PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

DELFIM NETO OFENDE AS DOMÉSTICAS

Numa entrevista a TV Bandeirantes, no último domingo, o economista Delfim Neto (foto), ministro forte na época do regime militar, ofendeu a classe das empregadas domésticas, segundo entendeu uma ONG ligada à categoria e que pediu na Justiça a retratação do importante homem público. No programa, Delfim comentava a mobilidade social que se instalou no mercado brasileiro, quando salientou: 
"Há uma ascensão social incrível. A empregada doméstica, infelizmente, não existe mais. Quem teve este animal, teve. Quem não teve nunca mais vai ter". 
Ao receber a notificação da Justiça da organização "Doméstica Legal", Delfim tentou se explicar: "É evidente que não se trata de designar a empregada doméstica, nem nenhuma outra categoria, como um 'animal' num sentido pejorativo ou de menosprezo...Os economistas usam corriqueiramente a expressão 'fazer renascer o espírito animal dos empresários', como forma de despertá-los para as oportunidades de investimento...”
Pessoalmente a justificativa do ex-ministro não me convenceu. Acho que o animal "pisou na bola"

9 comentários:

  1. Caro Roberto Almeida,

    A bem da verdade, este caso já está ficando antigo. Escrevi sobre ele ontem no Blog da CIT (link no meu nome), e a frase foi dita no domingo. Lá, eu coloco a fala do Delfim e sua defesa, em ter dito isso. Para quem estudou um pouco de Economia, "animal" pode ser um elogio. Como digo lá, o Lula manteve o sistema econômico brasileiro em certo equilíbrio, até o ano passado, por causa de Delfim. Ele sempre foi o seu guru secreto, e tenho certeza, agora é da Dilma. Quem sabe se a Carta aos brasileiros não é cria dele? Pelo menos é a cara...

    Zezinho de Caetés (Blog da CIT)

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa que me preocupa muito são esses moralistas de plantão como jornalistas, blogueiros e a imprensa como um todo que vive a censurar elementos como Bolsonaro e Delfim Netto, mas, ao mesmo tempo bota a cauda entre as pernas quando se trata da turma do PT.......

    ResponderExcluir
  3. Delfim Neto, além de veado é cínico. - Quando ele era ministro dos militares, havia um "empresário" vigarista, do ramo dos têxteis, aqui, que arrumava homem para o Delfim, sempre que ele vinha a Recife. - E, com isso, o dinheiro vinha fácil para os cotonifícios. - Se esse traste tivesse o valor que tem a minha empregada doméstica, NÃO faria comentário tão preconceituoso. - Ele sempre dá uma de sarcástico. Mas o forte dele é a veadagem explícita. - Enfim, ele é um sem-vergonha contumaz./.

    ResponderExcluir
  4. Taí o Zé Fernandes Costa colocando as coisas nos seus devidos lugares, o Delfim é que é um animal, da categoria dos veados. (Eduardo).

    ResponderExcluir
  5. Ele, Delfim, é veado doméstico. Essa história de que Marcelo Carneiro Leão (vamos dar nomes aos bois) arrumava homens para satisfazer os desejos homossexuais do Delfim, era pública e notória pela boca dos porteiros do antigo Grande Hotel, aqui em Recife. Ainda que à boca miúda. - Portanto, Delfim NÃO honra a categoria dos veados selvagens. - Quem for admirador desse sem-vergonha, leia esta frase cínica dele: "Com o AI-5 eu aproveitei para fazer tudo o que precisava fazer." Isso foi dito em dezembro de 1968, após ele retirar recursos dos estados e municípios, para engordar os cofres do poder central. E alimentar a corrupção dos governos militares. - E ninguém podia "chiar". Só algum tempo depois é que a imprensa golpista, como a Folha de São Paulo e outros que tais, é que começaram a reagir. Essa imprensa golpista, que fornecia carros da redação à polícia e às Forças Armadas, para procurar esconderijos dos rebelados contra o período de chumbo, passou a imaginar que as coisas estavam saindo dos limites. - Foi a partir daí que essa "imprensa" quis rasgar a capa de lobo e vestir-se de cordeiro: apoiar as "Diretas, já", a ida de Tancredo Neves ao Colégio Eleitoral etc.

    ResponderExcluir
  6. Santo Deus. Como é que o Sr. Ccsta pode falar do Bolsonaro, em termos de preconceito? Eu não sei se o Delfim é veado ou não. E se for, o que é que tem a viadagem dele com o com ele disse das empregadas domésticas? Qual a diferença entre o Delfim chamar uma empregada de “animal” e o Sr. Ccsta chamar o Delfim de veado e sem vergonha? Com este tratamento eu tenho certeza de que o Delfim trata melhor sua empregada do que o Sr. Ccsta. Do Sr. Ccsta eu já esperava isto, mas do Roberto, sem verificar o contexto em que isto foi dito, é demais para esta pobre doméstica.

    Lucinha Peixoto (Blog da CIT)

    ResponderExcluir
  7. Até hoje eu não entendi o que esse zé fernandes quer e de que lado ele estar(com exceção da judite). Te declara de uma vez por toda criatura!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Creio que este blog NÃO é rua de mão única. Não há por que se declarar de qual lado está (sem o R). 2. Quem tem o direito de me pedir explicações é o administrador do blog, isto é, o Roberto Almeida. Ele ainda NÃO me pediu. Mas se o Roberto pedir alguns esclarecimentos, eu os forneço.- Ao Jair Bolsonaro e ao Delfim Netto, eu NADA devo. Se eles tomassem conhecimento do que escrevi e quisessem alguma explicação, teriam de pedir a um juiz de Direto. Fariam uma interpelação judicial. 3. E alguém pergunta o que tem a ver a veadagem do Delfim, com o que ele disse contra as empregadas domésticas. Ora, o Delfim pagava os serviços prestados na satisfação dos seus instintos sexuais, com o nosso dinheiro. Ou seja, um “empresário” falido arranjava homem para o Delfim e recebi milhões para um suposto socorro às suas empresas têxteis. Portanto, NÃO é porque ele é homossexual, que deve ser apedrejado. É porque pagou a sua veadagem com o dinheiro do Tesouro Nacional. E ele ainda nos vem com o cinismo que lhe é próprio, com essa de espírito “animal” e blá-blá-blá, menosprezando ainda mais a totalidade das (dos) empregadas (os) domésticas (os), ofendendo a uma classe inteira de trabalhadores. 5. Quando eu digo que o Delfim é veado descarado, estou afirmando um fato concreto. Eu não devo dizer que todos os diretores de redação são assassinos. Mas posso dizer que o Pimenta Neves é ASSASSINO CONFESSO e privilegiado pelo Sistema Penal. 6. Como a moral do Delfim é imoral, qual o direito que ele tem de considerar empregadas (dos) domésticas (os) animais de serviço, como boi de carro ou cavalo de charrete? E ainda que o Delfim tivesse moral respeitável, NÃO tinha o direito de ofender a uma categora, impunemente. Nem ele nem ninguém. 7. Quanto ao Bolsonaro, este já ultrapassou todos os limites do médio decoro parlamentar. Quem pode dar (com R) a reposta ao Bolsonaro são os eleitores do Rio de Janeiro. Só eles podem cassá-lo. Já que o Parlamento não o cassa. 5. Por fim, quem já prestou algum exame vestibular, seja para uma faculdade, seja noutro concurso qualquer, já deve ter visto este alerta: “A boa interpretação do texto, influirá na avaliação do tema proposto.” – Assim, quem se interessa por comentar um texto, precisa ter condições de interpretá-lo, sem fazer perguntas bobas.

    ResponderExcluir
  9. Para quem não conhece acha esse Zé Fernandes o máximo...............

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA