ALEPE

ALEPE
ALEPE

GOVERNO DO ESTADO

GOVERNO DO ESTADO
GOVERNO DE PERNAMBUCO - FUNDARPE

domingo, 25 de setembro de 2011

ACIDENTES COM MOTOS VIRAM CASO DE SAÚDE PÚBLICA

Os números não mentem: 95 ocorrências atendidas no Hospital regional Dom Moura em um período de 19 dias, mostra a gravidade de um problema que a cada dia atinge mais pessoas. Os acidentes envolvendo motocicletas, seus condutores e caronas e em alguns casos pedestres, tornou-se uma questão de saúde pública. Em razão dos altos traumas provocados nesses acidentes, tem crescido também o número de óbitos e mutilações que geram a incapacitação permanente das vítimas.

 Em sua maioria, os motociclistas envolvidos em acidentes são jovens entre 15 e 45 anos, do sexo masculino e de várias classes sociais. Em algumas ocorrências observou-se a total ausência de documentos de identificação e principalmente habilitação para aquele transporte. A acessibilidade gerada pelos baixos preços na aquisição desses veículos, juntamente com a falta de preparo técnico e psicológico, crescimento da frota de veículos, a ingestão de bebidas alcoólicas ou outras drogas e a total ausência do bom senso ao transitar, muitos sem os devidos equipamentos de segurança, ampliam as estatísticas. 

De 1 a 19 de setembro deste ano, 95 acidentados com/por motocicletas (uma assustadora média de 05 acidentes por dia, ou 01 a cada 4 horas e meia) foram socorridos na emergência do Dom Moura, aumentando substancialmente a demanda, ocupando leitos, utilizando medicamentos e serviços profissionais.

De acordo com a direção daquela unidade de saúde, já está em pauta, envolvendo a 5ª Geres,  uma ação preventiva que deve envolver autoridades de trânsito, imprensa, escolas, empresas revendedoras de motocicletas, motociclistas amadores e profissionais e a população, na qual se buscarão ações efetivas para redução desses alarmantes índices.

13 comentários:

  1. Frederico Jorge Caldas25 de setembro de 2011 13:25

    Crack, dengue e aleijado de motos é o grande legado que o governo do PT nos ofertou durante esses últimos 9 anos.

    ResponderExcluir
  2. Você tá certo eu mesmo já vi Lula e Dilma empurrando uns caras pra cair da moto.

    ResponderExcluir
  3. Frederico Jorge Caldas25 de setembro de 2011 19:41

    Empurrando moto, não! Mas, empurrando malas de dinheiro de caixa dois e do mensalão, isso sim!

    ResponderExcluir
  4. José Fernandes Costa26 de setembro de 2011 01:33

    Só um frederico de CAUDA poderia fazer um comentário desse tipo. - A CAUDA é mais longa do que a cauda de uma égua. - Parabéns ao comentarista que veio a seguir. Este fez o contraponto, com fina ironia./.

    ResponderExcluir
  5. A questão não política partidária.A questão é de Educação.Não é a Moto a culpada e muito menos os governos em si.

    Ter acesso aos bens de consumo e de transporte não pode e não deve ser privilégio de alguns em detrimento de uma maioria pobre e faminta.

    O principal de tudo é que todos os segmentos responsáveis pelo trânsito e pelas leis deste país se preocupem tal qual as autordades de saúde e os pais bem como as escolas.

    E, finalmete, é preciso que todos os motoqueiros tenham responsabilidade ao pelotar suas motos.

    ResponderExcluir
  6. ANÔNIMO: É PRECISO QUE O GOVERNO ELABORE UMA POLÍTICA SÉRIA PARA DIMINUIR ESSA CARNIFICINA SENÃO O EDUARDO PEXOTO VAI SECAR AS CANELAS DE TANTO DISTRIBUIR CADEIRA DE RODA PARA OS ALEJADO DA DILMA.

    ResponderExcluir
  7. Frederico Jorge Caldas26 de setembro de 2011 10:18

    O bonconselhense Afonso Didier, costuma lhe tratar como o Velhindo de Taubaté. Depois dessa baboseira dita por um ancião, prefiro lhe trata de Velhinho Imbecilóide. Vai dormir, vai Velhinho Otário! Se insistir em se manter acordado, corre o risco de levar um trompaço nesse miolo mole e vulgar para ver se o neurônio pega no tranco. Ou então, quem sabe, esteja precisando ir ao banheiro e, chegando lá, se misturar ao conteúdo do vaso!

    ResponderExcluir
  8. Assino e confirmo com todas as letras o que o Frederico escreveu. Aqui em Bom Conselho o José Fernandes Costa, tanto é conhecido como o velho gagá boçal ou então a velhinha de taubaté. Corrigindo: o velhinho de taubaté.

    ResponderExcluir
  9. José Fernandes Costa26 de setembro de 2011 14:28

    DOIS IDIOTAS ANALFABETOS SE EQUIVALEM. - frederico de CAUDA = afonso com CAUDA. - Podemos botar uma cangalha nos dois e tanger estrada afora. - Com todo o respeito que tenho pelos asnos e assemelhados, que NENHUM mal nos fazem./.

    ResponderExcluir
  10. Algumas pessoas parecem que não gostam de levarem as coisas com seriedade.

    Um assunto de Saúde Pública e de Segurança Pública não pode e não deve ser tratado com brincadeiras de mau gosto.

    Um tema complexo e que envolve todos os seguimentos da sociedade moderna.

    Em praticamente todos os municípios brasileiros existem essa preocupação com os alarmantes índices de violência no trânsito .

    A maioria dos acidentes que ocorreram em minha cidade foram por imprudência, cachacha, alta velocidade, falta de conhecimento das leis do trânsito e exibicionismo.

    Que é preciso que todos se envolvam dando suas opiniões, não resta a menor dúvida.

    Agora, um assunto da maior complexidade que envolve vidas humanas, muitas dessas pessoas muito jovens, precisam e necessitam que a imprensa em geral dê uma conotação de destaque para chamar a atenção dos nossos jovens e adultos tambem.

    Não escrevam besteiras falando de um tema sério!

    Parabéns pela abordagem do assunto com muita propriedade e conhecimento.

    ResponderExcluir
  11. Será que essa administração do H.R.D.M, está mesmo preocupa com a violência no transito? isso é mais um marketing dessa mulher gananciosa e perseguidora querendo impressionar, porque até missa que acontece nesse hospital, eles correm e colocam na midia.

    ResponderExcluir
  12. Prestassão de contas27 de setembro de 2011 07:42

    nunca colocaram na midia a contabilidade do hospital

    ResponderExcluir
  13. acorda povo de caetes ve o ex .. de capoeiras prefeito honesto certo deixa o passado ir embora acabou o tempo de favorvor ver a cidade o povo passando 49 dias sem receber madado por Ze da luz e Ditinha cade o concursso de caetes acaba o tempo de rei e de rainha que poder passa de pai para filho de para parente. deixa a cidade crecer com dinheiro na mão do povo não preso a 3 duzia ios otros sofrendo o dineiro e do povo com Lindolfo na prefeitura o povo e quem ta eleito nem exixte lei para pagar cem reais pelo o trabalho de um cidadãoo que e isso ai tão dormindo capoeiras vai ganhar novamente com Dudu na prefeitura eita prefeito honesto sabe tratar do menor ao maior eita tempo bom.

    ResponderExcluir