PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

MARCOS CARDOSO E A CANDIDATURA DE ANTÔNIO JOÃO

O radialista Marcos Cardoso é um profissional, tem gosto pela notícia e como todo bom repórter gosta de estar à frente, de dar "furos", informando à população em primeiro lugar. Quando surgiu o nome de Antônio João Dourado como pré-candidato a prefeito de Garanhuns, o comunicador da Marano teve um encontro casual com o prefeito de Lajedo e o "faro de jornalista" funcionou imediatamente. Ele aproveitou a oportunidade e convidou o político para uma entrevista. Pediu prioridade para ser o primeiro a ouvir os argumentos do homem que começava a provocar o maior reboliço da história de Garanhuns. Acordo fechado, no sábado, dia 8, foi levada ao ar a primeira entrevista de Dourado a um veículo de imprensa da cidade. Como no sábado a audiência dos noticiários cai um pouco - e o socialista era e é notícia - na segunda-feira Marcos e Luciano André editaram os melhores trechos da fala do pré-candidato e incluíram no Jornal Marano. Além de fazer isso o radialista, sincero como sempre foi, emitiu as suas opiniões. Disse que Antônio João é um sujeito preparado, que está mapeando o município e vem disputar a eleição com propostas. Avisou que os que estão contra o seu projeto também precisam se preparar e que o discurso de "não ao forasteiro" pode ser insuficiente.

Por tudo isso que relatamos acima, o comunicador da "Manhã Total" pagou um alto preço. Disseram que ele já tinha se vendido aos Dourado, está ganhando uma fábula para defender o nome de Antônio João na rádio e até ligaram para o ex-deputado José Tinoco, principal acionista da Marano, para pedir a cabeça do profissional. Isso mesmo: pediram a sua demissão. O ex-parlamentar chamou Marcos Cardoso, ouviu sua versão (mais ou menos essa que está no primeiro parágrafo) e o autorizou a continuar seu trabalho.

Como os leitores deste blog sabem, sou dos primeiros que se posicionaram contra a candidatura do prefeito de Lajedo em Garanhuns. Porque Antônio João não tem nenhuma história de vida ou política no município e pela forma traiçoeira e anti-democrática da elaboração deste projeto. Acredito, ainda, que apesar dos erros cometidos pelos políticos locais, temos bons quadros, pessoas capazes de se candidatar à sucessão municipal e depois administrar com eficiência a prefeitura.

É preciso, no entanto, reconhecer que num ponto o radialista Marcos Cardoso tem razão: Antônio João é um político preparado. Acompanho sua trajetória há muitos anos e sei que saiu bem na maioria dos cargos que ocupou. Como diretor ou presidente de Suape, Secretário de Estado e nas duas primeiras gestões em Lajedo. Embora seja um burguês, como diria o Paulo Camelo, tem a fala mansa, é paciente, inteligente e costuma planejar cuidadosamente suas ações seja como gestor ou candidato a alguma coisa.

Os que hoje se reúnem com toda razão para defender a soberania de Garanhuns precisam mais adiante apresentar um bom candidato e um projeto para o município. Não basta enfrentar o prefeito de Lajedo chamando-o de invasor ou agressor, negando-lhe o direito de disputar por ser um estranho à cidade. Será preciso mostrar ao eleitorado local que a candidatura dele é importada, espúria, mas também devemos ter uma pessoa que passe confiança como candidato, devolvendo aos moradores da Suíça Pernambucana a esperança e a crença na classe política local.

Garanhuns precisa ter uma alternativa a Dourado capaz de nos debates mostrar segurança sobre os problemas da cidade, apresentar projetos e soluções para solucionar os casos mais graves, sair da mesmice e se mostrar capaz de governar um município de 130 mil habitantes pensando grande, não como um provinciano que não é capaz nem pavimentar ou sanear ruas.

Os pré-candidatos à prefeitura de Garanhuns, caso de Izaías, Aurora, Sivaldo, Paulo Camelo, Alexandre Marinho, Rosa Quidute, Hélder Carvalho, Zé da Luz, necessitam não só desconstruir a imagem de Antônio Dourado, mas sobretudo estarem preparados para ser melhor do que ele no embate político.

Um bom começo para esses pré-candidatos é fazer uma visita a Lajedo, que fica a apenas 33 km de Garanhuns. Lá vão verificar que a terceira administração de Antônio João deixa muito a desejar. Que pouquíssima coisa foi feita nos três últimos anos, que o prefeito vive fora (talvez por conta da Amupe) e seu irmão Múcio Dourado é quem praticamente toca o barco. Existe uma área lá, um bairro inteiro (Planalto), quase do tamanho da Cohab II de Garanhuns, em que quase todas as ruas vivem no buraco, na poeira e na lama. A saúde na cidade vizinha funciona tão precariamente que muitos lajedenses têm de pedir socorro a Jupi, um município seis ou sete vezes menor. Tenho conhecimento apenas dessas coisas, mas existem outras, certamente, que seria bom os pré-candidatos descobrirem.

Garanhuns tem problemas sim. A gestão local não está sendo aprovada pela população. Então temos de ser exigentes. E acredito que a solução passa por aqui mesmo. Não precisamos importar candidatos, por mais capazes e hábeis politicamente que esses sejam. Mas pelo amor de Deus se preparem. Para a campanha e pra governar bem o município. Garanhuns merece de há muito tempo um prefeito capaz, honesto e de visão. Quando tivermos isso ninguém nos segura. Vamos deixar Marcos Cardoso trabalhar em paz e nos preocupar com o que realmente interessa.

17 comentários:

  1. Esse filho de Solon Gomes é um pedante igual ao pai que era puxa-saco de Ivo Amaral. Esse sujeitinho, deve tá comendo jabá para falar bem do prefeito de Legedo.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei qual é o por que de todo forasteiro meter o bedelho nos assuntos de Garanhuns. Até o Roberto Almeida se mete dizendo que foi o primeiro a ser contra o cara de lagedo. Desce do muro cumpade??????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  3. Uma ora diz que antonio joão é preparado e experiente outra ora que não faz nada como prefeito abandonou a coham 2 de lagedo. Decida Roberto Almeida. Ele é ou não é?

    ResponderExcluir
  4. Não é a primeira vez tentam calar a boca do radialista Marcos Cardoso. Ao longo da história sempre houve políticos que se acham deuses, querendo calar a boca da imprensa. Querem que divulguem apenas o que lhes agrada. Mas o papel da imprensa é informar, DOA A QUEM DOER. A imprensa é livre, e vivemos em um Estado Democrático de Direito. Infelizmente ainda há políticos que recorrem a métodos ultrapassados e anti-éticos de pedir a "cabeça" do radialista. É preciso ficar atento e prestar atenção: esse políticos que mantém postura contra a democracia não merecem o nosso voto. Demonstram com isso, não apenas um comportamento contrário à liberdade de expressão, mas também mostram a verdadeira face do seu caráter. A esses políticos, o nosso repúdio!

    ResponderExcluir
  5. O Marcos Cardoso é competente, vai em busca da notícia. Não faz como alguns blogs e rádios de Garanhuns que ficam copiando e colando as noticias dos outros. Vamos trabalhar gente deixem a dor de cotovelo de lado!
    Ontem no Parque Euclides Dourado tinha vários radialistas puxando o saco do prefeito na festa da campanha eleitoral de 2012.
    Como poderemos ter um jornalismo independente.
    Nota 10 Marcos Cardoso!

    ResponderExcluir
  6. PAULO CAMELO, COMENTA:
    Caro conterrâneo Roberto Almeida,
    O DEBATE É BOM E VAMOS EM FRENTE:
    1 - Marcos Cardoso e Roberto Almeida precisa de ser mais cauteloso ao emitir opinião sobre temas polêmicos, porque vocês não são membros de Partidos Políticos, no entanto são formadores de opinião;
    2 - Paulo Camelo é um dos poucos candidatos a Prefeito que, no Brasil, apresenta propostas, distribuindo-as para conhecimento prévio do público, isto é, para administrar o município de Garanhuns. Porém, nunca recebi da imprensa nenhum adjetivo de ser o "mais preparado". Pelo contrário, recebi piadas. Enquanto o Paulo Camelo propõe o Teleférico, o Antônio João teve a imaginação FÉRTIL de instalar aquele "Portal de Lajedo" que mais parece o NORDESTINO PEDINDO ESMOLA. Mas, o Prefeito de Lajedo, recebe essa qualificação de "preparado". Aí é uma piada. Pior é que Marcos Cardoso e Roberto Almeida, ambos não conhecem o resultado da administração de Antônio João em SUAPE, em outros órgãos públicos e na Prefeitura do Lajedo, cujo município tem várias demandas da população, as quais não foram atendidas pelo prefeito Antônio João. Essa é a questão. Apresentar o Antônio João, como candidato preparado é fazer campanha antecipada para o mesmo;
    3 - O Antônio João, pelo que me consta sempre esteve agarrado ao poder público. Mas, empresa pública, como a de SUAPE, tem verba pública, diferentemente da inicativa privada, onde o empresário tem que ter Metas para sobreviver;
    4 - Se o Antônio João fosse um grande administrador, ele estaria na iniciativa privada, como executivo de alto escalão e não administrando uma pequena cidade do interior de Pernambuco, onde os serviços públicos são precários;
    5 - Mas, acredito que o governador e ditador Eduardo Campos, escolheu Antônio João por ser o mais preparado carrasco para oprimir e explorar os garanhuenses. Acredito que o governador Eduardo Campos não gosta de Garanhuns, porque é a segunda vez que o mesmo faz isso, sendo a primeira vez através da importação do ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz.
    TENHO DITO

    ResponderExcluir
  7. O falta em Garanhuns, politicos serios comprometido com a causa publica, em comsequemcia, ocorrere fatos lamentaveis:Imtervencao etc. etc. Caro roberto este e o emtemdimento da populacao.

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo Roberto, excelente o seu artigo, só discordo quanto ao Sr. Marcos Cardoso. Há que se ter responsabilidade e bom senso. Auguns locutores esportivos jamais revelam seu time do coração, por que? Não é de bom alvitre, o veículo de comunicação ( rádio ), não é para que se faça propaganda para A ou B, obviamente tudo tem seu tempo, e esse cidadão com cerrteza terá emprego no seu guia.

    ResponderExcluir
  9. Na verdade Marcos mostrou um AMOR além do normal para com o prefeito de Lajedo,que de competente só tem o discurso. É bom que se diga que ele nunca deixou de financiar sua radiola de ficha. E Também porque Adolfo (sócio de Antonio João) também financia sua radiola de ficha.

    Ele só tá manerando agora porque Tinoco deve ter lhe chamado na grande, já que os empresários ameaçaram retirar seus contratos da rádio.

    Marcos: defender a invasão de um político de fora, é algo que quem ama esta terra não pode fazer.

    Mágoas e roupas sujas devem ser lavadas em casa.

    Do contrário, peça um emprego a Antônio João e vá trabalhar na "próspera e desenvolvida" Lajedo. Garanto que não farás nenhuma falta a Garanhuns.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou eleitor em garanhuns é peço um favor a voces da emprensa e os politiquinhos de garanhuns; fiquem todos com izaias, luiz carlos, silvino, sivaldo, paulo camelo, bartolomeu e o filho de ivo amaral porque eu e a população estamos com nosso governador e o candidato que ele indicar. Mais uma vez digo quero ver todos voces fazer oposição ao governador. coronelismo são voces que querem calar marcos cardozo não vão conseguir. Roberto almeida qual desses aí que tem projeto para garanhuns responda, porque até hoje sabemos quais foram os projetos deles. Se isso for verdade de que o governador vai indicar um candidato será um grande servico que ele estara prestando a garanhuns. TENHO CERTEZA QUE A POPULAÇÃO DE GARANHUNS VAI MACHAR COM O NOSSO GOVERNADOR.

    ResponderExcluir
  11. nunca tiveram projeto para garanhuns não é agara que teram.

    ResponderExcluir
  12. " RECADO A PAULO CAMELO" Meu parente velho, voce não precisa deste tipo de expediente, é engenheiro civil bem de vida, tem uma família maravilhosa, seria melhor meu querido parente voce continuar na sua área,deixe este seu radicalismo tolo pra lá. Gosto muito de voce e não quero ver alguém lhe maltratando. ANTONIO CAMELO.

    ResponderExcluir
  13. José Alves Teixeira (Tex)13 de outubro de 2011 às 17:31

    Caro Roberto não ficou ainda bem claro pelo debate que ouvi com o Paulo Camelo nas palavras de Marcos Cardoso se referindo a Antonio João, notei em alguns momentos, ele querendo fazer um alerta aos políticos locais que o homem é e vem preparado para debates (Lembrando o último debate na TV para Prefeito aquilo foi um filme de comédia). E ao mesmo tempo pode-se entender que pode ser puxando sardinha para o Antonio João, porem o mais importante é que não precisamos lutar contra o Sr. Antonio João e sim contra a Imposição do Governador Eduardo Campos. O Marcos Cardoso é quem deve expressar as suas opiniões ou contra ou a favor dos acontecimentos atuais que estão mexendo com nosso meio político. Como o mesmo deixou bem claro os microfones da rádio estão abertos para os DIÁLOGOS. E ao mesmo tempo o Radialista Marcos Cardoso deve ser mais explícito nas palavras, afinal ele como muitos outros radialistas são formadores de opiniões e suas palavras no AR podem ser mal interpretadas. ''GARANHUNS AME-O OU DEXE-O''

    ResponderExcluir
  14. O jornalista que mais da o furo em Garanhuns é Valdir Marino,esse sim merece destaque. Zé de Rita Brejao PE

    ResponderExcluir
  15. Com excessão da independencia de Altamir do chumbo grosso, desconheço blogueiros e radialistas de Garanhuns que não sejam puxasaco desses politicos mediocres.

    ResponderExcluir
  16. SE ANTONIO JOÃO FOSSE DE FATO COMPETENTE , NÃO VIVIA PENDURADO EM EMPREGO PUBLICO, MANDA ELE FAZER UM CONCURSO PARA VER SE ELE É APROVADO....DITAR ORDENS É MUITO FÁCIL, ENTRAR PELA JANELA TB.ELES SÃO MAQUIAVELICOS ISTO SIM.PERSEGUIDORES, VINGATIVOS,DESONESTOS ORGULHOSOS, PEDANTES.ACORDEM POVO E POLITICOS DE GARANHUNS NÃO PERMITAM QUE ESTA PRAGA TOME CONTA DA CIDADE DAS FLORES.A POPULAÇÃO DE LAJEDO ESTÁ EM FESTA PORQUE VAI SE LIVRAR DA PEÇA MUITA GENTE VOTA NELES COM MEDO DE PERDER O EMPREGO E SEREM PERSEGUIDOS.

    ResponderExcluir
  17. Tô com o Anônimo aí de cima deixa o homem vir, para que temer, é só mais um que será derrotado, como tantos outros já fóram, pra cima deles povão.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA