PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

SECRETÁRIO APONTA CRESCIMENTO DE GARANHUNS

Na visão do Secretário de Desenvolvimento de Garanhuns, Ornilo Lundgren (foto), o município é atualmente "um canteiro de obras particulares e governamentais, fato que tem ampliado os empregos formais na Cidade". As construções do programa Minha Casa, Minha Vida; do Centro de Convenções do Sesc; os novos condomínios e obras de construção civil, entre outras, geram novas Carteiras Assinadas, e se configuram como os principais incrementos no crescimento do PIB local.

O aumento da oferta de empregos também aumenta à medida que o setor de serviços cresce. A comunidade da Cohab 1 é considerada por economistas, como o segundo centro comercial da Cidade. O crescimento comercial da Avenida Rui Barbosa, além das Avenidas Santo Antônio e Dom José também são pujantes. A área de Ensino Superior, com a implantação de novos cursos, como Medicina, Direito, Construção Civil, Agronomia, Medicina Veterinária dentre outros, também favorece a criação de novos empregos na cidade.

Pólo da Bacia Leiteira, Garanhuns tem sua economia fortalecida pelas Cidades do Agreste Meridional, que acabam interagindo com o Município. A presença de empresas como Bom Gosto, Nestlé, Unilever, Notaro, Grupo Ferreira Costa, Pérola, entre outras, também consolidam o potencial econômico na Cidade.

A atuação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é forte e tem se mostrado relevante quanto ao desenvolvimento econômico apresentado pela Cidade das Flores. A gastronomia local tem se ampliado e o turismo é uma crescente. Segundo a secretaria Municipal de Turismo, anualmente, a Suíça Pernambucana chega a receber um fluxo de 1,5 milhões de pessoas, seduzidos por eventos de grande e pequeno porte.

Com tantas ações que impulsionam o seu desenvolvimento, a Cidade apresentou nos últimos anos, um crescimento superior a casa dos 50% nos empregos formais gerados. De acordo com dados da Relação Anual das Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho, de 2005 a 2010, a Cidade gerou 81.440 empregos, que se comparados ao período de 1997 a 2002, quando foram gerados 51.359 empregos, chega-se a um crescimento na casa dos de 57%. O estudo foi realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

“Garanhuns está em alta. Essa atribuição de crescimento se deve a ações do Governo Municipal, ante as potencialidades locais em parceria com o povo. Somos uma Cidade empreendedora e isso gera positivismo”, registra o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ornilo Lundgren, que reconhece a importância do trabalho desenvolvido pelo Sebrae, Senac, Sesc e Senai para o fortalecimento do desenvolvimento local.

O secretário acredita que as tendências demonstram pleno crescimento para os próximos anos. A ampliação da empresa Pinga Nordestina, por exemplo, vai gerar cerca de 400 empregos diretos e o Shopping Center pretende gerar cerca de 2.000 mil empregos. “Precisamos continuar acreditando em nosso potencial e mostrar aos jovens que eles também podem montar o seu próprio negócio e com isso avançar ainda mais o Desenvolvimento Econômico de Garanhuns”, finaliza o secretário Ornilo Lundgren.

18 comentários:

  1. Excelente levantamento do secretário,que graças a Deus sabe colocar muito bem as potencialidades do nosso muncípio,Garanhuns é uma cidade privilegiada por sua localização estratética, e ser polo de uma região,sem conta nosso clima e fontes de aguas minerais...

    Infelizmente os politicos desta belissima cidade não acompanham as grandezas potenciaias
    da cidade centenária,caso isto acontecesse,já mais teriamos perdido espaço p/Caruaru...

    Parabéns as secretário por suas colocações, agora aos politicos (prefeito,veradores,deputado)
    precisam melhorar e muito,para chegaram a uma média ao menos REGULAR...

    ResponderExcluir
  2. Das obras que o secretário apontou parece que não tem uma da prefeitura.

    ResponderExcluir
  3. Roberto,

    O Secretário parece que está em outro mundo. Talvez por medo de perder o cargo ele tenha pintado este belo quadro que, todos sabem, não condiz com a realidade. Em nada do crescimento dessa cidade é devido a ações desse governo municipal.

    Desculpe Sr. Secretário, mas o senhor deveria pintar o quadro real, onde existem, por exemplo, quase 300 processos de pedido de autorização de construção se arrastando na Secretaria de obras e apenas uma pessoa para analisar. O meu está parado há quase 2 anos.

    Este governo está, na verdade, freando o crescimento da cidade.

    Acorde Sr. Secretário! Afinal de contas o Sr. está em Garanhuns.

    P.R.T.
    Bairro de São José

    ResponderExcluir
  4. O homem pirou de vez.... KKKKKK

    ResponderExcluir
  5. Como seria bom se tudo isso fosse verdade....

    ResponderExcluir
  6. Branquinho! Esse prefeito conseguiu uma proeza impossível. Ter uma equipe de secretários pior do que Zé Inácio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ex-Candidato não vamos misturar as coisas, mais ainda tem alguns secretários que prestem, só sem poderes para atuar como podem! falta liberdade para eles, não tenho muito a reclamar...

      Excluir
  7. Esse homem só pode estar louco. Ele cita obras que não são de iniciativa da prefeitura. E falar do pérola e Ferreira Costa é falar de empresas que estão aqui há um bom tempo. Cadê as Americanas Secretário? Eu não sei nem o que dizer do delírio desse homem.

    ResponderExcluir
  8. A palavra certa é essa mesmo: DELIRIO.
    Empreendimentos do prefeito e desse secretário só ouvimos falar em fabrica de sabão e de vassoura. Coloca um algodão umedecido com alcool no nariz dele.

    ResponderExcluir
  9. Falar em geração de empregos em garanhuns? alguem já foi no ministerio do trabalho lá na Av. caruaru ver a quantidade de gente dando entrada em seguro desemprego? é um absurdo, filas de pessoas dando entrada neste beneficio, mas as noticias que aparecem são de crescimento da cidade, mas ninguem vê onde.

    ResponderExcluir
  10. Esse homem é Secretário da Prefeitura de Garanhuns ou é um diretor do CDL.

    97% que esse senhor declarou e feito da iniciativa privada e não desse desgoverno de Luiz Carlos que inclui uma secretaria de desenvolvimento sem iniciativa.

    ResponderExcluir
  11. Por esses e outros comentários é que Garanhuns não cresce. Ninguem sabe o que diz. Pessoal... porque em vez de criticarem vocês não fazem por onde garanhusn cresça? O Secretário está mais do que de parabéns . O problema são os políticos daqui que não são unidos...se foi fulando que trouxe algo pra cá... beltrano não chega nem perto... não faz nada pra ajudar, pelo contrario tenta de um tudo para puxar o tapete de fulano,e assim com essa guerrinha, quem perde somos nós o cidadãos garanhunenses.Pode ser o prefeito que for, pode ser quem for...se continuarmos assim com esse pensamento mesquinho nunca q vamos pra frente.

    ResponderExcluir
  12. Atenção! urgente! alguem chame o corpo de bombeiros, para levar o secretário de desenvolvimento de Garanhuns, o Sr. Ornilo Lundgren para o hospital da Providência, porque o homem pirou de vez.

    ResponderExcluir
  13. secreatàrio, o senhor deveria falar o que realmente tem acontecido em garanhuns.ha o senhor nao lembra? vou lhe refrescar a memoria: veja 2002 a 2011 o crecimento na construcao cirvil comecou nas casas do conjunto residencial Lula 1 e Lula 2 com a construtora fundaçao contrur,onde os trabalhadores trabalhavam 2 meses pra receber um, enquanto isso o desvio da verba acontecia nus bastidores onde mlhoes foram desviado. depois a construçao da ponte com o desvio de verbas mais uma vez, tambèm temos a nova camara de vereadores sem termina, a escola tecnica... se for para mostra o crecimento realmente è bem visivel. parabens secretario pelo brilhante relatorio

    ResponderExcluir
  14. O que esse secretario precisa e urgentemente ser internado num manicômio,aliais acho que ele esqueceu de citar como obra da administração de Luiz Carlos a a"Providedencia" que e onde esse doido deveria estar , isso e um maluco!

    ResponderExcluir
  15. Essas críticas são porque o secretário mostra um quadro irreal, de pura babação. Se ele tivesse apontado as dificuldades do governo e o que está fazendo resolver, talvez ele tivesse sido mais respeitado.

    Querer dizer que o crescimento de Garanhuns se deve a esse governo que está aí, é um desrespeito ao cidadão de Garanhuns. Por isso que estão dando o troco que ele bem merece.

    Menos, secretário!

    ResponderExcluir
  16. Internautas, bom dia!

    Vejo que há um discussão acerca do crescimento da cidade de Garanhuns. Com a recente análise sobre o desenvolvimento desta, o Secretário avaliou o grande avanço da suíça pernambuca, em momento algum o mesmo citou que este fora por conta do governo local, mas sim que o município desenvolve-se, seja por prestações de serviços, grandes obras, abertura de novas empresas e/ou industrias. O que se fala é crescimento LOCAL, onde muitos filhos da terra não se satisfazem com o fato, políticos com visões retrogradas, jornalistas que só defendem seus interesses particulares, pessoas que só olham para o seu próprio umbigo. Isso sim, que impede que o desenvolvimento aconteça. Vamos nos dar as mãos e lutar por uma Garanhuns com brilho próprio, uma cidade linda e apreciada por tantos, hoje a mesma abriga grandes: intelectuais, médicos, juristas, administradores, empresários, investidores, instituições bancarias, “políticos” e entre outros.

    É assim que vejo minha cidade, tenho pouco mais de 30 anos, nascido e criado nesta terra abençoado e cercado pelas belíssimas 7 colinas.

    ResponderExcluir
  17. é isso aí!!! vamos valorizar o que nós temos e parar de criticar quem tenta fazer algo de BOM por garanhunhs! PARABÉNS SECRETÁRIO!!!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA