CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

O QUE ACONTECEU COM JOSÉ SERRA?


José Serra (PSDB) passou pelo Congresso Nacional, ocupou dois ministérios no Governo Fernando Henrique - se destacando principalmente na pasta da Saúde -, perdeu uma eleição pra Lula, mas se elegeu prefeito e depois governador de São Paulo. Tem 68 anos e segundo a revista Veja é o homem público mais preparado deste país. Como é que se explica então que um político com tal currículo, uma semana após receber este atestado de competência da publicação da Editora Abril, tenha sido tão desastrado na escolha do seu candidato a vice? Primeiro foi Álvaro Dias, do mesmo partido (fazendo sanduíche de pão com pão) e do Estado do Paraná, que não somaria muita coisa a sua campanha. Jogado contra a parede pelo DEM, o tucano mudou a chapa já perto do prazo final para a realização das convenções partidárias. Escolheu um Índio democrata do Rio de Janeiro, relator do projeto da Ficha Limpa, porém com uma passagem nebulosa na sua carreira. Quando secretário municipal no RJ, possibilitou que uma única empresa, a Milano, faturasse 99% do fornecimento da merenda na capital do Estado. Transformando isso em dinheiro a felizarda abocanhou cerca de R$ 75 milhões. Uma CPI investigou o caso e a vereadora Andreia Vieira, do mesmo partido de Serra, não tem dúvida que o índio não é da tribo dos inocentes. Por isso não vai fazer campanha para os tucanos. Os jornais, inclusive, revelam hoje que o ex-governador de São Paulo conheceu seu vice há poucos dias e teve com ele uma conversa de 15 minutos. E se o futuro presidente tiver um treco e o fulniô de araque assumir o poder, como é que a gente fica? Eu já li e ouvi tanto que José Serra é competente que não tinha nenhuma dúvida disso. Agora, no entanto, estou cheio de dúvidas. Como é que um cara que se enrola todo para escolher o vice pode governar um país complicado como o Brasil?

2 comentários:

  1. Talvez ele tenha aprendido com a Lula a (mal) escolher seus companheiros na política. Afinal, o que dizer de Palocci, José Dirceu, Renan Calheiros, Sarney e - pasmem! - Collor?!

    ResponderExcluir
  2. COm a escolha do seu vice sendo do Rio de Janeiro e um desconhecido, ficha suja, do DEM, Serra acaba de assinar sua sentença entregando de mão beijada, ainda no primeiro turno, a eleição para Lula.
    Em Pernambuco também não é diferente Jarbas tambem perde, e feio, no primeiro turo. Além de continuar governando Pernambuco, fortalecido pela esmagadora vitória em 3 de outubro, Eduardo Campos deve eleger os dois senadores e a maior bancada de deputados federal e estadual já eleita em nosso estado. O Lula é mesmo maquiavélico em política e Serra com a turma do PSDB, DEM e seus aliados dançou bonitinho na mão do mandioqueiro de Caetés.

    ResponderExcluir