PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

ATO RACISTA REPERCUTE ATÉ NO RECIFE

A publicação do post deste blog sobre o panfleto de cunho racista contra o prefeito de Capoeiras, Luiz Claudino, o Dudu, repercutiu em todo o Agreste Meridional e até no Recife. A socióloga Maria Tavares escreveu da capital pernambucana, assumindo a sua cor negra e informando o seguinte: “Iremos tirar cópia desse panfleto e distribuir em todas as comunidades quilombolas contra o racismo e movimento contra o racismo e em conferências de Direitos Humanos. Diga não ao racismo, SOU QUILOMBOLA COM MUITO ORGULHO,NEGRO”.

A nota do blog rendeu até o início desta segunda-feira 39 comentários dos internautas a maioria criticando o panfleto. Algumas pessoas escreveram insinuando que o próprio grupo de Dudu fez uma armação. Acusaram especialmente o radialista Vando Pontes e o professor Eraldo Caxiado.

É importante observar que não acusamos ninguém. Apenas escrevemos que os panfletos foram feitos por adversários do prefeito, que desde a campanha de 2004 assumem esse discurso racista.

O blogger Ronaldo César postou um cartaz demonstrando solidariedade ao prefeito de Capoeiras e dizendo não ao preconceito. Rafael Brasil, de Caetés, também escreveu um texto condenando o racismo. Abaixo transcrevemos um texto de Felipe Alapenha, estudante de Medicina e filho da prefeita de Bom Conselho, que comparou a política preconceituosa praticada em Capoeiras com a de sua terra.

POLÍTICA EM CAPOEIRAS E BOM CONSELHO

Fato lamentável ocorreu na cidade vizinha de Capoeiras, e foi destacado pelo blog do amigo Roberto Almeida. Panfletos foram distribuídos na cidade, promovendo o nome de um dos adversários políticos do prefeito Dudu, numa clara sinalização de campanha eleitoral antecipada (o que é crime), e fazendo pior: promovendo o racismo.

No panfleto, que você pode conferir acima, são proferidas as seguintes palavras: "estamos nos juntando para arrancar esse NEGO do poder. Até 2012". Lamentável e condenável, seja lá quem foi que fez isso.

Já havia comentado com algumas pessoas sobre a semelhança entre os governos de Judith Alapenha, em Bom Conselho, e Luiz Claudino, em Capoeiras, com relação às dificuldades que os mesmos enfrentaram e vem enfrentando nas suas administrações. Agora não foi diferente. O fato desta semana lembrou-me muito o que aconteceu em 2008, em Bom Conselho mesmo.

Quem não lembra o que foi dito da então candidata Judith Alapenha, quando a mesma despontava com a favorita para vencer as eleições? Para quem não lembra, foi mais ou menos assim: "mulher só serve para levar chifre e pilotar fogão". A resposta das mulheres de Bom Conselho não podia ser diferente, e elas sairam às ruas, mais de 3000 mulheres, vestidas de vermelho, repudiando o preconceito desferido contra elas. O discurso equivocado e preconceituoso por parte dos adversários foi um dos fatores determinates da vitória daquela que seria a primeira mulher a comandar o nosso município. Em Capoeiras, não pode ser diferente!

O povo desta cidade boa e ordeira, que vem acompanhando o trabalho sério do prefeito Dudu, tem que repudiar todo e qualquer tipo de preconceito. Ele é nocivo, não contribui em nada para o bem do município. É inaceitável como algumas pessoas ainda lançam mão deste artifício.

Notando a besteirada que foi feita, eu já soube, inclusive, que os autores desta lambança agora tentam incriminar o próprio prefeito, imputando ao principal prejudicado a autoria do panfleto. Não vai adiantar. Finalizo citando a minha frase prefeirida do Dom Hélder Câmara: "Eles pensam que o povo não pensa, mas o povo pensa".

17 comentários:

  1. TA VENDO ROBERTO SO ESTA COMEÇANDO E JA ESTA ASSIM E SE ESSE POVO CHEGAR A GANHAR DA GENTE OQ SERA DE NOS QUE TEMOS QUE CONVIVER AQUI...
    EU LHI PERGUNTO MAIS UMA VEZ PORQ AGEITAR UMA PESSOA QUE FOI CONTRA PQ NAO CORRER ATRAS DE UM NOEL LIBORIO QUE TANTO FEIS POR AGENTE UM AMAURI SANTANA OS FILHOS DE CICERO DO FARELO FORAO MUITO INFLUENTES NESTA CAMPAMHA DARIO CESAR TA LASCADO E NEM NESSA HORA DUDU CHEGOU JUNTO PESSOAS QUE NAO FISERAO NADA ESTAO TRABALHANDO E DARIO QUE DEU A VIDA DEU O SANGUE UMA PESSOA QUE FOI AMEASSADA PELO OUTRO GRUPO NAO É VISTO E QUANDO FALO DE PESSOA QUE NAO FEIS NADA ,NAO É SO PQ NAO FEIS NADA MAIS TANBEM PQ FOI CONTRA E CONSEGUIL E DARIO E ESSES OUTROS QUE JA CITEI VOCE JA PROCUROL JA VIU O QUE FALTOU PARA ELES OU ESPERA Q A OPOSIÇAO PROCUREOS VEJA A QUESTAO DE EDGAR TANBEM DUDU PRECISA SEDER MUITO A ELE TANBEM SE NAO AGENTE QUE DEPENDE DE DUDU E QUEM VAMOS SOFRER REFLITA E NAO POSTE ...

    ResponderExcluir
  2. Para esta pessoa que postou este comentário em relação a Dário, não sei se você lembra, mas na última eleição para deputado Dário se declarou e segundo comentários até emprestou ou deu, não sei, dinheiro a Batata e porque Dudu tem que ir atrás dele? Quem escolheu está nesta situação foi o próprio Dário, acreditou e caiu na labia de Batata porque quis, agora aguente as consequências!! Ele e muitos que deveriam ter ficado onde estavam do lado do prefeito, ai Batata vem enfeitiça a cabeça de meia duzia de bestas ai agora choram o leite derramado!!!

    ResponderExcluir
  3. É com grande respeito que venho aqui fazer uma crítica construtiva a este blog: Querido amigo Roberto Almeida, nunca fomos do mesmo lado na política, mas o respeito pelo seu trabalho e pela sua família me deixa o direito de fazer-lhe este comentário: Seja um pouco mais imparcial em suas postagens e deixe que o povo dê a sua opinião, e poste todos os comentários, não só os que defendem o atual prefeito, assim poderemos contabilizar a aceitação do mesmo e concretizar o objetivo da imprensa que é levar informações verdadeiras ao leitor. O senhor sabe que este panfleto não foi feito pelo grupo de Nenem, não tem nem o nome da gráfica que o confeccionou, sinal de coisa clandestina, feita por pessoas que, sentindo-se ameaçadas, inventaram uma forma de tentar prejudicar a candidatura de Neide Reino. Tanto é, que já estavam prontos para ir ao fórum denunciar tal feito. Porém, o citado panfleto não tem autoria, mas aparecerão os culpados, pois a cidade não é tão grande assim pra esconder esse segredo. Breve saberemos a verdade! Quem conhece Neide Reino sabe, que é uma pessoa sem esse tipo de preconceito. O grupo de Nenem, como vocês intitularam, não é tão burro assim pra fazer um panfleto desse tipo. Sem contar que Neide esteve na rádio um dia antes desse panfleto aparecer, será que quem ouviu as palavras dela no rádio e gostou, vai acreditar naquele panfleto de palavras tão baixas? Não é a linguagem que ela utiliza, todos ouviram.

    ResponderExcluir
  4. É Roberto e estão falando muito na cidae em uma outra mudança e muito falado esta o es secretario Flávio Pontes, é e este para falar a verdade é um jovem muito aceito pelo que estamos vendo vai termina o povo não querendo saber de dinheiro e lansando um nome novo independente eu ja estou de acordo que capoeiras esta cheia de bla bla bla tem que vim um que nuca foi nada mesmo para podermos ver se capoeiras avança eu estou muito depicionado com esse prefeito ajente votou e nunca fomos visto o unico que fazi por nos era ese jovem flavio pontes deverião lançar ese menino um jovem de bem pena qu dudu vai deixa ele bobamdo e vai perdelo toso por ele flavio pontes um jovem bom capoeiras prescisa.

    ResponderExcluir
  5. ROBERTO DUDU ESTA SO PERDENDO E AGORA QUE VAI ACONTESER O DINHEIRO VAI LIDERA EM CAPOEIRAS OU UM NOVO CANDIDATO VAI SURGI PRESCISA PESSOAS NOVA PRA ACABA COM ESSA BAICHARIA QUE VERGONHA.

    ResponderExcluir
  6. EU concordo com vç amigo que coomentou que flevio pontes e um bom nome pra ser candidato a prefeitura de capoeiras e digo meus colegas e vai ser candidato sim capoeiras ta cheio de tantas promessas.eu ja estive com ele em reunioes e estamos querendo que ele se lance candidato a prefeitura de capoeiras.um joven bom com carater esse sim vai dar serto....

    ResponderExcluir
  7. Esse Junior da rádio, é um assassino do português mesmo. Vai-te!

    ResponderExcluir
  8. Flavio Pontes! foi um desastre na Secretaria de Agricultura imaginem como Prefito! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  9. caro amigo roberto almeida capoeiras estar em pe de guerra quem estar formando esta guerra e o forasteiro eraldo caxiado pois o mesmo estar jogando as familias capoeirenses um contra o outro depois este bandido tira o seu da reta esta passando dos limites esta na hora dos capoeirenses banir este intruso do nosso convivio eu mesmo estou esperando a hora certa para da-lhe um corretivo da queles que lampiao dava em cabra covarde e falso ele mim aguarde sua hora estar chegando forasteiro v...

    ResponderExcluir
  10. nós que moramos em capoeiras estamos cansados de saber quem é capaz de formar guerra na politica,nenem e batata que em toda vida politica trocaram ofensas e agressões verbais. agora juntos vão tentar tomar o poder como mostra o panfleto fazendo auilo que sabem fazer muito bem ameaças, escandalos , baixarias, enfim todo tipo de sujeira que voce possa pensar. infelizmente existe ainda pessoas que acreditam nesse tipo de politica suja; ou seja esses politicos estão contaminando a mente de alguns eleitores de capoeiras que ainda não perceberam que esse tipo de atitude só vem trazer a violência. está na hora de dizer não ao racismo , a baixaria enfim a violência que a paz possa reinar em nossa cidade.

    ResponderExcluir
  11. meu amigo roberto almeida por favor pergunte a flavio pontes sobre esses comentario que ele vai ser candidato a prefeito em capoeiras fecariamos muito grato por essas noticias?

    capoeiras Agradece

    ResponderExcluir
  12. minha gente violencia so gera violencia vamos da um basta nisso tudo FLAVIO PONTES PRA PREFEITO E A SOLUÇAO???
    AGORA VAI

    ResponderExcluir
  13. MEU AMIGO QUE FALOU QUE FLAVIO FOI UM DESASTRE COMO SECRETARIO EM CAPOEIRAS MIM FALA UM SO SECRETARIO QUE TENHA CIDO BOM AGORA EU DIGO BOM,BOM MESMO Ñ TEN UM SI QUER MEU CAMARADA...

    ResponderExcluir
  14. na cidade fica esse falatório mais nos sítios só dá dudu que vai ser prefeito mais quatro anos.

    ResponderExcluir
  15. concordo com com o anônimo acima, só da DUDU nos sítios..............

    ResponderExcluir
  16. Interessante que o texto fala sobre racismo e o povo muda todo o contexto do assunto para falar em candidato a prefeito e ainda tem esse indivíduo que só escreve em caixa alta assassinando o português !

    Dionísio - Recife

    ResponderExcluir
  17. Esse racismo n é novo, vem desde a primeira campanha quando tinha o URUBU nas carreatas, será que era o povo de dudu andando na carreata de LULA q era apoiado por nenen e neide? Verdade, o panfleto saiu depois da neide falar, sempre é assim. tenho certeza q o povo de DUDU n iria falar sobre NEGO em panfleto poderia ter falado de outras coisas. Como: neide n pode ser pq tem processos contra ela ou por falar q a polícia federal veio à capoeiras investigar os aparelhos comprados no tempo que o kleber era sec. esse q é casado com a sobrinha de neide e q na verdade neide foi a q sempre comandou a sec. então. quem tem culpa nessa falta de equipamento no hospital q até a policia federal veio á capoeiras? será q ela merece ser prefeita? agora pra faltar n só equipamentos do hospital, mas de todas as outras secretárias? querem esse tipo de gente pra ser prefeita? vcs estão de parabéns mesmo!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA