Até hoje Machado de Assis é aclamado pela crítica literária como o melhor escritor brasileiro de todos os tempos.
O carioca, que era mulato, teve a maior parte dos seus livros publicados no século XIX.
Dentre suas principais obras estão Quincas Borba, Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cuba e Helena, este último ainda da fase romântica do autor.
Machado também foi excelente contista. Entre as mais citadas das história curtas do fundador da Academia Brasileira de Letras estão O Alienista, Missa do Galo e a Cartomante.
BRUXO - Quando em vida Machado ganhou dos vizinhos o apelido de "Bruxo do Cosme Velho". Uma referência ao bairro e a umas cartas que andou queimando.
Isso aí pegou até hoje. Quando das resenhas e reportagens sobre o escritor, a alcunha é utilizada.
Neste momento, passadas tantas décadas da morte do escritor, ele é "descoberto" pelos leitores americanos.
É que uma influenciadora e escritora dos EUA, Courtney Novak, ficou encantada com a leitura do romance "Memórias Póstumas de Brás Cubas".
Divulgou um vídeo falando do livro que viralizou. Resultado é que romance do brasileiro, publicado pela primeira vez em 1881, se tornou o mais vendido no site da Amazon, na América.
Além de excelente escritor, Machado, se vê agora, parece que tinha um pouco de bruxo mesmo. É um verdadeiro fenômeno das letras.
Sugiro que assistam o curta MACHADO DO BRASIL, disponível no prime. Uma obra que retrata a vida e trajetória do Escritor.
ResponderExcluir