CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

ENQUETES DÃO UMA IDEIA DE COMO SERÁ A ELEIÇÃO EM GARANHUNS


Em Garanhuns blogs e produtores de conteúdo nas redes sociais já começaram a fazer enquetes com relação à eleição de prefeito, que acontece em outubro do próximo ano.

A última dessas enquetes foi realizada pelo V&C Garanhuns, um dos blogs de mais credibilidade da cidade.

Nas três principais alternativas apresentadas o resultado agora pela manhã estava assim, em termos percentuais: Sivaldo Albino 49%, Izaías Régis 29%, um candidato de terceira via 22%.

O atual prefeito ainda não confirmou sua candidatura, pois está deixando a política para o próximo ano. Deputado Izaías Régis tem sinalizado que pode estar no páreo, mas terá de passar pelo crivo da Justiça Eleitoral, por ter tido contas rejeitadas na Câmara.

Quanto a terceira via, o V&C acredita que o principal beneficiário é o empresário Fernando Moraes.

Enquetes não podem ser comparadas às pesquisas realizadas com método científico, mas de qualquer maneira representam um estrato da população, aquele que usa com frequência a internet.

Um comentário:

  1. PAULO CAMELO: Caro conterrâneo RA, eis algumas observações:
    1 - Zazá e Sivaldo têm juntos cerca de 40.000 eleitores. Considerando um universo de 90.000 eleitores em Garanhuns, os dois têm cerca de 44,40%. Sendo assim, o índice da "enquete" foge e muito da realidade, uma vez que aponta um índice muito alto de domínio, ou seja, 78%, para a dupla representante da burguesia. Deste modo resta apenas 0,00% para a terceira via. Será?;
    2 - Considerando cerca de 20.000 eleitores entre Brancos + Nulos + Abstenção, temos cerca de 22,20%;
    3 - Supondo que essa hipótese esteja próxima da realidade, resta uma amostra de 30.000 eleitores, cerca de 33,30% para uma terceira via, isto é, caso se tenha apenas três candidatos. Portanto a terceira via está no páreo, mas é muito cedo para termos dados mais precisos. Mesmo porque Izaías e Sivaldo terão dificuldades nas escolhas dos candidatos a vice. Pior para Sivaldo que não terá Pedro Veloso (este contribuiu bastante com a vitória anterior) e o PT não se mostra homogêneo para o próximo pleito de 2024;
    4 - Informo-lhe que estou filiado ao PSOL e faço parte de uma equipe que defende a pré-candidatura de Rosa Quidute, nossa Ex-vice-prefeita do Garanhuns, como pré-candidata a Prefeita.
    Ok, Moçada!

    ResponderExcluir