PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

PROFESSORA ELISA COELHO, UMA MULHER ALÉM DO SEU TEMPO


Por Cristina Moraes

Quem é de Garanhuns e teve a oportunidade de estudar na Escola Estadual Elisa Coelho, talvez nem saiba quem foi esta personagem tão importante da vida educacional de tantos estudantes.

Elisa Coelho,  que nomeia esta unidade educacional da minha linda Garanhuns, nasceu em 1879, filha do Coronel Joaquim Alves Barreto Coelho e de dona Baliza Bezerra de Vasconcelos,  tinha três irmãos: Coelho Filho, poeta e escritor; Everaldo Coelho, flautista e Dulcina Coelho, pintora.

E uma curiosidade, o seu pai, além de homem público, o Coronel Joaquim Alves Barreto Coelho, também foi proprietário de uma das mais famosas fontes de águas minerais de Garanhuns, a conhecida nacionalmente Águas Minerais Serra Branca.

Dona Elisa Coelho, mulher dinâmica, guerreira  e inovadora na arte de educar, com muita garra e empenho  fundou uma unidade escolar, a Escola Frei Caneca, um grande marco para à época, em 06 de março de 1917.

Além de ser a fundadora da escola foi a diretora, que à época contava com 57 alunos matriculados, uma escola que ensinava as letras e também trabalhos com agulha.

Sem dúvidas a professora e mulher alvissareira, Elisa Coelho, teve seus ensinamentos através dos seus grandes mestres e seus pais, dona Baliza e o Coronel Joaquim Alves.

Uma mulher visionária, além de seu tempo, uma excelente professora, de um lindo coração que só pensava no próximo, também era poetisa.

Elisa Coelho, faleceu em 1963, no 19 de janeiro, aos 84 anos de idade, seu corpo foi sepultado no cemitério São Miguel, aqui na minha linda Garanhuns.

Uma bela história na educação do município de Garanhuns. Elisa Coelho deixou o seu lindo legado que precisa ser sempre lembrado para as novas gerações.

Neste mês de março, a minha homenagem a mulher Elisa Coelho, que também é minha inspiração.

Foto: do Acervo de Anchieta Gueiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA