CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

PARA MAGNO MARTINS, A GOVERNADORA RAQUEL LYRA ABANDONA IZAÍAS



O jornalista Magno Martins assinou hoje, na "coluna da terça", o texto que reproduzimos abaixo:

Em seis meses de gestão, a governadora Raquel Lyra (PSDB) acertou pouco, ou quase nada, principalmente na área política. Até hoje, nenhum deputado da sua base ou da oposição na Assembleia Legislativa entendeu a escolha do deputado Izaías Régis (PSDB) para liderar a bancada governista.

Antes de ser eleito e reeleito prefeito de Garanhuns, Régis passou pela Alepe, mas seu mandato se circunscreveu aos assuntos paroquiais do município que governou. Isso parece ter ficado tão impregnado nele que tem recorrido, mesmo como líder, aos problemas da sua terra no plenário da Casa, quando deveria ser o guardião do Governo Raquel.

No plenário, nos corredores e no buraco frio da Casa, corre a notícia, espalhada pelos próprios parlamentares, de que a governadora perdeu a paciência com seu líder e pensa em substituí-lo pelo deputado Joãozinho Tenório, vice-líder na Casa. Tenório vem também de uma experiência no executivo municipal, tendo sido prefeito da pequena São Joaquim do Monte, no Agreste, mas se deu bem no Legislativo.

É jeitoso, de bons tratos e articulado. Ganhou pinta e status de líder, tudo porque tem sido muito mais ágil e habilidoso no encaminhamento das demandas dos colegas de parlamento do que o próprio Izaías, que tem roído as unhas de ciúme. O que a rádio corredor da Alepe tem informado é que a governadora está a um passo de trocar Izaías por Joãozinho.

Se isso ocorrer, pode até resolver o vácuo de liderança do seu Governo, mas certamente, ao abandonar o atual líder, prejudicará o seu projeto de disputar novamente a Prefeitura de Garanhuns nas eleições do próximo ano. Izaías não acredita em fritura, confia cegamente na governadora, mas onde há fumaça, há fogo. O líder tem que abrir os olhos para não arder numa fogueira mais perigosa do que a da inquisição.

Depois da coluna, o jornalista ainda acrescentou a seguinte notinha:

Erro primário – O que tem mais prejudicado Izaías, segundo um parlamentar com livre trânsito na Casa, é a insistência dele em trazer para o plenário questões relacionadas à gestão do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), a quem combate fortemente na intenção de desgastá-lo na disputa pela reeleição nas eleições do ano que vem. “Parece mais um vereador de Garanhuns”, disse um parlamentar.

Um comentário: