PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

ACIDENTES COM MOTOS VIRAM CASO DE SAÚDE PÚBLICA

Os números não mentem: 95 ocorrências atendidas no Hospital regional Dom Moura em um período de 19 dias, mostra a gravidade de um problema que a cada dia atinge mais pessoas. Os acidentes envolvendo motocicletas, seus condutores e caronas e em alguns casos pedestres, tornou-se uma questão de saúde pública. Em razão dos altos traumas provocados nesses acidentes, tem crescido também o número de óbitos e mutilações que geram a incapacitação permanente das vítimas.

 Em sua maioria, os motociclistas envolvidos em acidentes são jovens entre 15 e 45 anos, do sexo masculino e de várias classes sociais. Em algumas ocorrências observou-se a total ausência de documentos de identificação e principalmente habilitação para aquele transporte. A acessibilidade gerada pelos baixos preços na aquisição desses veículos, juntamente com a falta de preparo técnico e psicológico, crescimento da frota de veículos, a ingestão de bebidas alcoólicas ou outras drogas e a total ausência do bom senso ao transitar, muitos sem os devidos equipamentos de segurança, ampliam as estatísticas. 

De 1 a 19 de setembro deste ano, 95 acidentados com/por motocicletas (uma assustadora média de 05 acidentes por dia, ou 01 a cada 4 horas e meia) foram socorridos na emergência do Dom Moura, aumentando substancialmente a demanda, ocupando leitos, utilizando medicamentos e serviços profissionais.

De acordo com a direção daquela unidade de saúde, já está em pauta, envolvendo a 5ª Geres,  uma ação preventiva que deve envolver autoridades de trânsito, imprensa, escolas, empresas revendedoras de motocicletas, motociclistas amadores e profissionais e a população, na qual se buscarão ações efetivas para redução desses alarmantes índices.

13 comentários:

  1. Frederico Jorge Caldas25 de setembro de 2011 às 13:25

    Crack, dengue e aleijado de motos é o grande legado que o governo do PT nos ofertou durante esses últimos 9 anos.

    ResponderExcluir
  2. Você tá certo eu mesmo já vi Lula e Dilma empurrando uns caras pra cair da moto.

    ResponderExcluir
  3. Frederico Jorge Caldas25 de setembro de 2011 às 19:41

    Empurrando moto, não! Mas, empurrando malas de dinheiro de caixa dois e do mensalão, isso sim!

    ResponderExcluir
  4. Só um frederico de CAUDA poderia fazer um comentário desse tipo. - A CAUDA é mais longa do que a cauda de uma égua. - Parabéns ao comentarista que veio a seguir. Este fez o contraponto, com fina ironia./.

    ResponderExcluir
  5. A questão não política partidária.A questão é de Educação.Não é a Moto a culpada e muito menos os governos em si.

    Ter acesso aos bens de consumo e de transporte não pode e não deve ser privilégio de alguns em detrimento de uma maioria pobre e faminta.

    O principal de tudo é que todos os segmentos responsáveis pelo trânsito e pelas leis deste país se preocupem tal qual as autordades de saúde e os pais bem como as escolas.

    E, finalmete, é preciso que todos os motoqueiros tenham responsabilidade ao pelotar suas motos.

    ResponderExcluir
  6. ANÔNIMO: É PRECISO QUE O GOVERNO ELABORE UMA POLÍTICA SÉRIA PARA DIMINUIR ESSA CARNIFICINA SENÃO O EDUARDO PEXOTO VAI SECAR AS CANELAS DE TANTO DISTRIBUIR CADEIRA DE RODA PARA OS ALEJADO DA DILMA.

    ResponderExcluir
  7. Frederico Jorge Caldas26 de setembro de 2011 às 10:18

    O bonconselhense Afonso Didier, costuma lhe tratar como o Velhindo de Taubaté. Depois dessa baboseira dita por um ancião, prefiro lhe trata de Velhinho Imbecilóide. Vai dormir, vai Velhinho Otário! Se insistir em se manter acordado, corre o risco de levar um trompaço nesse miolo mole e vulgar para ver se o neurônio pega no tranco. Ou então, quem sabe, esteja precisando ir ao banheiro e, chegando lá, se misturar ao conteúdo do vaso!

    ResponderExcluir
  8. Assino e confirmo com todas as letras o que o Frederico escreveu. Aqui em Bom Conselho o José Fernandes Costa, tanto é conhecido como o velho gagá boçal ou então a velhinha de taubaté. Corrigindo: o velhinho de taubaté.

    ResponderExcluir
  9. DOIS IDIOTAS ANALFABETOS SE EQUIVALEM. - frederico de CAUDA = afonso com CAUDA. - Podemos botar uma cangalha nos dois e tanger estrada afora. - Com todo o respeito que tenho pelos asnos e assemelhados, que NENHUM mal nos fazem./.

    ResponderExcluir
  10. Algumas pessoas parecem que não gostam de levarem as coisas com seriedade.

    Um assunto de Saúde Pública e de Segurança Pública não pode e não deve ser tratado com brincadeiras de mau gosto.

    Um tema complexo e que envolve todos os seguimentos da sociedade moderna.

    Em praticamente todos os municípios brasileiros existem essa preocupação com os alarmantes índices de violência no trânsito .

    A maioria dos acidentes que ocorreram em minha cidade foram por imprudência, cachacha, alta velocidade, falta de conhecimento das leis do trânsito e exibicionismo.

    Que é preciso que todos se envolvam dando suas opiniões, não resta a menor dúvida.

    Agora, um assunto da maior complexidade que envolve vidas humanas, muitas dessas pessoas muito jovens, precisam e necessitam que a imprensa em geral dê uma conotação de destaque para chamar a atenção dos nossos jovens e adultos tambem.

    Não escrevam besteiras falando de um tema sério!

    Parabéns pela abordagem do assunto com muita propriedade e conhecimento.

    ResponderExcluir
  11. Será que essa administração do H.R.D.M, está mesmo preocupa com a violência no transito? isso é mais um marketing dessa mulher gananciosa e perseguidora querendo impressionar, porque até missa que acontece nesse hospital, eles correm e colocam na midia.

    ResponderExcluir
  12. nunca colocaram na midia a contabilidade do hospital

    ResponderExcluir
  13. acorda povo de caetes ve o ex .. de capoeiras prefeito honesto certo deixa o passado ir embora acabou o tempo de favorvor ver a cidade o povo passando 49 dias sem receber madado por Ze da luz e Ditinha cade o concursso de caetes acaba o tempo de rei e de rainha que poder passa de pai para filho de para parente. deixa a cidade crecer com dinheiro na mão do povo não preso a 3 duzia ios otros sofrendo o dineiro e do povo com Lindolfo na prefeitura o povo e quem ta eleito nem exixte lei para pagar cem reais pelo o trabalho de um cidadãoo que e isso ai tão dormindo capoeiras vai ganhar novamente com Dudu na prefeitura eita prefeito honesto sabe tratar do menor ao maior eita tempo bom.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA