O QUE É E COMO FUNCIONA O PRONERA QUE EXISTE HÁ DÉCADAS


Do site Leia Já:

Pela segunda vez,  em menos de uma semana, a Justiça Federal liberou o processo seletivo da turma extra do curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Caruaru, voltado para beneficiários da Reforma Agrária. 

A decisão reacendeu as dúvidas de parte da população sobre como funciona o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA.

O edital foi restabelecido na noite de quinta-feira (9) pelo desembargador Fernando Braga Damasceno, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). 

Magistrado acatou os argumentos da Advocacia-Geral da União (AGU) e derrubou a liminar que havia suspendido o certame.

Desde setembro, o processo vem sendo alvo de diferentes decisões judiciais, o que acabou ampliando o interesse e a curiosidade em torno do programa.

O QUE É O PRONERA?

O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária é uma política pública coordenada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e existe há 27 anos.

O objetivo, segundo o Governo Federal, é garantir oportunidades de estudo a jovens e adultos que vivem em áreas de Reforma Agrária.

COMO FUNCIONA?

Os cursos vinculados ao Pronera são criados a partir de parcerias entre o Incra e instituições de ensino públicas. Cabe às universidades propor os projetos e definir os editais, que são financiados com recursos específicos do programa.

Esses processos seletivos ocorrem de forma independente do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e não interferem nas vagas regulares ou nas cotas sociais e raciais oferecidas pelas universidades, regulamentadas por lei federal.

Cada edital tem regras próprias, voltadas ao público do campo e às comunidades contempladas pela Reforma Agrária.

AS FORMAÇÕES INCLUEM:

- Alfabetização e escolarização de jovens e adultos em áreas de Reforma Agrária;

- Formação inicial e continuada de professores e educadores do campo;

- Cursos técnicos e de nível médio profissionalizante;

- Graduação e pós-graduação, em parceria com universidades federais e estaduais.

- O curso de Medicina da UFPE em Caruaru é um exemplo desta última categoria. A iniciativa é inédita no programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário