Vereador em segundo mandato e ex-secretário de Turismo de Garanhuns, Matheus Martins distribuiu uma nota, como líder do Governo na Câmara, criticando matéria publicada no jornal Diario de Pernambuco distorcendo fatos com relação ao FIG.
Segundo Matheus, a reportagem do DP é um "ataque rasteiro" ao Festival e o texto do veículo de comunicação da capital é "carregado de má fé".
O vereador lembrou o fracasso do FIG em 2023, lembrou que o evento no ano seguinte foi um sucesso e demonstrou total confiança de que em 2025 será realizada a maior de todas as edições.
Na íntegra, a nota assinada por Matheus Martins:
Como líder do Governo do Prefeito Sivaldo Albino, venho a público repudiar veementemente as críticas veiculadas pelo Diário de Pernambuco a respeito do FIG 2025, evento que sequer teve início e já vem sendo atacado de forma precipitada e desproporcional.
Em primeiro lugar, é importante destacar que a opinião pública de Garanhuns, de forma praticamente unânime, aprovou a decisão da Prefeitura Municipal em assumir a condução do Festival de Inverno. Aliás, esse era um dos maiores desejos dos garanhuenses, diante do fracasso que foi o FIG de 2023, então realizado pelo Governo do Estado.
Naquele ano, vimos praças vazias, hotéis com baixa ocupação e turistas desestimulados. A falta de organização foi tamanha que a programação oficial foi divulgada com menos de 15 dias de antecedência. Houve, inclusive, audiências públicas na Alepe, onde foram registradas inúmeras reclamações contra a Fundarpe e o Governo Estadual, especialmente por parte de comerciantes, da rede hoteleira e de gastronomia.
Graças à coragem e ao compromisso do Prefeito Sivaldo Albino, esse cenário começou a mudar. Em 2024, o FIG foi anunciado com mais de 100 dias de antecedência, permitindo planejamento por parte das famílias, empresários e todos que fazem parte da cadeia produtiva do evento. E mais: o festival, que antes durava apenas 10 dias, agora se estende por 3 semanas – transformando-se no maior e mais longevo evento multicultural da América Latina.
Infelizmente, esse sucesso incomodou setores ligados ao antigo modelo de organização, que insistem em desqualificar o que vem dando certo. A tentativa de criar um evento paralelo, para competir com o FIG, fracassou. O povo de Garanhuns e os milhares de turistas que nos visitam aplaudiram a nova fase do festival.
É importante lembrar que, mesmo em 2023, o Prefeito Sivaldo Albino estendeu a mão ao Governo Estadual, oferecendo apoio logístico, atrações nacionais e até recursos financeiros – tudo ignorado.
Hoje, às vésperas de mais uma edição grandiosa do FIG, vemos surgir ataques rasteiros e matérias carregadas de má-fé. Mas deixo um recado claro: o FIG 2025 já é um sucesso e será a maior de todas as edições realizadas até agora.
PAULO CAMELO: CONSIDERAÇÕES: 1 - A lei 5.112 foi aprovada no segundo semestre de 2023 pela Câmara Municipal do Garanhuns/PE; 2 - A citada lei municipaliza o FIG, excluindo o governo do estado da organização do evento. Sendo assim a governadora Raquel Lyra, bem como a Secretaria de Cultura de PE e a FUNDARPE, devem partir para outra programação a exemplo do "PERNAMBUCO MEU PAÍS". Consequentemente o governo do estado não deve patrocinar o FIG, uma vez que foi assim que o governo municipal pleiteou; 3 - A considerar como exemplo o "Festival Viva Garanhuns", constatamos que todos os cantores faziam referência constantemente ao quarteto: Sivaldo + Cayo + Sandra + Carreras. Portanto, propaganda eleitoral antes de época; 4 - O FIG está pouco a pouco sendo ajustado para o público sertanejo, uma vez que atrai multidões e dar votos; 5 - Somente num outro governo municipal que dê ênfase a cultura em todos os sentidos, inclusive musical, é que possamos melhorar a parte cultural, a qual pode contribuir com a informação e formação das pessoas. Mas, isso que acontece em Garanhuns, é similar o que acontece em Caruaru, Recife e outras cidades. Afinal, a maioria dos governantes querem anestesiar, com festas em demasia, as massas populares para facilitar a sua dominação. Ok, Moçada!
ResponderExcluirResponder
É claro que o ataque é político, isso é tão cristalino!
ResponderExcluirPor isso a câmara municipal de Garanhuns, tem a obrigação de preparar Garanhuns para se desenvolver também com indústrias e empresas de negócios se instalando em Garanhuns, porque assim como Garanhuns se desenvolve, é um desenvolvimento MANCO, ALEIJADO, POIS ANDA COM UMA PERNA SÓ, SERÁ QUE TODA A POPULAÇÃO DE GARANHUNS VIVE DE TURISMO?
ResponderExcluirPOIS É, ENTÃO PARA QUE OS JOVENS SE FORMAM NAS UNIVERSIDADES E FACULDADES DA CIDADE?
ENTÃO QUER DIZER QUE GARANHUNS AGORA É UMA CIDADE PARA SENHORES E SENHORINHAS VELHINHAS E APOSENTADOS?
OS JOVENS SE FORMAM PARA DEPOIS IREM EMBORA DA CIDADE, POXA VIDA, UMA CIDADE PUJANTE TEM QUE TER JOVENS MORANDO NA CIDADE, ELES SÃO O FUTURO DA CIDADE, ACORDEM, OS JOVENS SÃO CONSUMIDORES POR NATUREZA E A CIDADE SE DESENVOLVE EM TUDO, COM TODO RESPEITO AOS APOSENTADOS, ELES NÃO TEM MUITA VONTADE DE GASTAR EM TODO O COMÉRCIO DA CIDADE, E A CIDADE NÃO PODE FICAR REFÉM DOS JOVENS QUE BEM DE VEZ EM QUANDO VISITAR A CIDADE, POIS A MAIORIA DELES JÁ COMPRAM NAS CIDADES QUE ELES MORAM