do Padre Jorge, que quitou as dívidas deixadas pela Gestão anterior junto a Celpe. 

Já o Dia “D” do Movimento Outubro Rosa reuniu dezenas de cidadãs de Iati nas imediações do Hospital Municipal. Depois de vivenciar a programação em algumas Unidades do programa Saúde da Família, os PSF´s, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde promoveu nesta quinta-feira, dia 17, o Dia “D” do Movimento Outubro Rosa na Cidade. “Contamos com exames de prevenção, mamografias e palestras, entre outras ações de saúde da Mulher. Trata-se de uma Movimentação importante que sempre contará com o nosso apoio”, registrou o Prefeito Padre Jorge.

As ações do Outubro Rosa em Iati ainda contemplarão as mulheres dos povoados Quati e Santa Rosa, bem como do bairro Bela Vista e aquelas atendidas nos postos de saúde instalados na sede do Município e nas comunidades do Poço do Cosmo e Boi Branco.

Um comentário:

  1. a falta d agua é grande ,e a falta de oportunidade também é maior ainda.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA